sábado, 31 de agosto de 2013

Fechamento do mês ago/13

Olá pessoal,



Agosto foi um mês bastante diferente para meus investimentos. Aproveitei alguns dias que fiz home-office e resolvi brincar de fazer trades pequenos quase o mês inteiro.

Fazia muito tempo que eu não tentava alguns daytrades, mas como o desempenho do ano está uma porcaria resolvi inovar.

Fiz diversas operações, a maioria delas vendas a descoberto nas empresas X. Algumas deram certo, outras não. Fiz sempre no intuito de fechar a operação com poucos centavos de diferença, tentando pegar um movimento de queda mais acentuado. É muito estressante operar desse jeito, passei por altos e baixos esse mês.

Arrependimentos do mês: não ter segurado um pouco mais uma venda a descoberto em OGX (meia hora a mais e eu teria saído com o triplo do lucro), ter comprado ELPL4 no dia que divulgaram o balanço e vendido no dia seguinte com lucro pequeno, só pra ver ela disparar e quase chegar aos 8 reais. Ter vendido BBAS3 numa queda após o pagamento dos dividendos, só pra ver ela se recuperar e voltar a subir.

Falando em OGX, o que foi aquilo ontem no leilão de fechamento? 40% de queda... fico triste pelo pessoal que continuava apostando nela. Foi nela e em LLX que fiz a maior parte dos trades que deram certo, sempre vendendo a descoberto.

Me livrei dos FIIs e usei a grana para comprar LCIs. Fiz isso pois os yields estão muito mais atrativos e dá pra aproveitar o efeito dos juros compostos sem precisar ficar reinvestindo a grana.

Não estou comprado e nem vendido em nenhum papel no final desse mês! Vou agora pensar com calma nas próximas operações, pretendo pouco a pouco retomar a carteira buy and hold. Acho que fiz bem em ter vendido tudo, Eternit despencou depois do rolo com o novo processo trabalhista, Eztec voltou a cair e eu consegui vender a um ótimo preço, vendi ALL a um preço bom e depois ela desabou porém já voltou a subir. BBAS fica patinando mas eu estava comprado quando caíram os dividendos.

O aporte do mês foi de R$ 2700,00.

A rentabilidade total foi de 5,25%. A rentabilidade excluindo aportes foi de 1,59%.


Abraços!

5 comentários:

  1. Nerd, que resultado é este meu caro !!!

    Muito bom, quase o mesmo que o meu, mas ao inverso ! kkkk

    Viu, tem FII com rendimento de 10,12,15% (a.a.) . LCI tá dando mais que isto ?

    Aproveitando, qual a composição da sua carteira atual ?
    Gostaria de atualizar ela na planilha que mantenho.

    Obrigado,
    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Poney,

      Sim tem FIIs que estão rendendo bem, mas os LCIs tem a vantagem dos juros compostos automaticamente. Vejo mais vantagem nos FIIs para quando eu já tiver uma grande quantia de dinheiro e queira receber os dividendos mensais para uso. Enquanto existir essa tendência de aumento dos juros os FIIs provavelmente vão continuar caindo.

      Minha carteira atual é nula! Esse mês foi o mês dos trades! Rsrs mas em setembro já volto a montar posições.

      Abraços

      Excluir
  2. O trabalho que vocÊ vai polpar vai compensar a perda de rendimento? Com os preços dos FIIs em queda, os rendimentos estão atrativos. Confesso que estou com dificuldade de escolher um, pois ainda preciso entender melhor os fundamentos, mas será que não vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que vale mais a pena os FIIs se você já possui uma boa quantia para investir e deseja aproveitar os rendimentos mensais. Se seus planos são mais longos, você tem menos trabalho e menos despesas com corretagens e etc. se procurar um título do Tesouro, CDBs ou LCIs de bancos pequenos, como o Sofisa Direto.
      Claro que os FIIs podem valorizar também, mas talvez ainda leve um tempo para isso acontecer e enquanto os juros continuarem subindo eles vão continuar barateando.

      Abraço!

      Excluir
  3. Grande Nerd,

    Sua rentabilidade, excluindo o aporte, ficou parecida com a minha!

    Que setembro venha melhor ainda!

    Abraços!

    ResponderExcluir