quarta-feira, 17 de julho de 2013

A bolsa de valores no Brasil vs EUA

Falaí pessoal, tudo bom?

Quando a pessoa começa a se interessar por finanças e estudar sobre o assunto, logo sai atrás de bons livros que falem sobre investimentos e instruções gerais de como conseguir enriquecer. Temos bons autores nacionais, porém a maior parte do conteúdo é geralmente composta de livros americanos. Ao ler essas obras geralmente a pessoa fica fascinada e quer seguir as idéias de Buffett, Lynch e do Pai Rico, mas é importante também entendermos as diferenças entre o nosso Brasilzão e a terra do Tio Sam, para analisar melhor o que dá e o que não dá certo por aqui.

Resolvi então resumir em alguns tópicos as peculiaridades entre cada mercado:



Nossa renda fixa rende mais (mas nosso crédito é muito mais caro)

O Brasil é um país habituado com taxas de juros exorbitantes, graças a uma história de economia cagada turbulenta, baixo desenvolvimento industrial e tecnológico, entre outros fatores. Então aqui é relativamente fácil encontrar investimentos que rendam + de 4% a.a. sobre a inflação. Lá fora, os títulos de renda fixa rendem bem menos, mas as taxas de juros sobre o crédito são beeeeem menores do que aqui com nosso cheque especial de 200% a.a.

Nosso mercado de ações ainda é muito restrito para empresas pequenas

Esse é um ponto muito preocupante: IPOs no Brasil (ofertas públicas de ações, quando uma empresa abre capital e estréia na bolsa) só acontecem com empresas já muito valiosas, enquanto nos EUA é muito comum empresas menores e start-ups abrirem capital logo no começo, permitindo a entrada de investidores interessados em crescer junto com a empresa, o que traz melhores oportunidades de ganhos (e também riscos maiores). Aqui os grandes bancos só realizam IPO de empresas já muito grandes e consolidadas no mercado, pois eles faturam mais com isso.

Isso restringe nosso leque de small caps (quanto tempo faz que não aparece uma nova small cap abrindo capital?) e consequentemente nossa bolsa fica muito amarrada a empresas já bilionárias, sem perspectivas tão altas de crescimento quanto um Google antes da fama.

Nosso número de investidores pessoa física é bem menor

Um país com 200 milhões de habitantes e que possui cerca de 600 mil pessoas investindo diretamente em ações (3% da população). Enquanto nos EUA as pessoas são acostumadas desde cedo em investirem em renda variável (54% da população), com muitos aposentados fortemente alocados em ações recebendo seus dividendos. Pelo nosso histórico econômico horrível, não houve tempo para que criássemos a cultura de investimentos de maior risco, pois os nossos aposentados passaram por períodos de hiperinflação, confisco da poupança e etc.

Nossa bolsa depende muito do capital estrangeiro

Por ser um investimento pouco atrativo para pessoas físicas, o capital estrangeiro é que controla pra onde vai o mercado por aqui. Isso torna nossa bolsa mais volátil e sensível a notícias que deveriam ter baixo impacto por aqui. Os últimos meses mostram claramente isso.

Nossa burocracia atrapalha tudo

Uma coisa que eu acho sensacional sobre os americanos é como a cultura empresarial deles encoraja a pesquisa, experimentação e inovação. O governo estimula o empreendedorismo removendo a burocratização, facilitando acesso a crédito e dando mais possibilidades para as pessoas tentarem seus negócios. Aqui, o Estado gosta de complicar, travar, tributar e sufocar o coitado que tenta colocar sua idéia em prática, desencorajando a população e fazendo com que ela dependa mais do governo através de leis trabalhistas absurdas para sustentar sindicalizados vagabundos e incompetentes, e cargos públicos muito melhor remunerados do que os privados.

Nosso governo só tem idiotas

O cenário é negativo para nossa economia enquanto a corja de incompetentes que está no poder hoje não sair de lá. Estamos cada vez mais a mercê do intervencionismo, nossa indústria está morrendo, os preços não param de subir, e o governo rouba cada vez mais nosso dinheiro para gastá-lo muito mal. Somos amigos demais dos nossos vizinhos socialistas psicopatas da Argentina, Venezuela e Bolívia e amigos de menos daqueles que poderiam realmente trazer benefícios econômicos para nós, como EUA e Europa.



É isso aí! Esqueci alguma coisa?

Abraços!

2 comentários:

  1. Nerd,
    Acho que o primeiro passo é retirar os idiotas do governo (seu último ponto destacado). Após isso, as coisas poderiam tentar tomar um rumo...

    Aproveitando a passagem, convido você e todos seus leitores a participar da votação da Carteira Virtual do Pobre - AGOSTO 2013:

    Acessem e votem pelo link:

    http://www.pobrepoupador.com/2013/07/carteira-do-pobre-votacao-aberta-ago13.html

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post. De tão atual parece até uma profecia.

    ResponderExcluir