terça-feira, 2 de abril de 2013

[Games] Simcity

Fala pessoal,

Faz um tempo que pensei em criar essa seção no blog. Pra não ficar falando somente de investimentos, já que existem inúmeros outros blogs com esse conteúdo, decidi unir o lado nerd com o lado investidor e criar uma série de posts sobre jogos que tenham relação com investimentos. A idéia é falar de games que tenham alguma temática que remetam ao assunto direta ou indiretamente.

O primeiro jogo para estrear a seção será a série Simcity!



Brincando de ser prefeito ditador-deus

A série Simcity é muito antiga, provavelmente você leitor já deve ter jogado ou pelo menos visto algum dos jogos da série, pois existem versões para vários consoles além claro da versão de PC que sempre é a principal. No jogo, você faz mais o papel de um ditador divino do que de um prefeito em si, já que você manda na cidade toda sem interferências de ninguém e nunca perde o seu mandato, além de poder comandar a cidade por séculos. A idéia é você poder construir a cidade dos seus sonhos, e aqui entram as suas habilidades de planejamento, estratégia e gestão de finanças para que você obtenha lucro com impostos e acordos comerciais com cidades vizinhas (nos últimos jogos da série).

Você não constrói diretamente a maior parte dos edifícios, tirando os serviços públicos (polícia, bombeiros, hospitais, usinas de energia, escolas e etc.). O seu objetivo é zonear corretamente as áreas da cidade em residenciais, comerciais e industriais, provendo os recursos necessários para atrair moradores e permitir que a cidade cresça naturalmente.

Nesse contexto você deve pensar sempre em como evitar os problemas principais das cidades. Se você colocar uma zona residencial perto de uma industrial, as pessoas irão reclamar da alta poluição do ar. Colocar ruas simples em áreas de alta circulação de automóveis fará com que você simule como é ficar parado na Av. Santo Amaro durante uma sexta-feira. Você pode optar por tentar criar uma cidade "verde", com fontes de energia mais limpas, porém irá pagar um preço muito alto. Que tal legalizar o jogo na sua cidade? Contanto que você tenha capacidade policial para aguentar o aumento da criminalidade... as possibilidades são muitas e o jogo permite uma infinidade de opções para que você possa resolver tudo isso de formas originais e criativas.



Resolvendo ou aumentando problemas

Conforme sua cidade cresce os problemas crescem também e o espaço começa a se tornar pequeno. Aí você começa a ver que tomou decisões ruins como não deixar espaço suficiente para avenidas mais largas ou um layout melhor de zoneamento para que você possa no futuro criar uma rede de transporte mais eficiente. E tudo isso deve ser pensado sempre de olho no orçamento para que você gere um fluxo de caixa positivo antes que sua cidade quebre.

Gerar lucro nem sempre é fácil. Você deve cortar despesas com polícia, saúde e educação e aumentar alguns impostos para ver o dinheiro brotar de forma estável. Algumas medidas impopulares podem trazer aumento de renda, como colocar uma prisão dentro da sua cidade ou importar lixo do vizinho pro seu aterro sanitário. Nada de querer fazer uma cidade fantástica senão você vai acabar se ferrando e perdendo o controle de tudo.

A simulação é longe de ser perfeita mas é divertido ver os problemas de uma cidade acontecendo e você tendo o poder de ajudar ou piorar a situação colocando em prática idéias que você imagina quando está parado no trânsito indo para o trabalho ou pagando seus altos impostos em troca da qualidade de vida péssima que temos por aqui. E se você ficou de saco cheio da cidade que criou, basta escolher um desastre e ver a população sofrer com meteoros, furacões e invasores alienígenas.

Versões

A última versão do jogo lançada no mês passado (chamada simplesmente de Simcity, abandonando o versionamento anterior) trouxe gráficos de ponta e uma nova engine para o jogo, porém uma infinidade de problemas, sendo que o principal deles foi uma grande cagada da EA e da Maxis em fazer com que o jogo só funcione se você estiver online, e graças a falta de planejamento e ganância, os servidores de autenticação não aguentaram o número de jogadores na semana de lançamento e acabou que se tornou um dos maiores fiascos da história dos videogames (entre na página do facebook do jogo e veja o número imenso de reclamações diárias).

Por isso a versão que eu recomendo é a Simcity 4 Deluxe (que já traz uma expansão chamada Hora do Rush com novos recursos de transporte público para as cidades). Além de ser bem barata atualmente, existem vários mods por aí que adicionam mais recursos e estilos de prédios para as cidades. O jogo é um pouco antigo mas o lado bom é que ele roda em qualquer computador. E você pode comprar via download por aqui ou aqui (dica: espere por promoções, é possível comprar por menos de 10 reais em algumas épocas do ano).


Simcity 4 Deluxe

Prós:

  • Poder criar e administrar uma cidade
  • Muitos tipos de construções e possibilidades
  • Foco em administração de recursos
  • Existem versões 100% em português
Contras:
  • Falta de objetivos ou de "pequenas missões"
  • Gráficos um pouco antiquados para os patamares atuais



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário