quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Risco x Retorno?

Olá pessoal,

Hoje vou aproveitar o espaço do blog para falar um pouco sobre minhas estratégias pessoais de investimento e minha opinião sobre a questão de diversificar ou não.

Não gosto muito da diversificação. Acredito que isso não traga lucros no longo prazo como muitos pregam e que pensar dessa maneira só atrasa a vida do investidor. Odeio ETFs por causa desse mesmo motivo.

Vejo que muitas pessoas pregam fórmulas malucas de alocação de ativos, visando principalmente a redução do risco. Para isso, são desenvolvidas inúmeras metodologias e fórmulas matemáticas de análise de risco baseadas em histórico, volatilidade, volume, etc, etc... A maioria tenta chegar a algum tipo de número ou porcentagem que indique de forma quantitativa o risco X retorno de um investimento. Então a pessoa mostra: "olha só, melhor deixar 50% em Tesouro Direto, 25% em CDB, 10% em poupança, 10% em FII e 10% em ETFs, porque eu analisei o risco e esse é o melhor retorno".


Não aguento mais essa vida, mas pelo menos meu dinheiro tá quietinho lá seguro enrolado no cobertor ganhando um cafuné


Eu não gosto desses números. Acredito que é uma tentativa forçada de prever o caos e a imprevisibilidade do mercado tentando reduzir tudo a números inteligíveis que fazem com que o investidor reduza tanto o risco que o retorno se torna cada vez mais pífio. É a ilusão da segurança, mas que faz com que a pessoa fique parada no lugar somente aportando e vendo seu patrimônio com pequenas variações.

Considero esse modelo muito interessante para quem não visa a Independência Financeira e sim algum objetivo específico: aquisição de um imóvel, viagem internacional, pagar uma faculdade/pós-graduação. Ou para quem já alcançou a tão sonhada independência e queira agora viver de rendimentos sem precisar se estressar com notícias sobre o mercado. Mas não para quem tem objetivos maiores.

O meu objetivo é ser rico. A idéia de riqueza para mim está relacionada diretamente com a idéia de liberdade. Com dinheiro você pode:
  • Ser o próprio chefe, ou trabalhar somente em coisas que realmente te agradem; você nunca mais é obrigado a abaixar a cabeça para seu patrão, se submeter as idiotices dos RHs corporativos,  aguentar pessoas que não suporta por profissionalismo, perder as suas horas de vida para gerar lucro para pessoas que te desprezam e que tem como intenção explorar você até o limite.
  • Ter uma vida muito melhor com sua família. Nada de estresse no final do mês com as contas a pagar, planejamentos gigantescos para poder fazer uma viagem sem entrar em dívidas, ligações de cobrança de bancos e financiadoras.
  • Ter mais saúde. Saúde não se compra, mas médicos sim. Você pode ter o melhor plano de saúde possível, pagar o melhor hospital, ter os melhores serviços de seguro.
  • Curtir a vida. Poder sair, conhecer todos os lugares do mundo, encontrar pessoas interessantes, se tornar mais culto e inteligente.
Então entra a pergunta: se você hoje não tem isso, porque não arriscar mais? O que você pode perder? Você já é pobre ou pelo menos, deve estar longe de ser rico.

Diversificação desnecessária é um exagero. Investir em 69 ações diferentes não vai te trazer segurança, apenas vai deixar seu patrimônio mofando. Ainda mais com um governo como o atual, que faz intervenções o tempo todo, é ainda mais impossível definir uma relação de risco X retorno (essa semana mesmo saiu uma notícia onde o governo anunciou que está cogitando o aumento do IR para aplicações em CDI).

Diversifique pouco. Cada ação deve lutar para ter um lugar na sua carteira. Ela deve merecer estar ali, como um atleta olímpico em uma competição. O cenário mudou? A Dilma resolveu destruir o setor? Essa ação não merece mais estar ali. Expulse-a. Seu dinheiro hoje é nada mais que uma variável numérica armazenada em uma corretora de valores. Consegue se desapegar a ele, ou quer segurá-lo com todas as suas forças e não deixar ele se arriscar por aí, evitando assim que ele desapareça mas que seu sonho seja adiado para a velhice?

Sai da minha carteira porque você é moleque

Minha carteira atual possui 9 ações. Boa parte delas eu acredito que estão bastante desvalorizadas. Antes eu estava basicamente operando 3 ações, mas dei uma sossegada por conta do trabalho e problemas pessoais que estavam afetando meu lado emocional e minhas especulações. Tem um imóvel que ficou de herança para minha família e que está a venda agora. Calculo que receberei em torno de R$ 200.000,00 na minha parte, e esse dinheiro muito bem-vindo será destinado integralmente para as ações. Até lá vou estudar quais desses ativos serão demitidos da minha carteira e quais vão continuar.

Abraços e bom feriado!

8 comentários:

  1. Nerd, pode notar quem fala a seguinte frase:
    "olha só, melhor deixar 50% em Tesouro Direto, 25% em CDB, 10% em poupança, 10% em FII e 10% em ETFs, porque eu analisei o risco e esse é o melhor retorno".
    Geralmente são consultores e analistas de mercado fuleiros, sem conhecimento, que sugerem a maior diversificação possíveis para proteger os outros de sua ignorância. É complicado, com um portfólio destes, temos que rezar para conseguir bater a poupança!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo em nada que vc falou.
      Esse portilio tem grandes chances de bater a poupança.
      E não acredito que são consultores e analistas fuleiros.

      Excluir
    2. A questão é que uma carteira com grandes chances de bater a poupança não significa muita coisa, o crescimento continua lento.

      Excluir
    3. ID, tudo bem, pode discordar o quanto quiser. Mas esta é minha opinião e nada irá mudar.
      50% em TD? TD já foi bom, hoje paga um pouco a mais da poupança, talvez.
      25% em CDB? Rendimento pífio. E não experimente ter que tirar seu dinheiro de uma hora pra outra, ok?
      10% em poupança? Poupança é o maior 'investimento' dos brasileiros. Excelente.
      10% em FII e 10% em ETFs, geralmente aqui eles (os analistas) são os mais genéricos possíveis. Exemplo: Comprem BOVA11 e SMALL11, ou seja: torça para superar o IBOV.
      É comprovado que esses fundos tem empresas boas, mas possuem também vários micos que puxam a rentabilidade pra baixo.
      Resumo da ópera: Reze para bater a poupança.

      Como fugir disso? Estudando, lendo balanços e fazendo suas próprias análises. Sem mais.
      Abraços.

      Pobre Poupador
      www.pobrepoupador.com

      Excluir
    4. Concordo com vc e com o Pobre Poupador:
      "Como fugir disso? Estudando, lendo balanços e fazendo suas próprias análises."

      Estou começando a fazer isso: estudar. Estou seguindo os passos do livro Warren Buffett e a análise de balanços. Comecei com a CCR e pretende fazer mais análises. Estão convidados para comentarem os posts (terças e sextas).

      Nerd, quando diz "Até lá vou estudar quais desses ativos serão demitidos da minha carteira e quais vão continuar." sugere um Buy and Hold Light?

      Excluir
    5. Sim... a idéia é enxugar a carteira e dar foco em ir redistribuindo a posição acionária entre cada papel de acordo com o cenário.

      Excluir
  2. Qual a qtde de ações vc acha ideal então?
    E qual sua expectativa de ganho médio anual na bolsa, líquido, sem inflação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qtde de ações é algo delicado, pra mim isso não depende do fator de risco X retorno mas sim de oportunidade. Se a pessoa souber o que está fazendo e faz um bom controle de risco, pra mim a pessoa pode ficar operando uma única ação.
      Putz, minha expectativa seria 1% a.m. acima da inflação, pelo menos :)

      Excluir