terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fechamento do mês dez/2013

Acabou!



2013 foi um ano bastante turbulento pra mim, tive problemas em todas as áreas da vida menos na profissional que segue muito bem, mas chego agora em 2014 com a maior parte dos problemas resolvidos e pronto pra começar o ano com força total.

Desempenho do mês foi uma bosta, a ALLL3 perdeu o chão e rolou ladeira abaixo a 200km/h, stopei e resolvi esperar o que vai acontecer com a empresa visto que o governo está bastante insatisfeito com ela. Minha alocação em renda variável é de 20% hoje então o impacto no resultado final do mês foi de um prejú de -1,73%. Sem o aporte seria de -2,77%.

Estou posicionando a maior parte do meu capital em Tesouro Direto. Como eu estou com uma grana alta desde a venda do imóvel, estou com a idéia de alocar TUDO em renda fixa e recomeçar do zero em RV, destinando todos os aportes do ano para compra de ações. Seria interessante pois uma das coisas que eu quero esse ano é deixar as finanças no mais automático possível, me preocupar menos com cálculos, home broker e etc. Acredito que será mais um ano terrível para nossa economia e somando ao fato de que temos eleições em outubro, fica difícil traçar uma estratégia focada em RV no momento. Por outro lado nos últimos meses os juros da renda fixa ficaram excelentes. Estou seguindo a estratégia sempre comentada pelo Finanças Inteligentes de alocar no Tesouro Direto em LTN e LFT, mirando no curto prazo. A LFT apesar de pagar pouco pode ser vendida no meio do caminho sempre com valorização, enquanto a LTN serve para ter previsibilidade dos rendimentos. A estratégia a ser seguida é aproveitar os momentos de altas repentinas dos juros pré-fixados para compra utilizando os recursos da LFT. Também estou com alguns CDBs porém visando liquidez imediata.

Vou procurar estudar alguma forma de proteção cambial visto que tudo indica que o dólar vai subir ainda mais esse ano. Esse país é uma merda, moeda fraca, economia estagnada, governo comunista, impostos absurdos, porra como é ruim viver aqui, tem que ser muito idiota pra defender alguma coisa que esse governo faz, só quem não entende nada de economia acha que o PT toma boas decisões.

Os protestos de junho, apesar de muita gente comentar que não serviram pra nada, acredito que ajudaram sim a acender de forma mais consistente esse debate entre esquerda x direita, intervencionismo estatal x livre mercado, Estado-babá x Estado menor. Ficou bem escancarado a podridão do nosso sistema político, onde todo mundo é de esquerda e a intenção não é ter um plano de governo e sim um plano de poder. Onde está a alternativa ao modelo atual? Em lugar nenhum hoje. A última declaração da Dilma de ano-novo foi mais um chute no saco do povo pra dizer que somos todos imbecis, tentando convencer de que o país está melhorando.

Estou lendo o livro Esquerda Caviar do Rodrigo Constantino, livro sensacional, assim que acabar faço um post sobre ele e pretendo começar a ler o Assassinato de Reputações do Tuma Jr.

Na vida pessoal depois do término do namoro tenho saído bastante, viajado, é muito bom poder aproveitar a liberdade depois de ficar num relacionamento de merda, não ter ninguém pra te encher o saco com problema é sensacional. Saio quando quero, faço o que quero, vou pra onde quero e tudo flui sem dor de cabeça.

Pra finalizar, desejo a todos os visitantes do blog um excelente 2014, que seja muito melhor que 2013 para todos nós, aproveitem o começo de ano para renovarem seus planos e objetivos.

Abraços!



5 comentários:

  1. Oi Nerd,

    Pode-se considerar um privilegiado por pensar dessa maneira.
    A maioria quer sombra e água fresca as custas do PT.
    Com relação a vida pessoal, pode ter certeza que tudo são fases que servirão para você crescer ainda mais pessoalmente. Depois de uma experiência dessas, vc fica mais seletivo com relação a relacionamentos sérios e no fim tudo dá certo.
    Feliz 2014 e que nesse novo ano vc consiga um retorno bem positivo nas suas finanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com 2 pés atrás de qualquer relacionamento agora rsrs... quero ficar sem problema na cabeça por um bom tempo.
      Feliz 2014! Obrigado pela visita e boas festas!
      Abraços!

      Excluir
  2. tbm to lendo o esquerda caviar, kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto bom esse livro, dedo na ferida desse bando de hipócritas...
      Feliz 2014! Abraço!

      Excluir
  3. Feliz ano novo Nerd!

    Tudo de melhor para você!

    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir