sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fechamento do mês nov/2013

E aí pessoal,



Novembro não foi um mês bom para a renda variável, muitas ações que haviam se recuperado afundaram novamente e a euforia de setembro já perdeu completamente a força. As incríveis trapalhadas do governo, irresponsabilidade fiscal completa, falta de planejamento econômico, estrutural e todos os outros problemas que já estamos carecas de saber garantem o rebaixamento do nosso rating e a tal "tempestade perfeita" vai nos atingir em cheio se tudo continuar do mesmo jeito. Deixamos de ser afetados por uma crise mundial para agora sermos afetados por uma crise criada pelo péssimo governo do PT, que visa somente a próxima eleição.

Aliás o debate entre esquerda e direita vai ganhando força e incrivelmente nenhum partido político aproveita essa oportunidade para criar uma alternativa ao governo trapalhão e bandido atual, só no Brasil mesmo pra ter tanta merda ao mesmo tempo.

Resultados do mês

Terminei com um aumento no patrimônio de 1,39%. Ruim pois basicamente foi composto pelo aporte de R$ 3570,00. Sem o aporte seria um aumento de somente 0,11%. Como eu ainda estou muito mais alocado em renda fixa do que renda variável, isso que segurou o tombo de -2,14% na bolsa. Estou focado em ALLL3, a ação está num patamar muito baixo, tem enfrentado seus problemas mas possui uma estrutura muito boa, atua em vários ramos diferentes e acredito na recuperação da empresa nos próximos meses. A maior parte do meu patrimônio ainda está alocado em renda fixa por alguns problemas que eu tive com relação a venda do imóvel, mas acredito que esse mês de dezembro eu finalmente consiga realocar esse valor. Na situação atual pretendo colocar a maior parte em títulos do Tesouro com prazos curtos e pré-fixados, seguindo as dicas do excelente Finanças Inteligentes, pois está difícil achar algum raio de esperança de que as coisas melhorem no ano que vem. As taxas do TD estão excelentes, então é melhor garantir uma grana no bolso e dormir sossegado.

Vida pessoal

O blog anda meio parado, passei por maus bocados esses últimos meses na vida pessoal, terminei um namoro de longa data por incompatibilidades e brigas constantes, definitivamente 2013 não foi um bom ano, mas estou aprendendo com os erros e traçando objetivos e metas para serem perseguidas em 2014. Foco total no desenvolvimento pessoal, isso é o mais importante sempre, os frutos você acaba colhendo naturalmente. O pior de tudo é o final de semana, estou num tédio que só. Só frequento uns botecos no sábado a noite com uns amigos e olhe lá. O que vocês costumam fazer pra distrair? Videogames? Baladas? GPs? Faz muito tempo que não vivo a solteirice, desaprendi :(

Abraços! E cuidado com essa bosta de Black Friday, não tem nada de bom!

11 comentários:

  1. Fala nerd,

    Sobre a sua vida pessoal, creio que a solterice ainda te trara um desanimo nesse inicio, eh natural.
    Tenho ido a barzinho com os amigos. E comprei um ps3 ha alguns meses, gtaV e last of us tomaram meu tempo de forma agradavel nesse periodo. Talvez seja uma boa tentar ir em baladas. Mas um relacionamento longo acaba por deixar a gente sem saber como fazer o aproach de forma correta. Acabamos "inferrujando".

    Boa sorte ai, ta add no blogroll,
    Desenvolvimento pessoal acima de tudo.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GTA V está me ajudando bastante, é um grande remédio pra distrair rsrs

      Ruim é que não é sempre que tem alguém disponível pra ir no bar, tipo hj passei a noite em casa... com o tempo acho que vou acostumar, mas quando se está acostumado a sair todo sábado é uma bosta... mente vazia não dá certo...

      Obrigado pela visita, vou te add nos blogs aqui tmb

      Excluir
  2. Oi Nerd,

    Esse nosso governo perdeu a credibilidade econômica, acho que o momento é de aplicar o $$$ em investimentos mais seguros mesmo.

    Com relação a vida pessoal, a melhor frase que vejo para esse momento é: "Há males que vêm para o bem".
    Acho que o melhor a fazer nessas horas é sair com os amigos e aceitar todos os convites recebidos. Festa de aniversário, casamento, churrasco com os amigos o que for. Isso deverá te ajudar e assim achará alguém de quem realmente você irá gostar. Viver brigando com namorada ninguém merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô aceitando tudo e puxando assunto com um monte de gente que eu não falava faz tempo tmb... rs...

      Quanto as finanças, meu maior temor é o cenário político piorar mais a ponto de ficar cada vez mais Venezuela ou Argentina... se a inflação descontrolar e o governo der a louca que nem lá, ferrou, e acho que não falta muito...

      Excluir
  3. Problema de terminar namoro é isto, tem que reaprender de novo a ser solteiro, só cuidado com as GPs, rs.
    Sobre ALL, o que viu nela de bom?
    Sim, TD está bom para comprar, vamos com força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui atrás de GPs mas na situação atual acho que ia dar uma aliviada hahaha...

      Então, ALL é um caso estranho na bolsa, a empresa tem muito potencial, ela atua em várias áreas diferentes, é a maior da América Latina e vital pro país... depois que o trem descarrilou existem toneladas e toneladas de grãos que não conseguem escoar pro porto de Santos... é um problema do Brasil que se torna uma vantagem pra empresa, pois ela trabalha de uma forma que pode escolher o transporte mais caro para ser realizado... o que mais afetou ela nos últimos meses foi o rolo com a Cosan, que acredito não vai dar em nada... SE a gestão melhorar podemos esperar uma boa recuperação em 2014... meu palpite rs...

      Excluir
    2. No próximo mês coloque, se possível, os seguintes dados:
      - Rentabilidade no mês
      - Rentabilidade no ano
      - Rentabilidade histórica
      - Proventos (total)
      - Proventos (yield - percentual sobre o investido e não sobre o valor atual)
      - Alocação RF/RV
      - Alocação de ativos (% sobre a categoria e não sobre o capital total)
      Abraço!

      Excluir
  4. Terminar o mês no positivo é motivo de comemorar. Vamos que vamo!
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, na situação atual, não dá pra reclamar muito!

      Abraço!

      Excluir
  5. O pior Nerd Investidor é ver que a dona presidANTA tem grandes possibilidade de se reeleger, ai vc ler a noticia que o candidato da oposição quer mais estatização na estrutura da Petrobras, eu achava que era só nesse lixo de município que vivo que vc escolheria o MENOS pior, mas pelo jeito, o nível tá tão ruim, que é no Brasil inteiro.

    É bom vc procurar alguma coisa pra fazer tb e convidar a turma, até pra fazer alguma coisa na sua casa mesmo, se possível, tenta aproveitar um pouco o estado civil solteiro!

    ResponderExcluir
  6. E o PS4? Vai pegar? hehe

    Bom saldo, mesmo nesse péssimo mês!

    Abraços!

    ResponderExcluir