sábado, 16 de fevereiro de 2013

[Livro] - O Investidor Inteligente

E aí pessoal,


Vou começar uma seção de reviews de livros relacionados a finanças.

Começando com o grande clássico de Benjamin Graham, muito famoso e praticamente uma leitura considerada obrigatória por muitos.




A primeira impressão que eu tive ao começar a ler o livro é de que ele seria um guia completo sobre investimentos, dado seu tamanho impressionante de 670 páginas e densidade do conteúdo. O começo do livro é bastante interessante e dá o tom da mensagem que o autor quer passar: é um guia para investidores passivos, ou seja, o cara que não é profissional de mercado e não acompanha notícias fervorosamente. Ele deixa bem clara a visão do que é ser investidor e do que é ser especulador, e o conteúdo começa a se aprofundar em questões sobre mercado de ações, títulos públicos, uso de empresas e agentes especializados para investimentos e etc.

Muitas vezes mais interessante do que o capítulo em si são os comentários que seguem depois de cada um. Como o livro foi escrito há muito tempo (1ª edição saiu em 1949), muitos dos fatos apresentados datam de eventos ocorridos antes de 1980, e então os comentários de Jason Zweig surgem como um "update" dos fatos, trazendo a tona eventos relacionados as novas crises do século e como são parecidos ou confirmam as teorias apresentadas por Graham anteriormente. Enquanto a leitura dos capítulos são mais densas e dependendo do assunto um tanto cansativas, os comentários trazem um certo alívio com uma leitura um pouco mais descontraída, uma espécie de bate-papo informal com o leitor.

Alguns temas do livro são bastante específicos de como funciona o mercado de títulos americano ou de outros detalhes tributários do sistema financeiro de lá, o que acaba descartando um pouco do conteúdo para o ambiente brasileiro. O conteúdo principal fica mais concentrado nos primeiros capítulos, com destaque para a visão de Graham sobre análise técnica e o besteirol de muitos matemáticos e "especialistas de mercado" que tentam empurrar fórmulas e teorias para justificar investimentos. Um dos capítulos mais interessantes foi o Cap. 8: O investidor e as flutuações de mercado. É uma análise bastante racional sobre como o investidor deve interpretar e agir com as mudanças bruscas, inclusive destrinchando idéias comuns como "comprar na baixa e vender na alta". Os comentários aqui se superam com muito bom humor, destaque para a pág. 254 que mostra como seria o noticiário sobre economia na visão de Graham, onde o repórter anunciaria positivamente que as ações estão mais atraentes para compra após uma queda no mercado e que os analistas estão otimistas que mais quedas podem acontecer, deixando os preços ainda melhores.

Graham realmente fala um pouco de tudo nesse livro e simplifica bastante a idéia de como investir regularmente, sem se preocupar com notícias e oscilações de mercado, buscando simplesmente comprar boas ações que estejam a um preço baixo. Não chega a se aprofundar como um guia exato de como analisar balanços ou de como encontrar a melhor ação, mas é uma leitura muito interessante que traz mensagens positivas sobre racionalidade, paciência, calma e sabedoria ao investir, e se torna ainda mais relevante nos dias de hoje com a velocidade da informação e a cultura imediatista que tomou conta da sociedade.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Muito bem. É o caminho inicial para quem quer entrar para esse facinante mundo dos investimentos.

    www.ricodinheiro.com.br

    ResponderExcluir