terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Área de TI (desenvolvimento)

Boa noite guerreiros aportadores,


Como sugestão do Pai Portuga Pai Pobre, vou tentar dar umas dicas sobre a área de TI. Como já trabalho na área desde os 17 anos, posso passar algumas dicas importantes pra quem quer seguir carreira na área.
Como eu atuo na área de desenvolvimento, irei passar as dicas mais específicas para esse ramo.



Aptidão

Antes de tudo, verifique se você é bom em lógica de programação. Lógica de programação não tem nada a ver com matemática avançada e sim em conseguir dividir um problema em pedaços bem estruturados e posteriormente em sistemas funcionais e fáceis de manter.

Muitas pessoas ingressam na área sem saber esse detalhe e acabam detestando a área de programação. Em turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 40 alunos devem ter uns 2 que programam muito bem, uns 8 medíocres e o resto ocupa espaço. Você gosta de estudar código por conta própria? Já pensou em programar um jogo ou algo desafiador? Gosta de abstrair sistemas complexos?

Eu sou meio chato pra essas coisas, procuro trabalhar com pessoas que realmente gostem do que fazem e tenham a mente aberta. Nessa área por mais que você estude você acaba encontrando pessoas que estão anos-luz a sua frente em termos de conhecimento. Seja sempre humilde e disposto a aprender. Não crie raízes em pensamentos e idéias apresentadas na faculdade, você provavelmente vai descobrir uma hora ou outra que muito do que foi lhe ensinado já está obsoleto hoje.

Estudo

O diploma é essencial na hora de recrutar, mas o diferencial mesmo fica por conta de cursos, certificações e projetos que você já tenha trabalhado. Não adianta ter uma graduação numa faculdade cara, na hora de contratar o cara vai ver se você se mantém atualizado, se você conhece as linguagens mais atuais, se a descrição dos seus projetos anteriores mostra que você é um cara que vai além do feijão-com-arroz aprendido na escola. Para ter esse diferencial, você precisa estar sempre se atualizando e lendo sobre o assunto. Encontre blogs de nomes fortes na linguagem que você mais gosta (a maioria em inglês) e crie um feed para sempre ir acompanhando. Busque assuntos mais complexos que sua área de conhecimento atual, isso vai fazer você aprender muito mais rápido.

Se não pretende prestar algum tipo de concurso e seguir sempre na área privada, uma graduação como tecnólogo é o suficiente. Eu diria pra você deixar a pós-graduação de lado no começo e se focar em cursos específicos de curta duração. Valerá mais a pena financeiramente. Cursos de pós-graduação mais técnicos são muito caros e os mais focados em administração serão mais aproveitados quando você tiver mais idade e já ter vivenciado um bom tempo na carreira.

Procure também ler muitos livros técnicos focados naquilo que você almeja. Gosto bastante da área de arquitetura de software portanto procuro sempre me atualizar com relação a boas práticas de design, testes automatizados, gerenciamento do ciclo de vida do software e etc.

Existem excelentes cursos online, recomendo o site da Pluralsight, você paga uma mensalidade anual e tem acesso a um vasto acervo de vídeo-aulas excelentes.

Linguagens e ambiente

Cuidado com o que você aceita trabalhar. Algumas empresas pagam bem mas em troca você precisa trabalhar com linguagens ultrapassadas, mexer em sistemas legados e lidar com ambientes bastante caóticos em problemáticos. Fuja de VB, Delphi, Cobol e outras arcaicas. Arranque tudo que puder na hora da entrevista, pergunte com quais linguagens a empresa atua, como eles lidam com o controle de versão, se a empresa adota um modelo mais ágil ou separa em muitos níveis as áreas de análise, desenvolvimento e testes.

Isso vai de cada um: eu prefiro trabalhar em empresas com equipes mais enxutas, ter mais autonomia, não precisar pedir permissão para N pessoas para conseguir ter acesso a algum servidor e etc. Algumas pessoas não se adaptam a esse modelo, preferem uma hierarquia padrão, cada um no seu quadrado. Alinhar isso antes de efetivar a contratação é essencial.

Não vale a pena trabalhar com linguagem e sistema lixo só pelo salário. Construa um currículo interessante, com projetos mais novos, onde você consiga aproveitar as oportunidades para explorar novas tecnologias e ampliar sua base de conhecimento. Nada mais broxante do que pegar um currículo e ver que o cara ficou 4 anos trabalhando com VB 6. Isso demonstra preguiça e comodismo.

Salário

A área de desenvolvimento paga relativamente bem, principalmente para pessoas que estão começando. Como consequência muitas empresas tentam burlar a CLT padrão e oferecer formas de contratação paralelas. Algumas são mais honestas e oferecem PJ com horas abertas (sem banco de horas, você recebe diretamente pelas horas trabalhadas), outras são malandrinhas e tentam te empurrar os famosos "CLTs meia-boca". Geralmente consistem em CLTs incompletos, onde você recebe um pequeno percentual em carteira, tendo uma semi-estabilidade do CLT e o resto "por fora". Algumas empresas pagam esse "por fora" diretamente na sua conta e tentam declarar como auxílio-alguma-coisa, outras mais sacanas inventam uns negócios mirabolantes tipo um vale-refeição de mais de mil reais. Aí você se ferra a não ser que você goste muito de comer. Eu sempre opto ou por CLT completo ou PJ hora aberta, porque são as formas mais honestas de lidar com o funcionário. Se optar por PJ verifique se a sua empresa aceita uma empresa optante pelo Simples Nacional. Com essa modalidade você paga 6% de imposto sobre o valor da nota mensal, ao invés de 13%.

Quer ser PJ? O aporte mensal será vital para sua segurança financeira. O que tem de gente que consegue gastar todo o salário e se atola em dívidas quando a empresa dá um pé na bunda não é brincadeira. Eu particularmente gosto de ser PJ, me dá mais autonomia, o governo rouba menos do meu dinheiro, eu mesmo monto o meu FGTS a juros bem maiores. Tente negociar antecipadamente a questão das férias com seu empregador, empresas decentes oferecem pelo menos uma ou duas semanas de férias remuneradas. As que não fazem isso geralmente são empresas grandes que estão cagando pra rotatividade de funcionários, geralmente não são os melhores lugares para se trabalhar.



Você vai encontrar de tudo por aí. Tem empresa que paga hora aberta, você faz 10 horas por dia, sendo que metade do dia só coçando, esperando alguma atividade ou a boa vontade de alguém de outro setor te dar algum acesso ou resolver alguma coisa que te bloqueia. Aproveite essas oportunidades para fazer dinheiro mas seja rápido porque o tédio e o estresse de não conseguir desenvolver nenhuma atividade em tempo hábil acaba com a sanidade, a não ser que você seja bem preguiçoso. Tem empresa espertalhona que metade da equipe é composta de estagiários e o chefe do departamento de tempos em tempos procura algum otário salvador da pátria pra corrigir a bola de neve de cagadas. Aí esse otário percebe que caiu numa furada, se cansa logo e todos ficam a ver navios, mas o chefe nunca percebe que o barato sai caro. Tem grandes empresas e consultorias cujo objetivo é encher o rabo de dinheiro e tratar os funcionários feito merda.

Se você for um cara realmente competente é uma excelente área para se trabalhar. Empregos nunca faltam e você muitas vezes pode se dar ao luxo de escolher a melhor vaga. Se você for um bom aportador você também pode se dar ao luxo de mandar o seu patrão à merda a qualquer momento e partir pra outra.

Abraços!

7 comentários:

  1. Fala Nerd,

    Atuava como analista de sistemas até pouco tempo atrás... a área é gratificante, mas a pressão é enorme! O bom é que como você bem comentou, emprego nunca falta! E para um bom profissional que busca certificações e cursos constantemente, o salário não é pouco não...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. não sou analista, mas sou nerd o suficiente pra programar em shell script, Tcl/Tk, Python e Perl. Acredito que quem é da área não fica a pé se souber Java, C/C++ e alguma coisa de script que sirva de "cola" entre um programa e outro (ex. python, perl, ruby etc). To muito fora?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala parceiro. Obrigado pela atenção. Muito bom o seu post. Me esclareceu várias dúvidas.

    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
  4. Oi Nerd,
    Preciso de uma dica sua.
    Eu não entendo nada de nada de TI, mas gostaria de aprender.
    O melhor seria fazer um curso técnico de programação para depois buscar uma graduação na faculdade ou na faculdade você consegue aprender sem ter base nenhuma?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra aprender na facul sem base nenhuma.
      Porém sugiro você desde já a começar a ler mais sobre o assunto e estudar lógica de programação por conta própria (se seu desejo for atuar com desenvolvimento claro).

      Abraço!

      Excluir
    2. O meu pensamento é o seguinte.
      Com eu pretendo morar no Canadá em até 10 anos, minha intenção era abrir um negócio por lá, mas, todavia, estou pensando em fazer uma faculdade de sistemas lá (como segunda opção) que após a conclusão, o emprego é garantido.
      O problema é que eu gostaria de ter uma base antes. Então, não sei se faço um técnico ou uma faculdade.
      Abraço

      Excluir
    3. Uma facu de 2-3 anos vai ser bem melhor que um curso técnico com toda certeza!

      Excluir