sábado, 1 de outubro de 2016

Fechamento do mês - Set/16

Olá aportadores,

Esse mês eu consegui me recuperar bem do fracasso do mês anterior onde eu amarguei um prejuízo, pequeno, mas o primeiro do ano. Fiz um aporte mais forte, segurei gastos e os investimentos foram muito bem.

A blogosfera de finanças perdeu o blog do Pobreta que apesar de eu discordar de muitas coisas que ele dizia e também achá-lo um tanto reclamão demais, era uma figura que meio que unia todos os blogueiros do ramo para o bem ou para o mal. Essa perda enfraquece ainda mais a nossa comunidade que vem diminuindo e perdendo muito de seu material de qualidade. Espero que surjam novos participantes no nosso meio pra disseminar idéias de educação financeira, dicas e histórias interessantes para compartilhar.

Ando meio desanimado da vida pois me sinto cada vez mais intolerante com pessoas idiotas e com opiniões sobre política e economia sempre tão superficiais e surreais. Fica difícil sair com amigos quando eles vivem falando sobre "ai achei um apê barato para investir", "ai eu não acho que poupar vale muito a pena", "ai a gente tá procurando apartamento pra financiar". Quando eu tento ser sensato e começo a falar sobre fundos imobiliários, viver de aluguel e de títulos que pagam acima do CDI as pessoas olham como se eu fosse um alien. É chato demais ver como as pessoas que nos cercam GOSTAM e PREFEREM ser ignorantes com relação a dinheiro e repetem exatamente os mesmos padrões. Existem casais que basta conversar 3 minutos e você já consegue imaginar todo o futuro dos dois na corrida dos ratos...

Bom, que se danem. Mais uma vez meu patrimônio cresceu substancialmente, consegui poupar tranquilamente e vou encaminhando meu futuro para um rumo diferente das pessoas comuns.
Vendi uma boa parte dos meus Bitcoins para formar caixa pois hoje basicamente um dos empregos que tenho está me pagando diretamente em Bitcoin e eu precisei converter uma parte em dinheiro R$.
Se alguém faz freelas ou trabalha como PJ, fica a dica para receber sem pagar imposto, converse com seu empregador. Se você está com medo da Receita Federal, reconverta uma parte do seu dinheiro em Bitcoin antes do final do ano para evitar que o patrimônio não-declarado apareça no seu IR.


Resultado do mês:

Aporte: R$ 4380,00
Evolução do patrimônio no mês: 2,69%




Fiquem com alguns vídeos legais para agregar valor a esse post hehehe:

Como os ricos estão se tornando mais ricos pelo guru Robert Kiyosaki


Comprar casa é para otário - Por Marcelo Veiga


Stephen Kanitz comenta sobre o futuro do dinheiro e Bitcoins


Abraços!


5 comentários:

  1. Grandeeeee Nerd Investidor!!! Costumo acompanhar seu blog...Tem muito tempo que voce investe em FII? Comecei tem uns 3 meses e tenho gostado muito!!! Voce acha sensato uma pessoa que costuma aportar de 2 a 3,5k deixar alocado 50% renda fixa/TD e 50% em FII? O que voce pensa a respeito de ações em comparação com FII? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carteira que eu tenho agora eu montei a partir de fevereiro e tem dado ótimos resultados graças a melhora na economia e a expectativa da queda de juros, mas nos anos anteriores os FIIs performaram muito mal. Como você vê, minha alocação atual é bem voltada pra renda fixa também, e a parte de maior risco da minha carteira são bitcoins. Eu desanimei de montar uma carteira de ações pois nos últimos dois anos eu foquei em renda fixa/TD/FIIs e consegui resultados bem melhores e mais estáveis, mas aí vai de cada um né...
      Mantenha essa estratégia mas fica de olho na curva de juros porque na hora que ela parar de cair será necessário rever seus investimentos.
      Abraço!

      Excluir
    2. Victor,

      Se teu interesse é FII acompanhe as curvas de juros futuro... tentar ganhar dinheiro comprando fiis com os juros subindo .. é como tentar acertar qual ação vai subir no meio de uma crise...

      Excluir
  2. Nerd, belo post! Andei lendo seus posts anteriores sobre Bitcoins e constatei que você usa (ou usava) a Foxbit para a compra da moeda. Mas estou desconfiado que essas corretoras informam essas compras para a Receita Federal, o que prejudicar a estratégia exposta no texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquilo quanto a isso, já questionei inclusive o pessoal da Foxbit. Eles não informam dado nenhum pois hoje não existe lei ou norma nenhuma regulando esse mercado. Pode ser que em algum momento exista, mas os Bitcoins ainda são novidade e objeto de discussão entre os burocratas reguladores.

      Abraço!

      Excluir