sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Fechamento do mês - Jan/16

Boa noite aportadores,

Começando mais um ano de grandes aportes, rentabilidades e dedicação aos investimentos.
Esse mês eu carreguei vários gastos do final de ano na fatura do cartão, fora as contas tradicionais de começo de ano, mas até que consegui um bom aporte.

Alterei toda a minha planilha de investimentos para facilitar o controle das finanças e começar 2016 com o pé direito. Agora eu perco menos tempo calculando o fechamento do mês e projetando os próximos.

Esse mês foi relativamente calmo pra mim, aproveitei a bagunça da economia pra liquidar meus títulos do TD IPCA 2019 e troquei tudo por TD IPCA 2024 e IPCA 2035. A venda antecipada gerou uma rentabilidade alta. Pra simular os ganhos e perdas do Tesouro Direto eu usei minhas habilidades em TI e fiz um programinha onde eu registro minhas compras de Tesouro e calculo qual seria a rentabilidade da venda antecipada hoje X rentabilidade estimada se eu segurar até o vencimento. Aí fica fácil saber se vale a pena vender o título X e trocar pelo Y.
Aumentei a posição em Bitcoins depois de uma queda brusca na cotação impulsionada por especulações e boataria. Continuo apostando nas moedinhas digitais, principalmente para comprar dólares e fazer compras internacionais sem impostos.

No mercado acionário, chegou a hora de voltar a comprar ações baratas. Comecei esse mês com ITUB4. Em fevereiro ainda estou pensando em qual comprar. Minha estratégia esse ano vai ser gradualmente voltar a alocar em renda variável, mas a maior parte do patrimônio vai continuar na renda fixa. Os juros estão maravilhosos. É deitar e dormir tranquilo. Podemos esperar ainda esse ano mais turbulências brutais pra economia dizimada pelo PT e sua corja de vagabundos desgraçados.

Vamos aos resultados:

Aporte: R$ 2580,00
Evolução do patrimônio no mês: 1,89%



Essa grana em CDB e LCI, uma boa parte tem liquidez imediata. A idéia é usar como caixa para comprar ações, FIIs e Bitcoins baratos ao longo do ano. Até mesmo mais TD se houver oportunidade.

Vida pessoal e profissional

Esse ano vou focar em desenvolver habilidades e conhecimentos de coisas que nunca fui atrás de aprender por pura preguiça/falta de vontade/falta de tempo. Esse mês estou me dedicando a aprender eletrônica com Arduino, quem não conhece vale a pena googlear pra entender, é muito legal, permite a você criar hardwares programáveis pra tudo que é função: automação residencial, robôzinhos, sensores de temperatura, movimento, luminosidade... as possibilidades são infinitas.
Outra coisa que quero aprender é a atirar com armas de fogo. Vou procurar estandes de tiro e cursos para aprender a manusear armas. Acredito que seja uma habilidade importante pros dias de hoje, mesmo com a burocracia absurda de poder adquirir uma pistola pra defesa pessoal.
Os últimos anos eu perdi muito tempo com bobagens que nada ajudaram no meu desenvolvimento pessoal. Agora que estou com a vida financeira bastante estável e no piloto automático, é hora de começar a correr atrás de coisas completamente novas.

Consegui um aumento de salário, abaixo da inflação, mas nas condições atuais da empresa e da economia eu não poderia esperar por algo além disso. Estou tranquilo por enquanto, bastante estável na empresa e ainda é um lugar onde eu consigo aprender muitas coisas novas e adquirir experiência forte para futuras vagas ou até mesmo abrir um negócio próprio.

Bom, esse ano eu completo 29 anos de idade. O peso da idade já está batendo na porta e eu sinto que preciso sair logo de casa e arrumar meu canto, morando sozinho ou acompanhado. É um plano maior que eu vou começar a traçar esse semestre, fazendo planilhas e simulações de gastos para isso. Não pretendo adquirir casa própria tão cedo, prefiro aproveitar a recessão e a crise para nadar nos juros altos e morar de aluguel no começo de forma mais humilde. Chega uma hora que a necessidade de ter um espaço próprio fala muito alto, morar com a família cansa e se torna um atraso de vida. Quero ter meu canto, meus móveis, meu espaço, minha cama, minha privacidade.

Abraços e bola pra frente em 2016!

4 comentários:

  1. Se ITUB4 chegar na casa dos 20 seria ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Curto muito seu blog, está no meu favorito a tempos. Resolvi criar o meu agora também.
    Ainda tem muita bala pra transferir pra renda variável hein? Sinto que esse será o ano mesmo.

    www.viralatainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Are you tired of looking for bitcoin faucets?
    Double your claiming speed with this amazing BTC FAUCET ROTATOR.

    ResponderExcluir
  4. From my experience the best Bitcoin exchange company is YoBit.

    ResponderExcluir