domingo, 16 de fevereiro de 2014

Introversão e vida social

Fala galera,


Queria compartilhar um pouco dos meus pensamentos sobre o estilo de vida de cada um.
Como o blog já diz, tenho um perfil nerd (que já deixou de ser tão nerd nos últimos anos), e sempre fui uma pessoa muito introvertida. Tenho também problemas com timidez, hoje em grau bem menor, mas a introversão sempre foi uma constante na minha vida.

O mundo é um lugar bem hostil para os introvertidos. Somos diariamente bombardeados com redes sociais repletas de fotinhos de churrascos animados, de festas, de baladas, de rolês cheios de gente. Pessoas estão sempre alardeando os novos bares que conhecem, planejando festões de aniversário, combinando viagens e viagens... e a pessoa mais introvertida acaba se sentindo o estranho no ninho. A diferença principal do extrovertido para o introvertido é que o primeiro recarrega sua energia com o contato social, ou seja, quanto mais tempo ele ficar sem contato com outras pessoas (conhecidas ou novas), mais enfraquecido ele se torna; o introvertido é o completo oposto: lugares lotados, muita interação, acabam por deixá-lo desconfortável e demanda um isolamento particular para se sentir melhor.



Graças a isso a minha adolescência foi bem conturbada, uma sensação gigante de isolamento, de não pertencer exatamente ao mundo real, de ser um alienígena bizarro, enfim, foi uma merda. Comecei a namorar lá pros 17-18 e desde aquele período fiquei em relacionamentos estáveis e duradouros... até recentemente, quando encerrei um namoro de anos, conforme já comentei no blog. O fato é que fazia muito tempo que eu não ficava realmente sozinho e agora eu estou meio que me "reconectando" a minha vida particular. E percebo que não sinto falta alguma dessa vida de festas, baladas e etc. que todos parecem buscar o tempo todo. Em alguns momentos sinto a necessidade de encontrar alguns amigos (amigos de verdade que tenho são pouquíssimos), mas aquele questionamento adolescente de me forçar a ir pra baladinhas e festas contra minha vontade se foi de vez.

Acredito que boa parte do pessoal dos blogs de finanças possuam um perfil parecido, pelo que já li de cada um. Eu prezo muito pela independência, e por causa disso sinto cada vez menos a necessidade de outras pessoas para preencherem as lacunas na minha vida. Por exemplo, tenho basicamente três amigos muito próximos e eles já me bastam para os rolês de final de semana. Porém eles não possuem uma condição financeira boa como a minha (insisto sempre em falar de educação financeira mas tem gente que não possui esse "dom"), o que atrapalha nos momentos que eu tô de saco cheio e quero pegar um final de semana pra viajar. Tenho relações muito boas com outras pessoas, mas acabo mantendo uma certa distância pessoal para evitar que invadam o meu "espaço". Me reaproximei de antigas amizades femininas (namorar o tempo todo acaba te afastando) e comecei a conhecer outras, mas ainda não tenho a menor disposição pra iniciar qualquer tipo de relacionamento mais íntimo no momento. Então tem momentos que o tédio bate e eu volto a me sentir bastante isolado socialmente.

Uma coisa que me ajudou bastante pra entender melhor o meu próprio jeito foi o teste de Myers-Biggs. Pra quem não conhece, é um teste famoso que encaixa a pessoa em dezesseis tipos de quadrantes diferentes de personalidade. É possível fazer o teste por esse site: http://www.16personalities.com/ (em inglês). Meu resultado foi INTJ, dito como uma das personalidades mais introvertidas e independentes de todas, o que me aliviou em entender que não sou tanto um alienígena como eu imaginava e que existem várias pessoas como eu no mundo. Recomendo que todos façam o teste, vale muito a pena.



Deixo algumas questões para os leitores introvertidos: o que vocês procuram fazer quando bate a necessidade de socializar e sair do ninho? Procuram lugares cheios ou vazios? Baladas ajudam? Conseguem manter muitas amizades ou o círculo de amigos próximos também é bem pequeno?

Abraços!

Alice in Chains - Scalpel

16 comentários:

  1. Olá, meu resultado foi ISTJ e pra mim balada não funciona, a última vez que pisei em uma boate foi em 2006 (e só tenho 22 anos rs), não gosto muito de lugar cheio, nem de barzinho com gente falando alto, "tirando onda" por beber x ou y, esse tipo de gente me deixa cansada e enojada. Meu grupo de amigos é bem reduzido, basicamente composto de vizinhos que tenho desde a infância e a mim isso basta. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de balada, prefiro bares mais sossegados, onde se possa conversar sem gente histérica enchendo o saco.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá Nerdinvestidor,
    Me linka no teu blog. Eu vou te linkar no meu. Um abraço,

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Fala Nerd Investidor,

    Temos um perfil bem parecido, farei o teste depois quando estiver mais tranquilo para saber onde exatamente me enquadro. Tenho poucos amigos e normalmente o esporte é a minha saída para a socialização, gosto de acompanhar muitos tipos de esporte e normalmente é o motivo para encontros etc, normalmente com as mesmas pessoas. Diferente disso só mesmo em ocasiões especias como aniversário, formatura e outros, vale comentar que o namoro também ajuda.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste é meio longo mesmo, melhor fazer com calma.
      Esportes são excelentes meios pra socialização, pena que eu não sou fã de quase nada! Rsrs

      Obrigado pela visita! Abraço!

      Excluir
  4. Valeu pelo link do teste, muito interessante. Não achei que minha personalidade estivesse "catalogada", o resultado condiz muito comigo, deu INTP.... as pessoas nos rotulam de timidos, mas acho que timidez tem a ver com vergonha, o termo certo seria que somos reservados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INTP é um tipo bem raro também.
      Sim, existe um grande abismo entre timidez e introversão. Com a idade minha timidez diminuiu drasticamente, mas ainda me sinto muito desconfortável em eventos sociais que envolvam muitas pessoas.

      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
    2. eu também fico desconfortável em eventos sociais.... valeu pelo link, gostei tanto que acabei comprando o conteúdo desse site, é um doc com umas 60 paginas explicando o tipo da personalidade...se vc quiser eu te mando o da INTJ por e-mail...(em ingles)

      Abraço!

      Excluir
    3. Opa eu consegui o doc do INTJ na internet... obrigado por oferecer!!!
      O conteúdo é muito bom, li tudo, é engraçado como as coisas se encaixam... não teve quase nada que eu li ali e discordei... obviamente cada caso é um caso mas a precisão do perfil é realmente impressionante.

      Abraço!

      Excluir
  5. Pelo menos você ja namorava com uns 17 anos.
    Tenho 16 pra 17 e nunca nem cheguei em um menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivia encanado com esse tipo de coisa quando tinha sua idade, depois que você pegar a primeira o resto é fácil.
      Procure tirar o foco disso e focar em seu desenvolvimento pessoal. Leia diversos livros, cuide bem da sua aparência, demonstre auto-confiança... é capaz de você nem precisar dar o primeiro passo pra chegar em alguém.

      Excluir
  6. Sim,estou focando mais no meu desenvolvimento pessoal,estou lendo mais,estudando ingles sozinho(estou aprendendo mais em que uma sala de aula),aprendendo a tocar contra-baixo,cuidando mais do meu corpo e tambem estou planejando sair do HEUBR pra Nova Zelandia ou Canada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Mais o problema é que sempre bate aquela angustia e depressão de nunca ter ficado,comido ou namorado alguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa época. Aí comecei a namorar, e depois de alguns anos com aquela pessoa eu queria mandar ela ir a merda e voltar a ficar sozinho!
      O que eu quero dizer com isso é que a gente sempre fica angustiado pelo que não tem no momento, idealizando uma outra vida... mas é melhor tentar enxergar e valorizar o que tem de bom hoje. Você parece estar no caminho certo.

      Excluir
  8. finalmente encontrei gente q nem eu *.*
    achei q esse dia nunca ia chegar e eu iria morrer sem ser compreendido por ninguem
    me add no face quem quiser

    https://www.facebook.com/willian.andrade.900

    ResponderExcluir