quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Bitcoin rompe a máxima histórica

Olá aportadores,


Estamos nesse momento presenciando o rompimento da máxima histórica do Bitcoin! A moeda já se aproxima dos 1200 dólares!
Quem acompanha o blog sabe que eu invisto em Bitcoins desde o final de 2015 e desde então ele se tornou o meu ativo com maior crescimento, disparado.



Está caro? Está barato?

Responder a essa pergunta é muito díficil. Lembrando que o Bitcoin possui as seguintes propriedades:


  • Moeda deflacionária, não controlada por nenhum Banco Central keynesianista
  • Total fixo de moedas a serem emitidas de 21 milhões (infinitamente divisíveis, hoje com 8 casas decimais, mas pode ser alterado futuramente)
  • Regras bem definidas para a emissão de novas moedas (hoje 12,5 moedas são geradas como recompensa para cada novo bloco, e daqui um tempo isso cai pela metade, gerando mais escassez)
  • Anonimato para o usuário, o dono da carteira é aquele que conhece a sua chave privada e fim
Esses são alguns fatos recentes:
  • Mais e mais corretoras surgindo ao redor do mundo, trazendo volume para a moeda
  • Muitas startups criando produtos e serviços com base no Bitcoin, como o purse.io, que permite comprar pela Amazon usando Bitcoin com descontos
  • China, a grande potência comunista que escraviza sua população e controla toda a internet no país, não está conseguindo barrar o uso de Bitcoin que seu povo agora usa para fugir da moeda local manipulada e fraca, trazendo grande demanda
  • Mudanças na rede são aguardadas nos próximos meses trazendo maior velocidade nas transações e buscando eliminar o gargalo atual que é a demora na confirmação de pagamentos
  • Existem vários projetos de ETFs que querem operar Bitcoins, o mais popular deles criado pelos gêmeos Winklevoss (aqueles do Facebook) será julgado dia 11 de março. Existe uma pequena chance de aprovação, mas caso se concretize, esse fundo traria uma enxurrada de bilhões para o Bitcoin
  • O cerco está se fechando em vários países contra a moeda de papel. Com a desculpa de ser um meio de usar o dinheiro para fins ilícitos, na verdade o desejo dos burocratas é transformar o dinheiro todo em algo 100% digital, facilmente rastreável e confiscável
  • O dinheiro que temos hoje não possui lastro e sua emissão é totalmente controlada pelo governo, que pode decidir acabar com o seu valor do dia pra noite
  • O mundo caminha para o estouro de uma bolha de crédito alimentada após a crise de 2008 (que nunca acabou, apenas foi silenciosamente inchada para um desastre futuro ainda maior)
Acredito que estamos em um momento histórico onde as chances de ocorrer um cisne negro (evento altamente inesperado com consequências imprevisíveis) são enormes e a moeda como conhecemos nunca esteve tão fragilizada. Toda a moeda existente hoje é baseada na confiança de que ela tem algum valor, pois ela não está mais amarrada a nenhum ativo real.

Dito isso, se realmente um crash vier a ocorrer, creio que haverá uma fuga em massa da moeda para ativos reais como imóveis, ouro e agora os Bitcoins. Mesmo se o crash não ocorrer, caso o Bitcoin continue na trajetória de sucesso atual, ele consequentemente irá se valorizar pouco a pouco frente as moedas inflacionárias comuns.

Essa é minha visão, por isso acredito que a longo prazo a tendência é que o Bitcoin continue subindo de forma sustentável. A curto prazo, podem ocorrer oscilações de todos os tipos, correções bruscas e tudo mais que estamos acostumados a ver em um mercado livre. Cabe a cada um estudar e decidir o que fazer (ou passar longe rs).




Abraços!


4 comentários:

  1. Nerd,

    Bitcoin realmente é muito interessante... tomara que futuramente isso tenha uma maior aplicabilidade... pq agora parece estar regredindo.. a drivewealth aceitava .. agora não mais ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que é apenas questão de tempo. Corretoras dificilmente vão aceitar a moeda no estado atual pela falta de regulação e insegurança jurídica. Mas o mercado vai ter que dar um jeito de aceitar o fluxo cada vez maior de dinheiro que circula nas criptomoedas.
      Abraço!

      Excluir
  2. Tb tenho um trocadinhos na moeda. Espero que cresça ainda mais.

    Tb faço alguns trades para rentabilizar

    passa la no blog

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Nerd,
    Estou no mercado há menos tempo do que tu, faz uns 2 anos.
    Já vi recomendações tuas de leituras em outras postagens.

    Tua carteira é diversificada, eu gostaria de saber se o formato de diversificação dela partiu de alguma recomendação de livro/leitura ou de tua experiência mesmo?

    Tua metodologia pra análise das ações é fundamentalista?

    Abraço!

    ResponderExcluir