sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Agora eu não posso investir porque..."

Quem nunca ouviu essa frase ao tentar conversar sobre investimentos com outra pessoa?

Desde os meus 18 anos tento atrair amigos e conhecidos pra essa realidade, mostrando as diversas opções entre as mais conservadoras até as mais arrojadas/arriscadas. E desde os 18 eu ouço essa frase como resposta. Todos tem a desculpa na ponta da língua. "Agora eu não posso pois estou pagando a faculdade.", "agora não posso porque preciso primeiro quitar meu carro", "não posso arriscar agora pois daqui a um ano vou me casar".

É deprimente tentar conversar com alguém e ver o claro desinteresse da pessoa sobre o assunto. Às vezes me sinto uma espécie de alienígena. Ninguém se preocupa com rentabilidade, inflação, dividendos, nada.

Anos atrás abri uma conta em um banco ao mesmo tempo que um colega de trabalho. O gerente tentou me empurrar um monte de porcarias no momento da abertura. "Que tal o senhor investir nesse título de capitalização? Você concorre a até 25k por mês no período de um ano. E o nosso fundo DI, o senhor não tem interesse?". Dei risada e falei pra ele que poderíamos começar a conversar quando ele oferecesse uma aplicação que rendesse no mínimo 100% do CDI. O gerente não gostou muito e logo desistiu.

Chegando no trabalho falo com meu colega sobre o gerente pilantra e descubro que ele caiu no conto do vigário. O gerente convenceu ele a investir automaticamente 200 reais por mês num título de capitalização porcaria. E ele ainda saiu feliz, como se tivesse feito um ótimo negócio. Só me restou sorrir. "Que bom que você tá feliz cara" :)


No meu emprego atual tem um moleque estagiário, ainda no começo da vida, ganhando razoavelmente bem pra idade dele. Tentei conversar com ele sobre o mercado de ações e ele me diz que não sobra dinheiro pra nada. Só que a uns dois mês atrás comprou um Galaxy S2 parcelado em 10x. Ficou se exibindo o tempo todo com o aparelho, mostrando recursos incríveis como passar a lateral da mão sobre a tela toda pra tirar um print-screen (uau! que demais! eu sempre precisei tirar um print do que está aparecendo no meu aparelho) e alguns gestos malucos que ativam recursos ainda mais inúteis. Ao deixar o celular cair de uma altura de nem 1m, a tela quebrou por dentro e o LCD começou a vazar. Vai ter que gastar agora quase R$ 500 só pra trocar a tela do celular que não foi pago ainda. O chefe foi legal e vai emprestar o dinheiro pra ele e ir descontando da folha de pagamento mês a mês. Já eu ando com meu celular dual chip que paguei R$ 440 numa promoção um ano e meio atrás. Roda Android, tira foto, manda SMS e faz ligação. Ah, e ainda dá pra entrar na internet pra fazer funções básicas. Nunca precisei de nada mais do que isso, e olha que eu trabalho na área de TI. Também não foi feito pra quebrar com qualquer queda vagabunda, já deixei ele cair umas vinte vezes e o máximo que aconteceu foi soltar a tampa da bateria. Quando falei pra ele que esse meu aparelho atual está custando uns R$ 350 hoje, ele riu e me chamou de mão de vaca.

Eu não desejo que todos sigam o caminho que tenho tomado desde que comecei a trabalhar. Nem todos estão interessados de verdade na independência financeira. Aliás para muitos o único caminho para isso ou é roubar, ou ganhar na loteria. Mas é muito deprimente viver num país com um nível de analfabetismo financeiro tão alto, onde as pessoas trabalham 10 horas por dia com salários horríveis e pagam 3x mais pra qualquer bem de consumo do que lá fora. Deprimente se sentir sozinho sem ter com quem conversar sobre dinheiro.

Esse é um dos motivos pelo qual sigo aportando o máximo possível e evitando gastar com coisas desnecessárias. Não consigo me adaptar a esse mundo consumista de pessoas superficiais que preferem pagar juros ridículos para comprarem coisas por puro status social. Quero poder construir meu patrimônio cedo para aproveitar a vida com plenitude, sempre dentro das minhas possibilidades. É um caminho difícil. Já tive até que abrir mão de relacionamentos por causa disso. Mas isso fica para um outro post.


Nintendo ensinando aos jovens que o capitalismo é muito importante em New Super Mario Bros 2


Abraços!



Um comentário: