quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fechamento do mês - jan/18

E aí pessoal,




2018 começou com o pé esquerdo no mundo das criptomoedas. O Bitcoin desabou forte, assim como todas as outras moedas e tokens. Uma correção forte já era esperada, afinal o Bitcoin disparou de menos de $7000 para quase $20000 em menos de dois meses. Muitos escândalos também estão ocorrendo nesse novo mundo, com muitas "moedas" lixo sendo emitidas e se tornando bilionárias rapidamente, sem ao menos possuir ainda alguma utilidade prática.

Estamos no começo de uma nova tecnologia e presenciando agora a fase de "crash" para depois a coisa acalmar e o mercado finalmente perceber qual o valor que pode ser criado através de blockchains. Esse mês eu aproveitei também para fazer alguns cursos relacionados ao tema, já que eu trabalho na área de TI e me interessei por entender como funcionam smart contracts, a rede do Ethereum e qual a sacada dessas ICOs que estão surgindo (para quem não sabe um ICO é como se fosse o IPO de uma ação, ou seja, você levanta fundos e emite um token num blockchain).

Bom, a real é que nesse tipo de "investimento" surgem realmente muitas porcarias, e por enquanto fica difícil separar o joio do trigo. Obviamente existem empresas e projetos muito bem intencionados, mas a quantidade de lixo sendo emitido e golpes sendo aplicados é gigantesca. Para mim o Bitcoin continua sendo o único ativo real no meio dessa brincadeira, por ser a rede mais sólida, descentralizada (isso é EXTREMAMENTE IMPORTANTE), sobrevivente a um longo tempo e com os melhores profissionais e equipes. O Ethereum por exemplo é uma excelente tecnologia, porém não existe nenhum sentido em usar o Ether como moeda para nenhuma finalidade além de poder emitir smart contracts na rede. Ele ainda está em fase beta, é muito cru, possui vários problemas e é extremamente centralizado (a emissão de novos ethers e seu limite ainda não foram definidos e mudam de acordo com o desejo de uma entidade central).

Por outro lado a bolsa de valores subiu, os FIIs valorizaram bastante, o dólar caiu e a vida segue numa boa. Ano de eleição, muita turbulência por vir, mas o que importa pro mercado por enquanto é ver petista condenado e na cadeia, pois todos sabemos a Venezuela que isso aqui vai virar em caso de eleição do Lula.

Pois bem, graças ao BTC o ano começou com queda:

Prejuízo: -13,55%
Aporte: R$ 0

O prejuízo teria sido bem maior se eu não tivesse vendido uma grande parte da posição acima dos 50k, mas ainda assim foi bem considerável. Por enquanto sigo com a maior parte do dinheiro parado esperando formar fundos para voltar a comprar, pois a análise gráfica do BTC está um pesadelo.

Aporte zero pois geralmente em janeiro tenho muitos gastos extras e surgiram despesas com a família também, mas acredito que daqui pra frente eu volto a aportar regularmente.

De resto continua tudo bem, esse ano estou focado em aprender coisas novas e esse curso foi o primeiro passo. Vou começar a gastar mais em conhecimento, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Não adianta ter dinheiro e não aproveitar de forma correta (mas sempre de maneira sustentável é claro).

Abraços!

10 comentários:

  1. Veremos o que vai acontecer com o Bitcoin no futuro.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  2. Boas informações!!!!
    Gostei do final: qualidade de vida, conhecimento e desenvolivmento pessoal!
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Será que já chegamos na fase de crash? Eu acho que ainda não. Imagino que estamos passando "apenas" por uma correção.

    Meu patrimônio oscilou em mais de 100k de ontem pra hoje.
    Haja coração, amigo! kkkkkkk


    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que você não ficou pilhado com essa queda do BTC!!! vamos torcer para melhorar de novo !!

    ResponderExcluir
  5. Cara, de maneira "ampla e geral" tu acha uma boa entrar agora em bitcoin? Pensei em comprar uns 10k agora (representa menos de 10% do meu patrimonio).
    baiano

    ResponderExcluir
  6. Sucesso neste mês Nerd!

    Se puder, adiciona meu blog aí, já te adicionei lá no meu blogroll.

    Valeu

    ResponderExcluir
  7. to pensando em comprar 4k, mas o bixo só faz cair

    ps: quanto é que rendem os FII a.a em média, é um dos investimentos que tenho interesse em entrar mas sempre tô na dúvida

    []'s

    ResponderExcluir
  8. Também tomei aquela paulada na NANO, mas sigo firme nela, realizei toda minha posição em btc pra comprar ela quando valia 1$, valeu a pena mas como o mercado todo sangrou ela tbm sangrou. Tô aguardando a previsão do bull-market que poderá acontecer agora em março vamos ver.

    Pra galera da blogosfera que acompanha o ranking do mestre dos centavos foi passado pra mim e se encontra através do link:

    http://jovemdesucessopromissor.blogspot.com.br/2018/02/ranking-de-patrimonio-da-blogosfera.html

    ResponderExcluir
  9. Fala brother, estou voltando a escrever. Será que você pode adicionar meu blog a sua lista (blogroll) ?

    http://investidoruniversitario.blogspot.com.br/

    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Tava curioso sobre algo que você comentou em outro post, como você realizou o lucro sem a receita perceber, ou teve que pagar algum imposto?

    ResponderExcluir