quinta-feira, 30 de junho de 2016

Fechamento do mês - Jun/16

Olá aportadores,

Junho pra mim foi um mês longo e cheio de altos e baixos, mas acabou tudo bem. Os bitcoins tiveram uma alta absurda (bateu 780 dólares vs 580 do começo do mês) e fecharam agora no patamar de 670. A moeda ainda é muito volátil e assusta bastante com tanta oscilação mas é isso aí, dinheiro digital fora das garras do fisco. Com a queda do dólar a valorização da digimoeda em reais foi bem pequena.

Esse mês teve o Brexit que eu achei fantástico e procurei estudar bastante sobre o assunto pra entender melhor as consequências. Gostei do documentário sobre o Brexit que mostra claramente o cabide de emprego para burocratas que a União Européia se tornou e como um Estado gigante, centralizador e regulador empaca toda uma economia (basta olhar para o Brasil). Quem quiser conferir, é 1h de duração muito bem aproveitada:


Quis entender melhor sobre o tema pois a grande imprensa brasileira é de péssima qualidade principalmente sobre assuntos internacionais. Num país onde metade da população ainda caga no mato tem brasileiro querendo dar pitaco sobre como o Reino Unido deve conduzir a própria economia. O que eu vi foi basicamente ideologia política de esquerda, como sempre, demonizando os britânicos, acusando os idosos, pedindo novo referendo (a democracia só é boa quando agrada a esquerda). Se é pra defender a Dilma, ela foi eleita legitimamente, mas referendo cujo resultado não agrada a esquerda deve ser refeito sem problemas. Ai ai ai. Via de regra: se toda a imprensa mainstream brasileira está falando mal de algo, provavelmente aquilo é bom, e vice-versa.

Aqui no cenário doméstico tivemos a já mencionada queda do dólar que é muito bom principalmente para nerds muambeiros como eu. O novo governo tenta mostrar austeridade e força na economia enquanto continua abrindo o caixa e liberando geral, coisa que me deixa bastante confuso. Duvido MUITO que consigam realmente colocar a inflação nos 4,5%. Vou segurar o otimismo e deixar arder antes de mexer muito nos investimentos. A única coisa que eu queria muito que o Temer fizesse é PRIVATIZAR OS CORREIOS. Acredito que essa mudança traria um efeito cascata muito positivo no Brasil com redução de custos de frete, maior velocidade de entrega, e-commerces mais eficientes e etc. Por favor Temer nunca te pedi nada.

Como já falei os bitcoins dispararam e logo depois caíram e devolveram todo o ganho e logo depois subiram de novo lentamente. Teste pra cardíaco. A longo prazo os fundamentos da criptomoeda continuam sólidos e eu acredito muito nessa idéia. Aumentei o percentual de bitcoins na carteira.

Além disso os FIIs continuam bem, esse mês nada de muito interessante ocorreu. Comprei VALE5 por motivos de pura especulação com PM de R$ 12,15 e vamos ver se consigo bater pelo menos os 14 esse mês.

Eis o fechamento:

Aporte: R$ 2682,00
Evolução do patrimônio no mês: 2,05%
Evolução do patrimônio no semestre: 15,17%



Não posso reclamar desse semestre. Nenhum mês no negativo. Mantendo esse desempenho eu adianto muito meus objetivos. Eu também tenho um saldo positivo não-contabilizado no Tesouro Direto pois eu considero a valorização estimada dos papéis e não o valor de mercado atual, o que iria aumentar ainda mais o resultado.

É engraçado também ver como meu perfil de investidor mudou com os anos. Eu errava muito no começo, era afobado, arriscava demais, perdia dinheiro muito fácil. Quando eu parei e decidi ser bastante conservador meus investimentos performaram muito melhor do que eu imaginava.

É isso aí. Que o próximo semestre confirme o impeachment da desgraçada e que os ares de otimismo continuem a soprar no Brasil.

Abraços!


11 comentários:

  1. Oi, NI. Tudo bem?

    Como você fez para comprar Bitcoins? Li recentemente um livro sobre o assunto e achei a ideia de criptomoedas excelente, mas ainda são pouco líquidas como meio de pagamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro através de uma corretora.
      Dá uma olhada na minha série de posts sobre bitcoin pra entender melhor e inclusive ver quais formas existentes de usar a moeda. Tem até serviço pra pagar boleto com bitcoin.

      http://nerdinvestidor.blogspot.com.br/2015/10/bitcoins-parte-1-um-novo-modelo-de-moeda.html
      http://nerdinvestidor.blogspot.com.br/2015/11/bitcoins-parte-2-criando-carteira-e.html
      http://nerdinvestidor.blogspot.com.br/2015/12/bitcoins-parte-3-conversao-de-moeda-e.html

      Excluir
  2. Boa dica de documentário, irei ver na íntegra!

    ResponderExcluir
  3. Nerd,
    Sou iniciante, e acho que contribuiria bastante se vc desse nomes aos bois na sua carteira... do jeito que está, fica tudo muito misterioso.
    exemplo: qual sua carteira de ações?
    que vc tem em renda fixa? LCA, LCI, etc
    Abraço e bons ventos
    Vamos nos ajudar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Estou devendo esse post faz tempo hehehe. Vou postar em breve mais detalhes da carteira.
      Abraço!

      Excluir
  4. Obrigado! Nós, investidores iniciantes, ficamos no aguardo!
    Assim vc ganha mais tijolinhos em Valfenda! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Acompanhando seu blog aqui cara... So nao achei o valor da sua carteira!

    Outra duvida: como vc compra bitcoins? Quero entrar nessa tb!

    Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor eu prefiro não divulgar mesmo, mais a alocação e o crescimento.
      Bitcoin hoje eu compro pela Foxbit. É a melhor corretora no momento, com a melhor liquidez e bookbuilding. Vale a pena!

      Excluir
  6. Nerd,

    Vi que tem vários posts seus sobre bitcoin .. e alguns bem antigos ... você acompanha a tempos? Acha o investimento em bitcoin válido? Digo pra um prazo maior, pensando ai 3 anos.. Eu comecei a pesquisar a pouco tempo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aposto bastante na idéia, o bitcoin tem potencial basicamente infinito por ser uma moeda deflacionária com limitação previamente conhecida e bastante divisível... e como eu sou da área de TI é uma idéia extremamente sedutora kkk

      Assista o documentário Bitcoin - O Fim do Dinheiro Como Conhecemos, é excelente:
      https://www.youtube.com/watch?v=bltL7zRXhhs

      Excluir
  7. Cara, como é que vc calcula o rendimento do TD sem ser pelo valor de mercado? "considero a valorização estimada dos papéis", mas como se dá isso no excel?

    Obrigado!

    ResponderExcluir