quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fechamento do mês abr/2014

Olá amigos,


Fechado o mês de abril, onde pouca coisa aconteceu no mercado. Achei que já ocorreria uma correção acentuada do mês anterior, mas ficou um negócio bem morno.

Como eu já tinha comentado da minha necessidade de trocar de veículo, esse mês eu finalmente comprei um outro carro. Peguei um usado em ótima qualidade, poucos anos de vida, motor 1.4, ar-condicionado, estou me divertindo bastante com ele. O impacto financeiro doeu bastante, mas uma hora eu tinha que fazer isso, o carro anterior estava me deixando louco, drenando meu dinheiro com manutenções e isso causava danos na minha saúde e restringia a minha liberdade.

Com o gasto do carro (pago à vista), eis os resultados do mês:

Aporte do mês: R$ 1250,00 (não considerei aqui o valor gasto com a aquisição do novo veículo, que saiu diretamente da poupança; aqui entrou gastos com manutenção do carro antigo, custos com transferência, taxas e seguro para a migração).

Rentabilidade total do mês: -7,06%
Rentabilidade desconsiderando o aporte: -7,48%
Evolução anual: -1,23%

Doeu um bocado gastar 7% do meu patrimônio no veículo... mas eis as boas notícias!

Irei receber um aumento salarial ainda esse semestre e em maio receberei uma bonificação da empresa, que irá diretamente para o aporte, não gastarei 1 real dessa grana. Prevejo um aporte de cerca de 13k para maio por conta disso. E mais, consegui vender o carro velho por um excelente preço, mas o comprador irá pagar parcelado no período de um ano, num total de quase 10k que também será revertido integralmente em aportes. Esses dois fatos irão em curto prazo quase anular o gasto extra que tive com a troca de carro, e prevejo que até julho eu recupere o patamar financeiro que estava no começo de abril.

Percentuais:

20,81% CDBs e LCIs
63,04% Tesouro Direto Pré-fixado
8,62% Poupança
7,53% Ações

Minha carteira de ações está com CMIG3, BBAS3, ETER3 e VALE5. Esse mês usei o vencimento de um CDB para a compra de ETER3 e VALE5, seguindo a estratégia de aportar de pouco em pouco em ações. A carteira está performando muito bem por enquanto.


Sem imagens hoje pois fiz o post com pressa, vou curtir o feriadão viajando.


Abraços!

7 comentários:

  1. Dever de casa feito com as finanças agora é hora de dar uma relaxada merecida. Aproveita...

    ResponderExcluir
  2. Grande Nerd... !!!! que tipos de TD você tem? NTN?

    Adicionei vc na minha lista...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Forreta,

      Apenas LTNs, 2016 e 2017. A idéia é ter previsibilidade total do crescimento desse capital investido.


      Abraços!

      Excluir
  3. Grande Nerd! Agora sim, motorizado!!! rss

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Estou sempre acompanhando o blog. Sucesso!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Isso ai, bem planejado, não tem erro.
    Tem males que são necessários.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Nerd! Depois me add ao seu blogroll! Abraço!

    ResponderExcluir