domingo, 5 de janeiro de 2014

Simulando os rendimentos do Tesouro Direto

E aí pessoal, como passaram de virada de ano?

Nas últimas semanas comecei a concentrar meu esforço no Tesouro Direto, aproveitando as taxas de juros bastante atrativas. Porém não sei quanto a vocês, mas eu acho a interface do site do Tesouro uma bela de uma bosta, o negócio é funcional porém feio demais, parece que você está mexendo em um sistema de padaria feito em Delphi no começo da década passada.

Que negócio feio da porra

Mas o pior pra mim é tentar calcular quanto diabos eu vou receber se eu comprar aquela LTN 01012017 a essa taxa de 12,42%. Bom felizmente o Tesouro Direto oferece uma calculadora escondida, também feinha, mas bem funcional, ela pode ser acessada através do link abaixo:


Vamos agora simular a compra da LTN 01012017 a taxa de juros de 12,42% a.a.. A única informação extra que você precisa saber é quanto é a taxa de custódia da sua corretora. Vou simular com a taxa de 0,20%. O valor a ser investido é de R$ 10000.

Resultado apresentado:

Título: LTN
Dias corridos entre a data de compra e a de vencimento: 1091
Dias corridos entre a data de compra e a de venda: 1091
Dias úteis entre a data de compra e a de vencimento: 752
Dias úteis entre a data de compra e a de venda: 752
Valor investido líquido: R$ 10.000,00
Rentabilidade bruta (a.a.): 12,34%
Taxa de Negociação (0,0%): R$ 0,00
Taxa de administração na entrada: R$ 20,00
Valor investido bruto: R$ 10.020,00
Valor bruto do resgate: R$ 14.181,58
Valor da taxa de custódia do resgate: R$ 108,42
Valor da taxa de administração do resgate: R$ 48,10
Alíquota média de imposto de renda: 15,00%
Imposto de renda: R$ 627,24
Valor líquido do resgate: R$ 13.397,83
Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.): 10,22%

Bacana não? O resultado vem bastante detalhado, incluindo os valores a serem pagos de custódia, administração e IR. No final descobrimos que a rentabilidade líquida do investimento é de 10,22%.

Com os 10,22% fica fácil calcular qual é a rentabilidade mensal do seu investimento, só usar a fórmula de conversão, esse site ajuda: http://fazaconta.com/taxa-mensal-vs-anual.htm

No final temos uma rentabilidade mensal de 0,814%.

Porque tudo isso? A minha idéia é calcular 2 totais do Tesouro Direto: um total simulado do rendimento atual, usando como base a calculadora, e outro total baseado no valor atual do título caso eu queira vendê-lo antes do vencimento. Para os títulos pré-fixados é bem fácil, para os atrelados a SELIC e IPCA, fica um pouco mais difícil.

A calculadora também é muito útil para quem quer comprar títulos que pagam cupons semestrais, ela simula o valor de cada rendimento semestral até o final. Vejamos uma simulação da NTNF 01012023 (13,12% a.a.), onde eu invisto R$ 50000,00.

DataDias ÚteisDias Corr.R$ BrutoAliq. IRR$ IRR$ CustódiaR$ Adminis.R$ Líquido
01/01/20232257328261.854,4415,001.790,0993,5462,3659.908,44
01/07/2022213030982.878,5515,00431,7890,7660,512.295,50
01/01/2022200629172.878,5515,00431,7891,1960,792.294,79
01/07/2021187827332.878,5515,00431,7888,5459,022.299,20
01/01/2021175525522.878,5515,00431,7889,1059,402.298,26
01/07/2020162723682.878,5515,00431,7887,0958,062.301,61
01/01/2020150421862.878,5515,00431,7887,2658,172.301,33
01/07/2019137420022.878,5515,00431,7884,8356,552.305,38
01/01/2019125118212.878,5515,00431,7885,5557,032.304,18
01/07/2018112516372.878,5515,00431,7883,4155,612.307,75
DataDias ÚteisDias Corr.R$ BrutoAliq. IRR$ IRR$ CustódiaR$ Adminis.R$ Líquido
01/01/2018100114562.878,5515,00431,7884,1556,102.306,51
01/07/201787612722.878,5515,00431,7882,1554,772.309,84
01/01/201775210912.878,5515,00431,7882,9555,302.308,51
01/07/20166259072.878,5515,00431,7881,4154,282.311,07
01/01/20165017252.878,5515,00431,7881,8254,552.310,40
01/07/20153735412.878,5517,50503,7579,8851,782.243,14
01/01/20152513602.878,5520,00575,7180,850,002.221,98
01/07/20141201762.878,5522,50629,7876,700,002.172,06

Título: NTN-F
Dias corridos entre a data de compra e a de vencimento: 3282
Dias corridos entre a data de compra e a de venda: 3282
Dias úteis entre a data de compra e a de vencimento: 2257
Dias úteis entre a data de compra e a de venda: 2257
Valor investido líquido: R$ 50.000,00
Rentabilidade bruta (a.a.): 13,09%
Taxa de Negociação (0,0%): R$ 0,00
Taxa de administração na entrada: R$ 100,00
Valor investido bruto: R$ 50.100,00
Valor bruto dos cupons e do resgate: R$ 110.789,71
Valor da taxa de custódia dos cupons e do resgate: R$ 1.531,20
Valor da taxa de administração dos cupons e do resgate: R$ 914,29
Alíquota média de imposto de renda: 15,70%
Imposto de renda: R$ 9.544,27
Somatório dos valores líquidos dos cupons e do resgate: R$ 98.799,95
Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.): 11,27%

Assim dá pra saber com exatidão o quanto será recebido e em qual data.

Era isso!

Abraços!

20 comentários:

  1. Faltou só calcular a rentabilidade sem a inflação...
    Vamos supor a LTN17 Dá um pouquinho mais de 2 anos, mas vamos arredondar para 2 anos...
    Se der 6,5 de inflação por ano, no final desses 2 anos, terá uma inflação acumulada de 13,42%...
    Como o valor líquido do resgate é R$ 13.397, descontando a inflação teremos na verdade R$ 11.599....ou seja no momento do resgate aqueles 13.397 terão o mesmo valor do que 11.599 atuais...ou 7,58% por ano....


    Só que tem um porém, não sei se está certo o cálculo apresentado nessa calculadora do tesouro direto....tem alguma coisa estranha...
    Porque se vc investiu R$ 10.020 e a rentabilidade é de 12,34% a.a...
    No fim do primeiro ano vc terá R$ 11.256 e no final do segundo vc terá R$ 12.645 e mais só 22 dias ... não tó com saco de calcular mas esses dias de rentabilidade são irrisórios...

    Como a calculadora chegou no valor bruto de resgate de r$ 14181, foge da minha compreensão... tem alguma coisa errada aí...

    e a rentabilidade tá errada também , daria algo em torno de 15% a.a, tem treta nesse negócio aí....

    Pra mim o resultado é próximo de R$ 12.125 de valor líquido, e rentabilidade de 10,11% (o que está próximo do que foi calculado)...descontando inflação daria R$ 10497 de valor e 2,4% de rentabilidade real...o que está mais perto da realidade...

    Abraços Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, essa rentabilidade não desconta a inflação do período... mas nem seria a intenção dessa calculadora simular isso.

      São três anos a LFT 2017, não dois... acho que isso que estragou sua conta :)

      Excluir
    2. é verdade, mas eu tirei do item dias uteis da compra até o vencimento (nem me atentei pra 2017)...o que consta como 752 dias.... se cada ano tem 365 dias...isso daria um pouco mais de 2 anos...
      na verdade esse item deveria ser em torno de 1095 dias...
      Como é que pode essa calculadora cometer esse tipo de erro...

      Excluir
    3. Ah... a título de curiosidade... o rendimento liquido descontado o IR e a inflação é de 5,97% no periodo... ou seja no final de 3 anos a pessoa vai ver um retorno só de 597 reais...
      Anualizando pífios 1,9 % a.a.
      é de desanimar qualquer um...

      Excluir
    4. A calculadora considera já os feriados também, então o número que ela indica ali de dias úteis do período é correto... só simular com períodos menores pra comprovar...
      E o rendimento líquido que ela apresenta já está descontando o IR e taxas, ou seja, no primeiro caso, os 10,22% a.a. já é baseado no líquido final, você só remove a sua estimativa da inflação anual pra pegar a rentabilidade real... vai dar beeem mais que 1,9% a.a...

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Que coisa sem sentido calcular apenas os dias úteis...

      Opa....refazendo as contas... eu calculei a depreciação sobre o valor final e deveria ser calculado sobre o valor inicial...No primeiro ano a inflação de 6,5% o poder de compra iria para 10.671 no segundo para 11.364 e no terceiro ano 12.103, descontando o valor de 13.397... sobraria 1.294, rentabilidade no periodo 12,91% ou 4,1% ao ano...

      Excluir
  2. Excelente tópico, Nerd! Hj mesmo estava olhando o site do TD e realmente é um lixo. Por acaso vc sabe como consigo ver o valor pago de juros em cada título individualmente? Agora em janeiro recebi o cupom de 3 títulos, mas não sei quanto que foi pago de cada.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz eu não sei, eu ainda não comprei nenhum título semestral... pelo site deles tem uma área de consulta de cupons, acho que deve ter por ali...

      Abraço!

      Excluir
  3. Caralho nerd,
    Esse post nao poderia ter vindo em melhor hora!

    Parabens a abraços
    TF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Tá uma boa hora pra comprar Tesouro mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi, "xará"!

    Confesso que me perdi um pouco no seu post. Por que em 2023 o valor pulou de 2 mil e poucos reais para mais de 60 mil? Qual foi o valor dos cupons?

    Te adicionei ao meu blogroll. Se puder depois da uma olhada no meu blog.
    http://microinvestidornerd.blogspot.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso ali seria o valor do resgate do montante inicial (R$ 50000,00) + rentabilidade (que sinceramente não sei como é calculada pro montante final) + último cupom de juros.

      Importante ressaltar que a calculadora não considera o reinvestimento dos cupons, o que pode elevar consideravelmente a rentabilidade final no período.

      Obrigado pela visita, já vou adicionar o seu blog aqui também!

      Excluir
    2. Então esse valor de 2.878,55 é o valor do cupom, desconsiderando os reinvestimentos?

      Excluir
    3. Isso mesmo, no caso, o valor bruto.

      Excluir
  5. Oi Nerd Investidor. Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Excelente blog! Quero tirar uma dúvida: se invisto no tesouro direto e tiro antes do período, quanto eu ganho ou perco? ex: vence em 2017 e eu tiro om 6m, 12m e 18 meses, como fica o rendimento?

    att

    ResponderExcluir
  7. Olá Nerd, poderia fazer um post simulando títulos pós-fixados com e sem cupons? Não entendo muito bem os resultados da calculadora do TD

    ResponderExcluir