segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[Livro] Memórias de um operador de bolsa

E aí amigos nerds e não-nerds, como estão?

Desculpem pelo blog parado, prometo que vou atualizar mais, as últimas semanas foram meio agitadas e eu também estou com uma crise séria de falta de assunto, rsrs.

Bom, vou falar de um livro que terminei de ler semanas atrás e é simplesmente a coisa mais FODA que eu já li sobre especulações: Memórias de um operador de bolsa.



O livro é a história de Jesse Livermore, famoso operador do começo do século passado (se você já leu Os Axiomas de Zurique deve lembrar quando ele é citado). Ele utiliza um pseudônimo pra contar sua história, que é dividida em capítulos temáticos, sendo que o começo do livro vai contando seus sucessos e fracassos na juventude, quando começou na vida de especulador através de "bucket shops", uns lugares que existiam antigamente onde as pessoas com pouca grana podiam operar num esquema ilegal por fora da bolsa. Como a tecnologia era arcaica naquela época, as cotações eram enviadas com telégrafos e transmitidas em uma fita. Jesse aprendeu desde cedo a interpretar sinais de alta e baixa do mercado e operou tanto na ponta compradora quanto vendedora.

A história é sensacional, principalmente pela persistência do sujeito. Em alguns momentos ele ganhava uma fortuna gigantesca, e passado um tempo perdia tudo e ainda ficava devendo. Acho que ele "quebra" umas 3 ou 4 vezes, sendo que em uma delas ele fica ainda devendo milhões. E por incrível que pareça, ele consegue dar a volta por cima, recuperando tudo usando o mercado de ações.

O interessante é como ele descreve seu próprio raciocínio de operador, dando dicas muito atuais sobre como operar em certos cenários e como controlar seus trades de forma que você consiga escapar de uma operação ruim o mais depressa possível. Ele ainda faz um excelente trabalho ao dissecar completamente seus próprios erros nos momentos que ele vai a falência, não se entregando ao pânico e ao sofrimento que muita gente sente ao tomar a primeira porrada na bolsa.

O livro deixa claro a importância de seguir um sistema próprio de investimentos e de não dar ouvidos a opinião dos outros. Ele passa por eventos que deixam claro o problema de deixar os amigos, analistas e palpiteiros influenciarem suas decisões de compra e venda, e acaba quebrando justamente nessas ocasiões.

A vida do cara foi muito interessante e acho que é leitura obrigatória pra todo mundo que quer se meter nesse meio, até os buy and holders.

Infelizmente não consegui encontrar o livro para compra em lugar nenhum, apenas um PDF solto por aí. Pena, pois é uma literatura muito interessante e valeria muito a pena cada centavo investido.

Quem quiser conferir: http://www.kairosinvestimentos.com.br/arquivos/livros/reminescencias_de_um_especulador_financeiro_edwin_lefevre.pdf (sei lá até quando esse link fica de pé).

Abraços!

18 comentários:

  1. Nerd,
    Tb procurei alucinadamente esse livro..rs..já vi várriaass pessoas comentando o quão bom ele é.. mas não achei! Que bom que vc colocou esse link! Vou já fazer o download! rs

    Obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que a editora parou de produzir no Brasil. Só achei a versão em inglês pela Amazon.

      Obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  2. link off mano tem como upar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.livrariadabolsa.com.br/media/Sumarios/1031.pdf

      Excluir
  3. http://www.livrariadabolsa.com.br/media/Sumarios/1031.pdf

    ResponderExcluir
  4. Link do livro..
    .
    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.guerrilheiro.com.br/REMINESCENCIAS.pdf&ved=0CDAQFjAIahUKEwjB687Bp_7IAhWIFJAKHQ8WD1Y&usg=AFQjCNFCMkSS6I8sQpZChHy4hFB99Kr4PQ&sig2=IOVnZTxL5lP6bsWG2BnUjw

    ResponderExcluir
  5. Melhor link http://www.guiainvest.com.br/dados/documentoUsuario/119561/Reminiscencias-de-Um-Especulador-Financeiro-jesse-livermore-Edward-Lefevre-download-gratis.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, deu certinho em 15/06/20

      Excluir
    2. Funcionando. 24/08/2021. Muito obrigado por compartilhar.
      Segue o link do áudio book para quem quiser ouvir enquanto lê ou simplesmente ouvir: https://youtu.be/rcZMyR0Khu0

      Excluir
  6. Você pode baixar o ebook "Memórias de um Operador da Bolsa" de Edwin Lefèvre, gratuitamente, no site
    ebookslegais.com.br
    nos formatos EPUB, MOBI (para kindle) e PDF. Trata-se de um site especializado em ebooks em Domínio Público e Creative Commons. Sem propagandas e anúncios chatos. Aproveite.

    ResponderExcluir