quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dicas para economizar: séries e filmes para download

Como você leitor, economiza seu dinheiro?

Nos tempos atuais (gasolina cara, comida cara, cinema caro, tudo caro) ter momentos de lazer sem comprometer a renda no final do mês tornou-se um fardo para todos nós poupadores. Além das aplicações mais tradicionais não renderem mais como antigamente, a inflação está comendo toda nossa rentabilidade o que faz com que o ato de poupar e investir sabiamente se torne mais importante do que nunca.

Pretendo então iniciar uma série de posts com dicas de como economizar. Aceito sugestões nos comentários :) e para começar...

Assistir a filmes e séries em casa



Necessário:

  • Conexão de banda larga
  • TV com entrada HDMI e PC com saída HDMI, ou
  • TV com entrada USB e que reproduza arquivos de vídeo através de pen-drives e HDs externos, o que implica também em precisar de um pen-drive ou HD Externo, claro
Esse é o jeito mais tradicional de se economizar em um final de semana. Sozinho ou com a namorada, assistir conteúdo televisivo em casa faz com que o custo em aluguel de filmes, compra de DVDs e entradas para o cinema diminua drasticamente e você tenha a mesma diversão. Aqui vai um tutorial para você que é leigo sobre como baixar filmes e séries na internet!

Evite sites brasileiros que disponibilizem filmes ou séries para download. Geralmente esses sites são cobertos por propagandas, aqueles malditos protetores de links que te obrigam a esperar vários minutos ou informar o número do celular para alguma coisa. Isso é coisa de amadores. O que você precisa é de um software de download de torrents. Recomendo o µTorrent. Pra quem não sabe o que são torrents vai uma explicação rápida: são arquivos que trazem informações de um ou mais arquivos que estão sendo compartilhados por milhares de usuários pelo mundo. Quando você baixa o conteúdo de um arquivo torrent através de um software como o uTorrent, você está baixando na verdade o conteúdo diretamente dos PCs desses usuários e inclusive você também ajuda compartilhando o conteúdo que você já baixou entre outras pessoas.

Com o programa instalado, agora é hora de localizar a série ou filme que você deseja ver. Procurar esse tipo de conteúdo na verdade é bem simples e faz com que você evite perder seu tempo nos sites nacionais. Não se assuste com a quantidade de passos abaixo, você se acostuma rapidamente depois de baixar algumas vezes.

  1. Procure primeiro a LEGENDA do que você quer assistir. A maioria dos torrents existentes compartilham os filmes e séries em inglês sem legendas, então para evitar que você baixe um vídeo e acabe não encontrando a legenda para assistir, procure-a primeiro. Eu sugiro o site legendas.tv. Faça seu cadastro e use a barra de busca na lateral para procurar a legenda desejada. Utilize a seguinte nomenclatura para séries: NOME DA SÉRIE SxxEyy, onde o xx você troca pelo número da temporada e o yy você troca pelo número do episódio.

    Por exemplo, quero baixar o episódio 7 da terceira temporada do Big Bang Theory. Então eu procuro por "Big Bang Theory S03E07".
  2. É possível que você encontre várias legendas. Observe a nomenclatura e certifique-se de que você está baixando a legenda do episódio desejado.
  3. Ao terminar de baixar a legenda, abra o arquivo .rar (não sabe o que é isso? Instale o WinRAR e divirta-se) e observe os arquivos que vieram no pacote. Muitas vezes um único arquivo .rar traz várias legendas diferentes, que são específicas para cada tipo de formato de vídeo.

    Por exemplo na legenda citada acima eu baixei um arquivo .rar com os seguintes arquivos dentro:

    the.big.bang.theory.s03e07.720p.hdtv.x264-ctu.srt
    the.big.bang.theory.s03e07.hdtv.xvid-fqm.srt

    Os nomes dos arquivos indicam o formato do vídeo. As versões em HD geralmente estão indicadas por 720p ou 1080p.
  4. Através dos arquivos de legenda, escolha qual dos formatos você deseja. Não faço questão de assistir em HD pois a diferença de tamanho do download é bem grande. No caso acima, suponhamos que você tenha selecionado a versão normal não-HD. O arquivo que você precisa buscar então é o the.big.bang.theory.s03e07.hdtv.xvid-fqm (exclua o .srt do final).
  5. Agora é a parte mais simples. Procure no google pelo arquivo acima e pela palavra torrent também.

    Por exemplo um resultado que encontrei:

    http://extratorrent.com/torrent/2150841
  6. Cuidado com os resultados da busca, existem muitos sites podres nesse meio, alguns tentam te enganar com banners falsos e alguns já lançam de cara alguns downloads falsos de programas para te enganar. Com o tempo você vai acabar sempre baixando de uns dois ou três sites confiáveis. Não baixe nada desses sites diretamente. Utilize sempre os links MAGNET para baixar torrents com segurança. Os links MAGNET são mais seguros pois abrem diretamente com o software de download de torrent instalado na sua máquina e evita que você baixe alguma porcaria diretamente pelos sites. Um link magnet geralmente aparece com o ícone de um imã e o endereço dele remete para uma URL do tipo magnet://, conforme exemplo abaixo:


  7. Ao clicar no link MAGNET o uTorrent provavelmente se abrirá e então basta dar ok para iniciar o download. A velocidade nos torrents varia muito, então não se assuste se o download começar bem lento pois geralmente ele acelera bastante depois. Se estiver lento demais, exclua o arquivo pelo uTorrent e procure baixar outro formato do vídeo cuja legenda tenha vindo no pacote.
  8. Ao finalizar o download, o uTorrent continua compartilhando o arquivo para outras pessoas baixarem através do seu PC. Como a internet no Brasil é de péssima qualidade, sugiro que você dê STOP no arquivo e pare de compartilhar senão você acaba prejudicando a velocidade da sua net.
  9. Terminado o download, coloque o arquivo de vídeo e a legenda na mesma pasta. A maioria dos players de vídeo já reconhecem a legenda e a embutem automaticamente no vídeo ao reproduzir. Eu recomendo FORTEMENTE que você utilize o K-Lite Mega Codec Pack. Esse aplicativo na verdade reúne uma série de programas e codecs necessários para reproduzir a maioria dos formatos de vídeo e também traz o Media Player Classic como reprodutor principal, que é excelente e muito leve, rodando numa boa em PCs menos poderosos.
E é isso aí. Para os filmes é a mesma coisa. Você só precisa ficar de olho pois os filmes possuem váááários formatos diferentes. Alguns são aqueles bem porcos gravados com câmeras de mão na sala de cinema, outros são "ripados" de DVDs e Blu-rays (geralmente procure algo como NOME DO FILME DVDRIP ou NOME DO FILME 720p ao buscar a legenda). Se você procurar algum filme recém-lançado esses formatos ruins serão a única opção, então é melhor aguardar o lançamento oficial em DVD e Blu-ray pra assistir decentemente.

Espero que o post tenha sido útil.

Abraços!

Um comentário:

  1. Fala Nerd,
    Estou com um novo projeto em meu blog: a "Carteira do Pobre"!
    Assim que tiver um tempo, da uma passadinha por lá!
    Abração!

    ResponderExcluir