sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fechamento do mês jan/2014

Fala galere do mal.

Até que enfim acabou Janeiro. Esse mês longo do inferno, parece que faz 8 meses que estamos nele.


O sorriso é porque eu passei o mês totalmente fora da bolsa, só alocado em renda fixa. Escapei dessa queda de bosta. Isso é bom? Pra esse mês sim. Para a economia como um todo, péssimo. O mês mostra claramente esse paradoxo interessante: na economia em crise a renda fixa paga pra caralho e a renda variável definha. O investidor tira o capital e joga pro governo e bancos, o Estado continua inchando como um obeso mórbido, o estrangeiro essencial pra nossa delicada economia dá o fora e o empreendedor como sempre se fode em um país quase socialista como o nosso.

Tivemos a rodada de Davos que mostrou o que temos pela frente: um ano horrível onde o governo não aprendeu nada com os erros anteriores, vai continuar no mesmo caminho fatídico apesar de todas as críticas internas e externas e só resta a gente sentar e esperar a eleição, ou seja, notícia boa pra nossa economia só por milagre mesmo. Ah, mas temos copa né, vamos relaxar com o nosso sambinha, futibas e burrice...

Resultado do mês

Bom, antes de tudo: todos os meus investimentos no Tesouro Direto são pré-fixados, então eu montei uma planilha bagunçada mas funcional com base na calculadora do tesouro, puxando a rentabilidade mensal líquida e distribuindo pelos meses até a data de vencimento. A idéia é ter a previsibilidade total sobre o lucro mensal. Renda pós-fixada ficou nos CDBs. Esse mês o Tesouro me rendeu 0,72%, o cálculo ficou meio bagunçado porque eu fiz um investimento mais pesado no final do mês que distorceu a rentabilidade, mas para os próximos meses eu consegui chegar no valor de 0,794% a.m.

O aporte foi de R$ 1950,00. Patético, mas sazonal e já esperado. Tive os gastos de começo de ano com impostos e também estou fazendo um curso de inglês intensivo que entrou na conta do ano. Estou com uma base de aporte estimado na casa dos R$ 3500,00.

No final a carteira obteve uma rentabilidade de 1,44%. Sem aportes, 0,74%. O bacana é que a rentabilidade dos investimentos superou o aporte. Fuck yeah!

Eu ainda não tive saco pra fazer uma planilha decente, mas percentualmente meu capital está:
22,54% CDBs e LCIs
59,93% Tesouro Direto Pré-fixado
17,46% Poupança

O resto é sobra na conta da corretora.

A poupança e alguns CDBs de liquidez diária servem como bala na agulha pra entrar no mercado nos momentos de crise. Ainda não usei pra nenhuma operação por enquanto.

Vida pessoal

Bom eu não sei se alguém se interessa por essa merda, mas vamos lá.

Já comentei nos últimos meses que terminei um namoro de longa data, tô solteirão e tranquilo. Passei os últimos meses lendo muito, focando em atividades esportivas, lazer, beber e dar risada com os amigos quando possível, enfim, não fui atrás de mulher nenhuma. Só que o sangue já tá subindo e ainda mais no calor o festival de vestidinhos e roupinhas curtas é de cair o c* da bunda.
Tentei esses aplicativos e sites de encontros mas eu não tenho paciência com essa merda. Porra. Tem que ficar puxando saco da mina, achando assunto, a maioria é tão sem graça e sem conteúdo que dá vontade de mandar pra pqp em 5 min. Não dá. Essas retardadas não puxam assunto e ainda tem umas que enganam, quando você adiciona no face descobre que é gorda. Que merda, odeio gordas, sem preconceito, só não me atrai sexualmente de jeito nenhum, vou fazer o quê? Tô considerando a experiência com uma profissional, controlo o gasto e obtenho um serviço de qualidade do que ter que ficar perdendo tempo me humilhando nesse tipo de coisa. Se a minha intenção é somente diversão sexual não tem sentido eu procurar namorico, dá muito mais dor de cabeça e prejuízo.

Vida profissional

Bom eu gosto do meu emprego, é um lugar que eu tenho autonomia, tem pouca gente, dou risada por lá. Lógico que tem fases que o trampo é chato mas eu realmente curto o que eu faço. Trabalho com uma equipe bacana e bastante eficiente. O único problema é que eu estou ganhando menos do que eu gostaria nessa fase da vida, mas em contrapartida sobra tempo pra estudar e aproveitar melhor meu dia, e tempo é dinheiro, então tô de boas. Acho que não tenho muito o que comentar sobre isso. Só digo que é possível achar um lugar bom pra trabalhar tendo boa vontade e não se acomodando em um emprego ruim.

Pra comemorar vou na onda dos blogueiros e colocar uma música de rodapé no fim do post mensal.

Billy Joel - My Life 
(porque a vida é minha e não tem mulher nenhuma enchendo meu saco mais)

Ah, o blog fez um ano esses dias aí. Me divirto com ele, apesar de postar pouco. Espero que tenha sido útil pra alguém algum post que eu tenha feito nesse período.

Abraços!

6 comentários:

  1. Eu acompanho o seu blog faz um tempo e ele é ótimo! Ele é bastante útil sim. Gostei da música que vc postou. Baixei a coletânea aqui. Adicionei o seu blog no meu blog roll, ok?

    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
  2. Ah, nerd, me desculpe a ousadia, mas vc poderia futuramente fazer um post falndo sobre TI, quais faculdades, duração do curso, certificados necessários, horário de trabalho, mercado de trabalho, etc. Eu estou interessado e acho que muita gente tem curiosdade. Fica só uma sugestão parceiro.

    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu portuga, tá adicionado também! E Billy Joel é foda hahaha!

      Ótima idéia pra um post, vou fazer sim.

      Abraço

      Excluir
  3. Nerd
    Conheci teu blog hoje no rol do uo bife. Legal. Vou te add meu blog roll. Se der me add ai. Outra coisa, qual e a carteira de acoes? Tem o que la dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá add.

      Tá no post aí, sem ações esse mês, somente TD, CDBs e LCIs.

      Excluir
  4. nerd, bem conveniente este momento fora da bolsa.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir