sábado, 12 de outubro de 2013

[Games] GTA V

E aí pessoal, tudo bom?

Acho que já joguei o suficiente de GTA V para escrever finalmente um review e falar sobre a parte financeira do jogo! Então vamos lá:




GTA V

Bom se você nunca jogou um GTA na vida (coitado) pelo menos deve saber do que se trata o jogo: é um jogo de ação da produtora Rockstar com elementos de RPG que oferece um mundo aberto e gigantesco para que você possa explorá-lo da melhor maneira possível. Só que nesse mundo você faz papel de um criminoso (no caso de GTA V, três) e você pode curtir o jogo com atitudes de um cidadão normal ou você pode sair metralhando aquela galera que está conversando de boas na praia ou começar a jogar granadas para todos os lados no meio de um engarrafamento. A grande sacada do jogo é oferecer uma simulação realista do mundo real, com cidades, montanhas, lagos, praias, parques, lojas, boates, bares, aeroportos, portos, prisões, e tudo que tem direito, e deixar o jogador lidar com esse mundo da maneira que lhe agrada mais.

Essa versão supera as anteriores em termos de tamanho do mapa e realismo gráfico. É impressionante comparar GTA IV que saiu logo no começo dessa geração de consoles e GTA V, que sai agora perto do lançamento do Xbox One e PS4, e perceber toda a evolução técnica ainda no mesmo hardware da anterior. Os cenários são de cair o queixo, o nível de detalhes do mapa em todos os cantos é animal e a jogabilidade também evoluiu muito.

Tá cansado das missões? Pega um avião e pula de pára-quedas ou vai participar de um rally

Na trama você controla 3 personagens distintos, que se unem em várias missões e as histórias vão se cruzando nos pontos-chave do enredo. Diferente de GTA IV que tinha uma crítica mais séria sobre o sonho americano, GTA V é um jogo repleto de ironias, sarcasmos e piadas em um mundo distorcido que leva aos extremos as bizarrices do nosso mundo real. Você atropela alguém na rua e é capaz de outro pedestre chegar perto do corpo só pra tirar uma foto com o celular. Existe uma rede social baseada no Facebook que faz várias referências sobre usar a informação privada das pessoas para se monetizar na cara larga. Na história de Michael, você convive com a filha dele estúpida e fútil que sonha em ser atriz e para isso quase vai fazer um filme pornô, e o filho gordo idiota que vive jogando uma espécie de Call of Duty online o dia todo e não quer saber de trabalhar.

É impossível para nós pobretões aportadores batalhadores não nos identificarmos com algumas situações onde o jogo coloca o dedo na ferida e debocha da sociedade em que vivemos, e isso que torna GTA uma experiência única e muito cativante. Franklin, um dos protagonistas, é um cara que quer vencer na vida e não sabe como, e no começo do jogo você encontra ele morando com a tia feminista louca (a piada com as feministas nesse jogo é sensacional) e com um patrão safado explorador. Michael vive a crise da meia-idade e não é feliz com seus filhos problemáticos e a esposa que chifra ele direto, buscando novamente a emoção de roubar que tanto gosta. E Trevor, bem... Trevor é o sociopata louco que vive em um trailer imundo e intimida a todos com seu jeito peculiar de lidar com a vida. Ele é o cara sem-noção e quando você alterna para jogar com ele, acaba sempre o encontrando em alguma situação de merda, geralmente bêbado e seminu em algum canto.

Essa parte de controlar três personagens ficou muito boa, com um botão você consegue alterar o jogo para um dos três e ir seguindo a vida de cada um. Cada um possui o próprio dinheiro, carros e propriedades, e é bem interessante tentar enriquecer os três. Falando em enriquecer, como o jogo lida com o dinheiro?

Tela de compra e venda de ações


Dinheiro é a alma do jogo e a Rockstar caprichou: você pode comprar propriedades que trazem lucro constante, montar uma carteira de ações, fazer trades, assaltar lojas e comprar veículos pela internet (o jogo tem uma simulação própria de internet). Existem duas bolsas de valores, uma simulada internamente pelo jogo e outra que é determinada pelas ações dos jogadores on-line. O legal é que algumas missões interferem diretamente no preço das ações, e você pode aproveitar isso para multiplicar sua fortuna. Por exemplo, cada empresa geralmente possui uma empresa concorrente, e em algumas missões você precisa matar o dono de uma delas ou planejar um grande roubo, o que faz a cotação da empresa afetada desabar e a do concorrente disparar. Então você pode fazer insider trading e fazer all-in nas ações do concorrente com os três personagens antes de finalizar a missão e encher o bolso. É possível usar também técnicas simples e aplicar uma certa análise gráfica de comprar na baixa e vender na alta. Existem inúmeras propriedades a serem compradas no jogo e é bem prazeroso tentar construir um grande patrimônio para os personagens.

O jogo possui legendas em português e fizeram um ótimo trabalho em deixar os palavrões explícitos. Inclusive se você morre aparece escrito bem grande na sua tela "SE FODEU".

Enfim pessoal: GTA é um jogo imperdível, principalmente pro pessoal aqui da blogosfera de finanças. Possui um conteúdo adulto sarcástico e inteligente e permite que você adapte o jogo ao seu estilo particular. Vale cada centavo investido pois irá oferecer muitas e muitas horas de diversão. E quando você está de saco cheio você sempre pode ir na boate pedir um show particular para duas garotas.

Seios!

Um comentário: