sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O perigo da hiperinflação

As contas públicas estão derretendo, o PIB vai pro buraco, os impostos e os juros aumentam sufocando os pobres e a classe média, e mesmo assim o governo brasileiro simplesmente não quer deixar de gastar dinheiro, pois realizar cortes e reformas vai contra a vontade da pouca base de apoio que lhe resta (sindicalistas, funcionários públicos e demais vagabundos) e com isso o PT cai de uma vez.

O cenário vem sendo alertado nas últimas semanas pelos colegas blogueiros, corretoras, economistas e pela Empiricus. O perigo que ronda o Brasil agora é que, para o PT poder se salvar, ele irá sacrificar o Real. O PT vai até o quanto for possível com sua "nova matriz econômica" pois negá-la agora seria assumir que ela não passa de uma imbecilidade criada por pessoas desonestas e incompetentes, que não servem nem como síndico de condomínio. A queda de Levy deixou claro que a única forma de interromper o desastre que esse governo se propõe a fazer com a economia é arrancar Dilma do poder, o que parece bastante difícil pois o judiciário brasileiro já está tomado pelos petistas e já provou que vai usar de todas as artimanhas e malandragens possíveis para sustentar o partido. A inflação desenfreada irá ajudar o governo em sacrifício de toda a população.

Quanto a nós aportadores, o que esperar? Desde o fim de 2014 até aqui vimos o nosso dinheiro, convertido para dólar, perder quase 50% do valor. Sofremos com a queda infinita da bolsa e da inflação (manipulada) de + de 10%. Os salários da maioria estão congelados ou reajustados abaixo da inflação. Com o governo populista irresponsável não podemos descartar riscos de confisco caso a situação piore ainda mais.

Nós aportadores temos que fazer o possível para proteger o patrimônio do desastre que ainda está por vir com o governo Dilma. As recomendações que eu vi essa semana coletando informações:


  • Comprar moeda forte (dólar)
  • Adquirir terrenos e imóveis
  • Ações de empresas cuja receita maior seja em dólar

Minha estratégia vai ser mais focada em dólar e bitcoin e vou procurar entender melhor sobre mercado imobiliário além dos FIIs. Bitcoin pela facilidade e pela vantagem de fugir do sistema financeiro normal (patrimônio fora das garras do fisco), e dólar pela força da moeda.
É muito triste ver que nosso esforço de aportar e cuidar da própria vida vai sendo destruído por um governo corrupto e ilegítimo. Triste também reconhecer que o brasileiro é um povo muito passivo, adulador do Estado supremo, buscando sempre o político messias que vai salvar a pátria, entre figuras caricatas que nada representam de concreto como um sinal de melhoria do desastre que vem sido conduzido. Ainda existem pessoas que acreditam que a solução da crise virá de tributar ainda mais os ricos. Pessoas estúpidas que nada entendem de economia.

Vamos redobrar nossa atenção para o caos que está por vir. E quem achar que é uma luta justa, compareça no protesto de 13 de Março.

Abraços!

9 comentários:

  1. Nerd, não vejo imóvel como uma boa opção no momento. Se o sistema financeiro for pro buraco como estão alardeando, um pedaço de terra não vai valer nada pois não existira dinheiro no mercado pra sustentar os preços altos. Vai todo mundo pró buraco junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O imóvel pode não ser uma boa opção no momento, mas querendo ou não é um ativo real que na pior das hipóteses (confisco das aplicações financeiras) você pode morar dentro.

      O governo não pode tomá-lo.

      A melhor opção (para quem tem dinheiro) seria ter um sitio ou chácara onde as terras permitem o plantio de alimentos.

      Excluir
    2. O imóvel serve para você trocar a moeda fraca por um ativo físico de real valor para que possa atravessar o período turbulento da hiperinflação com algo que continue tendo valor não importa a decadência da moeda. Tanto é que nossos pais e avós basicamente só sabem falar de investimentos quando o assunto é imóvel, visto que passaram boa parte da vida sofrendo com os planos econômicos fracassados e a troca constante de moeda no período hiperinflacionário brasileiro. Para eles, a única alternativa de valor era adquirir imóvel como patrimônio.


      Abraços!

      Excluir
  2. Eu escrevi em meu blog no post "Brasil é novamente rabaixado pela S&P" que eu não coloco mais um tostão furado no Tesouro Direto.

    Eu estou até pensando em zerar a minha posição atual.

    Eu acredito que o Bitcoin (BTC) é uma boa pedida, vou olhar melhor como funciona os cartões de crédito emitidos no exterior com possibilidade de carregamento via BTC, num cenário extremo (congelamento de aplicações no BR) pode ser muito útil.

    Comecei a investir em ações nos E.U.A e daqui para frente estarei concentrado em ativos reais.

    Com relação ao confisco, não esqueça que o FGTS (rendimento de rídiculos 3% ao ano) e a poupança (6% ao ano) já estão sendo confiscados de uma forma silenciosa via inflação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Em 2001 o governo tomou 100 mil dólares de minha avó com o confisco.

      Excluir
    2. Essa questão do Tesouro está me tirando um pouco o sossego. Por um lado, o Tesouro continua sendo a aplicação mais segura visto que o governo é o dono da impressora de dinheiro. O problema é que no caso de uma hiperinflação a inflação real sempre é muito maior do que a inflação manipulada pelo governo, então mesmo investindo em um TD IPCA você não conseguiria vender antecipadamente com lucro pois as taxas de juros disparariam e o valor de mercado do seu título despencaria, e caso você espere até o vencimento seu dinheiro não será devidamente reajustado pela inflação pois a moeda terá perdido muito mais valor do que a taxa oficial.

      O cenário começa a ficar muito, muito complicado. A única notícia boa que poderia reverter a situação seria a queda da Dilma e a eleição de um político no estilo Macri, coisa que não temos no Brasil. Se esperarmos até 2018 a dívida pública já terá estourado o PIB.

      Dê uma lida na minha série sobre Bitcoins e faça um cadastro na Uphold. Lá você pode converter o bitcoin entre várias moedas gratuitamente, tendo uma taxa apenas no saque e com um limite de isenção alto. O problema é que não existe nenhum tipo de garantia jurídica sobre o dinheiro que você coloca lá. Ter uma carteira bitcoin própria é muito mais seguro, porém a oscilação de valor do bitcoin pode afugentar os que tem baixa tolerância a risco.

      Excluir
    3. Acho que como o PT vai cair, a ordem é gastar ao máximo e foder com tudo.

      Excluir
  3. Olá Nerd!
    Acompanho seu blog há algum tempo, porém só agora tenho um profile no blogspot..

    Aproveito para convidá-lo a visitar meu blog, que acabei de criar e pretendo partilhar informações sobre minhas experiências financeiras..

    Sobre seu post, realmente é preocupante nosso cenário econômico atual. Para ser bem sincero, tendo em vista as situações passadas (tipo Collor), acredito ainda que o TD continua confiável, pois é atrelado a reserva do Tesouro Nacional.

    Eu estou investindo em um apartamento agora (não pretendo ter vários, mas seguindo a lógica da variação de investimentos, acho válido) e eu compartilho do seu comentário... penso que se a coisa ficar feia, será muito difícil eles tirarem meu apartamento (bem tangível).

    Grande abraço!
    Vou te colocar no meu roll

    ResponderExcluir
  4. Até o sistema financeiro colapsar, se isso um dia ocorrer, quem tiver na RF ainda terá ganho um bom juros no período, caso saia antes de tudo ruir. Nesse momento eu estou fazendo exatamente o contrário, vendendo meu imóvel pois com os juros na estratosfera, meu imóvel que estava alugado, não rendia nem o que a poupança está pagando. Sendo assim, continuo acreditando na RF, mas começo a analisar a RV como alternativa para diversificação. Num momento de crise, acho que é melhor estar líquido.

    ResponderExcluir