sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cartão de crédito, seu amigo

E aí pessoal, aproveitando bastante o carnaval?

Muitas pessoas que tentam levar uma vida frugal para maximizar seus aportes evitam completamente o cartão de crédito. As justificativas geralmente são boas, pois o uso não controlado desse recurso pode acabar fazendo a pessoa pagar os juros mais altos do mercado.

Mas na verdade o cartão de crédito pode ser um excelente aliado para você, amigo aportador. Você pode utilizá-lo como instrumento para controle de gastos e ainda rolar uma dívida para ser paga somente no mês seguinte sem nenhum juro.

O uso consciente do cartão pode trazer muitos benefícios. O que você precisa em primeiro lugar é procurar um cartão com limite baixo e que não cobre anuidade. Esse ponto é muito importante, com anuidade as vantagens dessa estratégia vão por água abaixo. E na verdade é bastante simples conseguir isso, basta fugir de cartões de banco e procurar um desses cartões de loja (ex: http://www.livrariasaraiva.com.br/, dá pra solicitar pela internet mesmo). Não queira ostentar esses cartões de playboy, deixe que o banco coma o dinheiro dos seus amigos estúpidos que se acham importantes pois tem uma conta Personallité do Itaú.


Fuja dessas merdas ae

Com o cartão em mãos, você pode começar a pagar tudo que for possível usando ele. Pesquise também se o cartão que você escolheu tem algum esquema de pontos ou milhagens. Geralmente isso não traz muita vantagem pra cartões de loja, mas é melhor do que nada. Se você geralmente gasta R$ 1500,00 em despesas mensais rotineiras e consegue transferir isso pro cartão, isso significa que esses R$ 1500,00 se tornam um aporte extra que você terá no mês de aquisição, e aí é só continuar rolando a dívida.

Dicas:
  • Controle sempre em um software próprio ou planilha todos os gastos exatos do cartão. Acho que a maioria dos cartões possuem sistema de consultar extrato pela internet, mas geralmente existe um atraso de alguns dias para você visualizar o lançamento.
  • Se for fazer alguma compra parcelada, sempre opte pela opção sem juros (básico).
  • Caso exista um programa de recompensas, tente usar o cartão em todos os lugares que você for.
  • Se possível procure o cartão de uma loja onde você geralmente faz compras, geralmente é possível obter descontos maiores no estabelecimento se usar o cartão próprio.
  • Evite limite alto para evitar problemas maiores em caso de roubo.
  • Fuja dos serviços extras que muitas vezes tentam oferecer junto com o cartão.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Fala Nerd,

    Tenho esse cartão da Saraiva, é bem bom mas as vezes vem umas 'taxinhas extras' que não sabemos de onde saíram...
    No mais é uma facilidade enorme, desde que o indivíduo saiba se controlar, bem como você falou!

    Abraços e bom carnaval!

    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Poupador,
      Tmb tenho o cartão da Saraiva mas nunca apareceu nenhuma taxa extra... sabe dizer quais são?

      Excluir