sexta-feira, 26 de julho de 2013

O mundo fétido dos fóruns de ações

Quem começa a investir na bolsa sem algum tipo de instrução ou orientação inicial acaba sempre procurando referências na internet pra tentar achar qual é "a boa" da vez. A ilusão de ganhos rápidos, somada com a inocência dos novatos e o excesso de confiança acaba atraindo um grande mar de desavisados para os fóruns sobre ações, como por exemplo os da ADVFN. Ali, o investidor novato encontra tópicos especializados em alguns papéis, a maioria micos, e encontra ali um bando de pessoas que se dedicam a postar informações sobre o ativo em questão.

Eu mesmo já participei ativamente em alguns fóruns no meu começo da vida de especulador então posso dizer com certa experiência que participar desses fóruns é a pior coisa que um investidor iniciante pode fazer na vida, a não ser que seu objetivo principal seja ser enganado e perder dinheiro.

Nesses lugares você encontra os seguintes perfis:



As Alices - São os "investidores" que vivem no País das maravilhas. Funciona assim: eles pegam todo o dinheiro da vida e colocam em um único ativo, geralmente um mico daqueles bem micados mesmo como MILK11 ou AGEN11. Então, eles dedicam o dia-a-dia para ficarem nos fóruns postando opiniões sem embasamento nenhum e criticando os vendedores da ação. Frases do tipo "esse papel vai chegar a 5 reais em breve" (quando o papel está cotado a 0,30 centavos), "os vendidos vão chorar logo logo", "uma das melhores oportunidades da bolsa" são constantes e eles acabam criando uma certa panelinha de idiotas que continuam iludindo uns aos outros, formando uma espécie de seita bizarra ao redor do ativo. Se você aparece lá fazendo uma análise realista do papel, eles vão te criticar e te excomungar do fórum pra sempre.



Os reclamões - Consistem nas pessoas que não entendem o que é renda variável, compram algum ativo sem estudar os fundamentos ou a tendência técnica do ativo, começam a perder sem parar e vão descarregar suas frustações na internet ao invés de vender logo a merda do papel. Você os identifica principalmente pois eles adoram reclamar da CVM e acham que existe uma grande conspiração dos "tubarões" contra os sardinhas, como se existisse uma grande organização criminosa que atua contra eles e faz eles perderem todo o dinheiro da vida. Eles nunca estão errados. É o mundo que está.



Os videntes - São os grandes gurus anônimos da bolsa que postam previsões diárias. Identificados geralmente porque postam "vai fechar a X reais", "a crise tá chegando aqui a Bovespa vai cair a 20000 pontos até dezembro", "hoje é alta vai subir 10%". Tem as versões pessimistas e otimistas, geralmente os otimistas também se encaixam no perfil Alices e você os encontra hoje em abundância em fóruns da OGX. Alguns são bizarramente famosos e seguidos por outros, e não raramente essa gente forma panelinhas para tentar manipular o valor de alguns ativos.



Os perdidos - São aqueles que claramente não sabem o que estão fazendo e vão procurar ajuda no pior lugar possível. É aquele cara que não entende nada de nada e entra no fórum da Agrenco pedindo orientação de onde investir dinheiro. Aí chega uma Alice e diz pra ele comprar tudo em Agrenco pois ele com certeza irá dobrar o capital em 2 meses no máximo. É aquele cara que não sabe nem quanto a corretora dele cobra de corretagem.

O que concluir com tudo isso? Fuja desses lugares. Não visite esses fóruns durante o pregão, principalmente em momentos onde você está com o emocional descontrolado (geralmente durante algum erro que você cometeu). Nunca, mas nunca mesmo, faça qualquer operação baseada em alguma dica recebida nesses lugares. Crie a sua estratégia particular e siga-a a risca. Coloque seus stops e não crie raízes com nenhum papel se quiser realmente ser um trader. Se for buy and holder, leia balanços ao invés de opiniões alheias. Existe muita gente iludida nesse meio que não entendem quais são as regras do jogo e trazem mais pessoas para o buraco junto com elas, e infelizmente essa é a grande maioria de usuários desses fóruns. Você pode perceber isso pela quantidade de tópicos destinados a empresas ruins, falidas ou pré-operacionais, e a baixa quantidade de tópicos relacionados a boas empresas. Fique esperto!

4 comentários:

  1. AGEN11 hoje => -69,23%

    Um conhecido meu falou logo hj cedo q estava apostando nela a ir a 2 reais se os credores fizessem algo...

    O meeeeeeeeesmo blá blá blá de sempre... falei pra ele q era furada (já cansei de falar, por sinal), mas não adianta...

    E eu conheço um outro cara q tem 11 nicks diferentes no ADVFN... a panelinha pode ser um mesmo cara, cuidado!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é essa queda da AGEN foi sensacional rsrs... será referência pra mostrar pras pessoas o que acontece com quem opera com lixo.

      O cara que opera com 11 nicks tem que ser um grandessíssimo fdp hein...

      Obrigado pela visita! []'s!

      Excluir
  2. Olá Nerd,

    Concordo contigo, mas acredito também que alguns espaços são fonte de boa informação para investidores que já tenham certo conhecimento.
    Eu por exemplo, frequento e participo assiduamente do forum da Infomoney e gosto muito de interagir com pessoas muito qualificadas que expõem suas ideias por lá!

    Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias exceções até na própria ADVFN, alguns tópicos muito interessantes sobre dividendos e análise mais imparcial de alguns ativos. Mas realmente é necessária a experiência para conseguir distinguir os bons e os ruins e aproveitar alguma coisa nesses lugares.

      Abraço!

      Excluir