quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fechamento do mês jul/13

Olá pessoal,


Mais um mês bastante volátil, que foi finalmente agraciado por uma recuperação no meio que deu um suspiro de alívio para todos que estão acompanhando a bolsa nesse ano horrível.

Fiz algumas trocas de papéis, estou com certa dificuldade de manter o buy & hold padrão com as quedas ininterruptas, governo errando a mão o tempo todo e etc. Na verdade, estou dando uma pausa pra respirar e estudar novas estratégias. Estou lendo bastante sobre biografias de investidores e especuladores, lendo menos notícias e mais análises, enfim, fazendo a lição de casa pra tentar achar um meio de dormir a noite com mais calma.

Eu desisti de postar no blog valores absolutos da carteira. Acho mais interessante para divulgação mensal colocar gráficos e mostrar de forma mais ilustrativa os ganhos e perdas. Para esse mês não tive tempo/paciência de montar essa nova planilha, mas para o mês que vem irei fazer algo mais bonito. O chato é que preciso organizar meus dados e calcular o preço médio das minhas ações em carteira e etc., coisa que eu nunca faço direito. Então com essa idéia de postar de forma mais ilustrativa vou me motivar a fazer.

Nesse mês tive uma alta de 3,33% no patrimônio graças ao aporte de R$ 3050,00, que foi direto pra poupança. Sem o aporte eu teria uma queda de -0,31%, que chegou a ser bem maior durante o mês.

Comprei ALLL3 e vendi VIVT3. ALLL3 me deu uma alegria muito grande, comprei abaixo de 8,50 e já passou dos 9 reais hoje. Nada mal.

O resto dos papéis continua na carteira, EZTC3, BBAS3, CMIG4, ETER3. EZTC3 já subiu bastante desde que eu a comprei, ela é demais. ETER3 também segue firme, saudades da época que eu comprei alguns lotes abaixo de 8 reais.

Nos FIIs continuo estático com BRCR11 e BBPO11 e sem planos de compra/venda de mais papéis no curto prazo.

Opinião pessoal: estou com um pé atrás com essa alta da Bovespa. Essa alta do dólar, subida sem parar das bolsas americanas, dependência extrema da fala do FED... tudo isso parece como uma bomba-relógio gigante prestes a explodir um crescimento inflado artificialmente.


Ben Bernanke pensando se joga a bolsa mundial pra cima ou pra baixo

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário