Uma carteira básica
O site https://blockchain.info/ fornece a carteira digital mais popular do mundo (saiba mais aqui), o processo de criação é seguro e muito rápido. Aproveite esse post e siga o passo-a-passo abaixo para criar a sua primeira carteira pelo site (é de graça e não precisa de dados pessoais):
1 - Clique em Get a Free Wallet Now:
2 - Preencha um e-mail válido e uma senha. Atente-se que a senha é irrecuperável. Não perca a senha, senão você pode perder o acesso a sua carteira e a seus bitcoins.
3 - Ao terminar o formulário, o site te fornece uma mnemônica de recuperação. Isso funciona como uma "senha 2". Se por acaso você perder a senha original, através desse conjunto de palavras você consegue acesso a sua carteira novamente. O recomendado é que você anote isso em um papel físico ao invés de armazenar de forma desprotegida no seu computador pessoal.
4 - Sua carteira já está criada! Acesse através do link enviado para o e-mail escolhido e você já pode receber e enviar bitcoins livremente!
Por medida de segurança, faça o backup da sua carteira conforme indicado no rodapé inferior direito, baixando o arquivo fornecido e protegendo-o em um pendrive, Dropbox ou algum lugar com risco baixo de roubo.
O endereço Bitcoin para receber pagamentos que aparece ali abaixo do QR Code pode ser passado livremente para quem você quiser. Dê uma explorada nas abas Enviar Dinheiro e Receber Dinheiro para entender todas as formas de troca de bitcoins que a ferramenta oferece.
Além do blockchain que é extremamente simples existem outras carteiras populares como:
http://greenaddress.it/
https://electrum.org/
https://multibit.org/
Estou particularmente usando a Copay e gostando bastante, dá pra usar no celular e no PC e traz recursos de compartilhamento de carteiras (não usei ainda mas é bem legal).
Ok, criei a carteira, como transformar Reais em Bitcoins?
Comprando moeda digital
Bom, aqui o funcionamento é parecido com uma corretora de ações. Existem várias opções no mercado, e é importante observar que essas corretoras são todas muito recentes, maioria start-ups e por isso temos que tomar um risco redobrado por aqui. Minhas recomendações: procure saber a procedência da corretora através de pesquisas, não coloque muito dinheiro de uma vez e principalmente não deixe dinheiro parado lá. Converta logo para Bitcoin e transfira para uma carteira mais segura.
Como achar corretoras? Um bom caminho é pelo site Exchangewar.info, que mostra basicamente todas as corretoras do planeta e permite filtrar pela moeda desejada:
Usei a FoxBit e gostei, funcionou muito bem e é a mais barata do momento. Mande o dinheiro pra conta deles seguindo as instruções, o saldo aparece lá pro seu usuário e aí é só colocar uma ordem de compra de bitcoins. Como eu disse antes, assim que os bitcoins forem creditados, transfira para uma carteira de segurança como a Copay. NÃO DEIXE DINHEIRO NEM BITCOIN PARADO NA CORRETORA.
O processo de venda segue o fluxo reverso: você transfere da sua carteira pessoal pra sua carteira da corretora, coloca uma ordem de venda e espera creditar em reais, depois transfere para um banco desejado. Fique de olho nas taxas cobradas pelas corretoras.
Bom por hoje é isso. O próximo post será o mais interessante, vou mostrar utilidades práticas para o bitcoin incluindo como usá-lo como cartão de crédito internacional.
Abraços!
Post muito esclarecedor...No aguardo do próximo....Falou! :)
ResponderExcluirOlá! Muito bacana. Estou trabalhando num projeto e queria entrar em contato contigo.
ResponderExcluirOpa tudo bem?
ExcluirManda no nerdinvestidor@gmail.com
Abraço