quarta-feira, 16 de abril de 2014

Amigos esquerdopatas

Olá pessoal!

Faz tempo que não posto nada, é um misto de falta de tempo/preguiça/falta de assunto, mas estou levantando novos tópicos para o blog. Outra coisa que ocupou meu tempo nos últimos dias foi a troca de carro que comentei no último post, finalmente troquei, e estou prestes a vender o anterior que está dando muita dor de cabeça.

Hoje vou tratar de um assunto simples: amigos esquerdopatas. A maioria de nós conhece gente assim, não?
O amigo esquerdopata é caracterizado por:


  • proferir diversas vezes discursos sobre a desigualdade social
  • defender idéias intervencionistas para resolver problemas (a maioria deles criados pelo próprio Estado)
  • reclamar da ganância dos terríveis empresários
  • ignorar os inúmeros problemas do socialismo, ou culpar outros países pelos problemas dos países socialistas
  • demonizar o capitalismo
  • pregar o fim da propriedade privada
  • querer aumentar impostos sobre ricos
  • culpar banqueiros por tudo e usar isso como analogia para hostilizar qualquer empresário de esquina



O Facebook é infestado de pessoas assim. Analisando friamente o perfil de meus colegas esquerdopatas, percebi o seguinte:

  • boa parte é de pessoas ainda muito jovens que nunca trabalharam/trabalharam muito pouco
  • boa parte é de pessoas que são visivelmente fracassadas na área em que trabalham. Por exemplo, trabalhei em uma empresa onde a linguagem de programação utilizada era de uma tecnologia bastante ultrapassada e defasada. Os competentes já saíram de lá faz tempo e se atualizaram, hoje trabalham com cargos melhores, linguagens mais modernas. Os acomodados estão lá até hoje, e boa parte deles são esquerdopatas que adoram falar bobagens
  • outra parte é de pessoas que nem sabem o que querem da vida. Aqueles que começam uma faculdade, param, fazem outra, param, e já estão com 25 anos e possuem sub-empregos
  • parte deles são mimados, pessoas que precisam de atenção o tempo todo, possuem um ego inflado e respostas definitivas para qualquer coisa que você pergunte

Para os jovens eu considero ser esquerdista como parte da vida de todo mundo. Infelizmente com as redes sociais as pessoas postam e compartilham qualquer besteira que lêem no blog do Sakamoto, coluna do Gregório Duvivier e outros idiotas, e se você fica em um círculo de pessoas assim acaba criando uma panelinha da estupidez.



Para os fracassados eu vejo um reflexo da inutilidade de suas próprias vidas. São pessoas que claramente não irão brilhar nas áreas em que trabalharem, não possuem talento, competência ou força de vontade para desenvolver negócios, e então buscam um culpado (o sucesso alheio) e vão lutar para que o fruto do trabalho dos outros caia no bolso deles também. São pessoas negativas que repetem bordões idiotas e que geralmente estão estagnadas.

Mas o principal objetivo do texto é algo muito mais simples: É QUASE IMPOSSÍVEL ACHAR UM INVESTIDOR DE ESQUERDA.

Todos os perfis citados acima são de pessoas com analfabetismo financeiro, que não sabem administrar finanças, que vivem de salário em salário ou da mesada do papai, que pagam tudo em prestações, que não sabem calcular juros, que só sabem investir na poupança pra viagem de final de ano, que torram dinheiro com supérfluos para mostrar para os amigos e familiares.

Acredito simplesmente que quando a pessoa começa a estudar sobre a economia, entender a dinâmica do mercado, compreender que o capitalismo nada mais é que a evolução natural da sociedade, ela se torna madura o suficiente para não acreditar mais nas falácias políticas, nos líderes e seus discursos fáceis, nas soluções milagrosas e instantâneas para os problemas complexos em um mundo com 7 bilhões de pessoas.

O investidor entende que o Estado é o agente que tem a impressora de dinheiro e empobrece cada vez mais a população cada vez que essa máquina é ligada. Entende que onde o governo intervém, inúmeros problemas são criados e esses problemas irão exigir que o governo intervenha mais e mais. Que não devemos brigar por 0,20 centavos, e sim por abrir o mercado, alterar o modelo completo de transporte para atrair mais concorrentes, que irão brigar por menores preços e maior qualidade de forma honesta e saudável. Que privatização não tem nada de errado, contanto que seja feita em um mercado livre. Que não existe almoço de graça em lugar nenhum.

Vamos evitar os esquerdopatas, eles são barulhentos, chatos, hipócritas e vão apenas contribuir para que as coisas continuem como estão ou piorem mais ainda.



6 comentários:

  1. Sei bem como é isso, apesar de trabalhar numa área totalmente técnica e de pessoas bem esclarecidas (pelo menos deveriam ser, as vezes me deparo com cada besteira que dizem. Um exemplo ta neste post meu: http://pobrepretoefeio.blogspot.com/2014/03/porque-o-socialismo-nao-funciona.html

    PPF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto é um belo exemplo de como o socialismo é utópico e não passa em nenhum tipo de teste de realidade.

      Abraços!

      Excluir
  2. Fala Nerd! Concordo com quase tudo que você descreveu, mas vejo uma grande falha no capitalismo que devemos atacar: a intensa exploração da mão de obra. Os poucos que percebem esta falha começam uma jornada rumo à independência financeira. Este caminho é sem volta e quem o trilha busca se livrar da necessidade de trabalhar para as empresas para viver, necessidade esta imposta pelo capitalismo. Não acho que o capitalismo tem que ser substituído por outro modelo econômico. Mas acredito que o capitalismo tem que evoluir na direção da sustentabilidade. O lucro deve ser perseguido sempre, mas não deve ser atingido a qualquer preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intensa exploração da mão de obra é natural, não é uma falha do capitalismo.
      Isso gera empregos e oportunidades, exceto se for um regime de escravidão é claro. Como você mesmo disse, as pessoas conscientes do valor do dinheiro conseguem enriquecer sendo patrão ou empregado. Acredito que sem a interferência do governo o mercado naturalmente irá demandar que as empresas sejam mais prudentes com o uso racional dos recursos naturais.

      Abraços!

      Excluir
  3. Eu concordo plenamente com seu texto. Tenho comigo que é impossível alguém ter uma boa carga de leitura ser esquerdista e desenvolver uma mente anti-capitalista.

    Intelectuais que estudaram seriamente a política econômica, a dinâmica da sociedade e a história das experiências socialistas pelo mundo e continuaram fraudados na bandeira vermelha são canalhas desonestos ou querem um lugar privilegiado para mamar nas tetas do estado.

    Quem conhece a obra de Raymond Aron, Mises, Bohm-Bawerk, Hayek, Bastiat e Carl Menger não se envereda por essas nefastas ideologias. Como esses autores são desconhecidos da academia, e de boa parte da população, temos esse exércitos de estatólatras. Reverter essa situação é complicado, mas ainda possível.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... os autores populares são os esquerdistas sempre. Depois dizem que é exagero afirmar que vivemos numa ditadura do pensamento único.

      Abraços!

      Excluir