sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Fechamento do mês - dez/17

Hoje é um novo diaaaa... de um novo tempoooo... que começouuuu...

Enfim 2017 chega ao seu final! E em mais um mês espetacular!




Provavelmente o ano mais interessante da minha vida! Ele começou uma porcaria, eu estava com a cabeça péssima, depressão e medicamentos, relacionamento fracassado, falta de motivação e sentido... uma merda! E depois tudo melhorou e a coisa inverteu de uma forma que se tornou o melhor ano da minha vida!

Esse foi o ano em que eu finalmente cheguei no meu primeiro milhão conforme eu já falei aqui. Eu também evolui em termos de idioma, independência (saí da casa dos pais pra morar sozinho), viagens internacionais, baladas... mudei muitos conceitos, tirei alguns fardos das minhas costas, comecei a viver de uma maneira mais leve e me livrei de pensamentos ruins. Claro que ainda tenho muito a melhorar, mas esse foi um ano espetacular em todos esses pontos.

2018 vem aí e preparem-se para a turbulência. 2017 foi basicamente um ano de alívio na economia brasileira desde o impeachment, e mesmo que as coisas não tenham melhorado quase nada em termos reais, o otimismo do mercado reinou pois foi possível enxergar uma luz no final do buraco que o PT enfiou o país.
Luz essa que pode sumir novamente dependendo do resultado das eleições.
Com as atuais candidaturas PÉSSIMAS como sempre, vai ser mais um circo dos horrores acompanhar as eleições e o populismo habitual dos candidatos a salvadores da pátria que vão tentar convencer um povo bovino e dependente do Estado que são as melhores opções. Aí virá toda aquela ladainha de que tem que dar calote em dívida pública, que o capital estrangeiro é nefasto, que precisa de bolsa isso e bolsa aquilo... sempre a mesma coisa.
Eu trabalho com o cenário de muita turbulência na economia, visto que se o Lula for realmente candidato estamos muito fudidos. Qualquer pesquisa Datafolha já vai tremer tudo. Por isso, meus investimentos serão defensivos. Boa parte em Tesouro SELIC para ter liquidez e dinheiro em caixa para comprar ativos baratos nesses momentos de pânico. A estratégia padrão é continuar montando uma carteira cada vez maior de FIIs, e para risco maior os bitcoins. Essa estratégia deu MUITO CERTO nos últimos dois anos e não vejo nenhum motivo para mudanças agora.

Bitcoin entrou no centro de todas as discussões e virou um daqueles assuntos em que todo mundo tem a mais absoluta certeza de ter razão em suas opiniões. Como umas das pessoas que acreditou no negócio muito antes de muita gente e já enriqueceu mais do que muita gente que resiste à mudanças, tenho plena confiança de que o mercado de criptos está apenas no começo e que vai causar uma necessária revolução no capitalismo atual. Não sou um bitolado que advoga religiosamente a favor do bitcoin, apenas enxergo a realidade do mercado e dou risada de quem acha que qualquer paper de uma empresa privada vai conseguir a maturidade que o Bitcoin Core levou mais de 9 anos para alcançar. Por isso tomo muito cuidado com as demais criptos. Me lembra muito a bolha dos anos 2000 onde qualquer empresa que registrava um domínio .com se tornava bilionária do dia pra noite.

Mas enfim, vamos aos números finais!

Evolução do patrimônio anual: 158,20%
Evolução do mês: 20,08%

A todos que acompanham o blog desejo que 2018 seja o melhor ano de suas vidas! Que todos os objetivos sejam alcançados com folga!

Abraços!

20 comentários:

  1. Fala nerd.

    Para operar volatilidade basta apostar em contra o Brasil: O própria mercado de criptos tem pouco correlação com o brasil.

    Então se você tem ativos que se favorecem neste cenário é lá que você deve aportar.

    Sobre FII tome cuidado com estes escritório : já faz 5 anos que estes caras estão queimando caixa, e justo agora fazem emissão para continuar pedalando por mais cinco anos.

    O mercado de escritórios esta sobre ofertado e não vai ocorrer melhora significativa pelos próximos 3 anos , principalmente se este cenário ruim para economia se desenhar no próximo ano.

    A queimação de caixa é tanto que existe imóvel com mais de 40% de queda no aluguel contrato, isso mesmo se aluguel 100% do imovel você ainda vai receber 40% menos que recebia no ápice da bolha 2012, ou seja na melhor condição você ainda estará fodido.

    Por isso aposto mais no consumo shopping: Estou 100% neste setor.

    Logística ainda da para encarar também, mas escritório é melhor correr.







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou extremamente preguiçoso para estudar as peculiaridades de cada FII, eu me oriento através de relatórios pagos. Minha carteira de FIIs eu montei a maior parte dela faz uns 2 anos, então os títulos ainda estavam baratos e pagando bem. Hoje eu fico mais receoso de aportar. Esse ano eu ficarei com boa parte do capital parado com liquidez esperando os choques que virão com a campanha eleitoral pra ir comprando nos momentos de panic sell.

      Valeu pelas dicas! Abraço!

      Excluir
  2. Maravilha d relato. Boa evolução.
    Sobre coins, pra mim só btc, o resto é lixo.
    Tudo d bom.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso da mesma maneira, a maioria das criptos novas são puro lixo ou são projetos que mal saíram do papel. Abraço!

      Excluir
  3. Tomara que as criptomoedas, ainda dê um caldo em 2018 !!! ai será ótimo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, 2017 foi o boom pra jogar as criptos pro mainstream. O problema é que está surgindo muito lixo sem valor algum que as pessoas estão comprando apenas por comprar, e isso vai resultar em um crash forte em algum momento. Resistirão as mais consolidadas.

      Excluir
  4. Muito boa marca. Parabéns pelo excelente ano.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. cara. btc subiu muito em 2018, principalmente nos ultimos meses. vai demorar um pouco pra voltar a subir...vai corrigir legal ainda..tem gente que aposta numa corração ate 8 mil e alguns em até 5 mil. O fato é que hoje é mais facil ele voltar aos 5 do que chegar aos 25. A tendencia pro longo prazo continua de alta e nõ duvido se ele chegar a 40~60 mil dolares ao final de 2018. Quanto as altcoins, acho que algumas tem potencial e vale a pena diversificar. hoje estou em 50% btc, 25% em ripple (coloquei bem menos, mas ela subiu muito) e o resto em 7 outras moedas (ltc, eth, cardano, stellar, raiblocks, verge e iota). Se alguma delas chegar a 10x o valor investido já compensa muito ter diversificado.
    2018 vai ser um ani durissimo pra os ativos de risco, mas as cryptomoedas são altamente descorrelacionadas ao brasil. Adotei uma estrategia semi suicida pra 2018 e acho que tem tudo pra dar certo:
    1-tenho cerca de 1.9 milhoes em ativos tradicionais (500 k em bolsa, 600 em renda fixa, 600 em fundos de ações, multimercados e de renda fixa e uns quebrados no fgts e emprestimos a terceiros). Pedi resgate de mais ou menos 150 mil que vou colocar em moedas até final de janeiro.
    2-aproximadamente 11 bitcoins. até o fim de janeiro quero aumentar essa posição com a grana a ser resgatada e com a grana em caixa e chegar a pelo menos 15 btc se o preço dele ficar abaixo de 60 mil reais. se despencar pra 30 ou 20 mil eu vou enxer o carrinho e melhor ainda.
    então, minha estrategia no ano de 2018 vai ser manter a grana nos ativos tradicionais (cerca de 1.8 mi apos os resgates). Pontualmente posso resgatar alguma coisa caso as cryptos estejam realmente voando . e TODA a grana nova (cerca de 50~60 k/mes) vai pra bitcoin e altcoins, tendendo a manter 50% em btc. A depender do preço medio do btc ao longo do ano que vem estimo terminar 2018 com aproximadamente 20 a 30 btcs, que pode estar valendo facilmente 100 a 200 mil reais. Como o investimento vai ser gradual, mes a mes, vai dar pra sentir o mercado e tentar prever alguma situaçõ de mais perigo. se o movimento do btc continuar ascendnete e chegar a 100 k em dolares como se preve em 2019, facilmente alcanço meu alvo de independencia financeira que é em torno de 10 milhoes de reais.
    como ainda terei grana em ativos normais, mesmo num apocalipse para os btcs, onde eu perca tudo, posso ainda manter cerca de 2 milhoes. como eu falei antes, é uma estrategia semi-suicida, mas que na pior das hipoteses me deixaria com 2 milhoes e na melhor com mais de 10 e facilmente aposentado. qeuria saber sua opinião. abraço
    ps: vou fazer 29 anos, tenho uma profissao de alta remuneração, solteiro e sem filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, com 10 milhões dá pra ser independente financeiramente por várias gerações. Rs.
      Sua estratégia parece muito bem definida. Eu já lucrei muito com os Bitcoins e agora vou puxar um pouco o freio, focando mais em ativos tradicionais para preservar o patrimônio e diminuir as oscilações... eu particularmente não confio em outras moedas além do BTC, pois é a única que oferece todas as características que me interessam e que me permitem dormir tranquilo.
      Para alguém com 29 anos você já tem um excelente patrimônio, então minha dica seria para você deixar as coisas no piloto automático o máximo possível e aproveitar seu tempo fazendo o que gosta, pois seu futuro já parece bem encaminhado.
      Abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde!
    Comecei a realizar pequenos aportes do zero e queria montar um blog, seria uma forma de incentivo.

    A blogosfera tem lugar pra uma menina investidora pobre kk?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem espaço para novas pessoas, a blogosfera está carente de gente nova para compartilhar experiências! Bem-vinda!

      Excluir
  7. Quem sabe um dia escrevo um post desses falando do primeiro 1 milhão.. Obrigado pelo incentivo na post. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só manter o plano fluindo que uma hora chega lá! Abraço!

      Excluir
  8. Fala Nerd! Realmente seu 2017 foi espetacular!!! 2018 promete!!! Vamo que vamo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Bora pra 2018 ser mais um sucesso pra nós! Abraço!

      Excluir
  9. Já pensou em montar um rig de mineração? acho que seria um bom investimento

    qualquer coisa entra em contato em sombraextra@gmail.com, tenho pesquisado muito sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Fala ai Nerd!

    Te adicionei no meu blogroll, estarei acompanhando.

    Agora faço parto do Time Criptmoedas, já fiz o primeiro aporte e não sou mais virgem neste investimento.

    Abração

    ResponderExcluir