quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

2017 - Considerações finais sobre o bitcoin

Olá amigos,




Faz tempo que não posto nada além do fechamento do mês. Falha minha. Queria muito conseguir me dedicar mais ao blog, principalmente nesses tempos malucos que estamos vivendo.

2017 foi o ano que iniciou a revolução das criptomoedas. Elas já existiam, discretas, vistas com preconceito pela maioria das pessoas, porém nesse ano elas finalmente saíram das sombras e foram parar em todas as conversas de happy hour e provavelmente estarão presentes na mesa de natal também.

Eu fui um feliz early-adopter desse movimento e fui recompensado com meu patrimônio decolando como nunca antes na minha vida, me tornando milionário agora no final de novembro e já agora perto do R$ 1,5mi. Ainda não me caiu muito a ficha e eu sinceramente estou bastante perdido sobre quais rumos tomar na vida agora. Mas esse é um problema muito bom de ter, hehehe.

Bom, sobre o bitcoin: está barato? Está caro? É bolha? É pirâmide? Hora de dar meus pitacos sobre o assunto. Em primeiro lugar, vamos esquecer o preço atual e lembrar do que é realmente o bitcoin. Desde a primeira vez que eu li sobre o bitcoin eu me apaixonei pela idéia, pela tecnologia e pelo o que ele significava em um mundo de fake money impresso por banco central que só joga mais dívida sobre as novas gerações enquanto passa a mão na cabeça de especuladores que inventam bolhas e mais bolhas de crédito. Sempre foi o sonho de qualquer libertário uma moeda global, com quantidade finita, totalmente descentralizada e que permite o envio de qualquer valor para qualquer lugar sem nenhum terceiro envolvido. Eu acreditava que o negócio era promissor e que cedo ou tarde ia acabar virando mainstream.

O bitcoin ainda é a melhor de todas as moedas, mesmo quando a cada dia surge uma nova prometendo ser superior em algumas características. Em primeiro lugar, o que dá valor ao bitcoin é o envolvimento da comunidade que forma sua rede de desenvolvedores, pesquisadores, mineradores e nós, e o bitcoin possui a maior rede disparado. Em segundo lugar, o bitcoin tem o maior tempo de vida e já provou ser bastante resiliente quanto a ameaças e governos idiotas (não existe meio de parar o bitcoin; o que se faz é tentar controlar as corretoras, mas nada impede o P2P e o mercado negro). Por último, de todas as criptomoedas malucas que estão aparecendo, possui a tecnologia mais simples de entender, e eu evito investir naquilo que eu não entendo. Um erro comum agora é tratarem criptomoedas como ações, recomendando que você faça uma cesta diversificada. Bobagem. Existem boas criptomoedas e existem LIXOS puros, que só possuem algum valor hoje pelo desespero dos novatos que perderam o bonde do BTC e agora tentam também sua parte de ganhos astronômicos.

O preço está alto? Difícil dizer. Eu sempre faço o seguinte exercício mental: o dinheiro governamental é despejado em quantidade gigantesca na economia o tempo todo, enquanto o bitcoin é escasso e finito. Se uma parte desse dinheiro tradicional sempre for direcionado à compra de bitcoins, para onde pode chegar a cotação? Quanto mais o bitcoin se consolida, mais tenho a certeza de que isso é o ouro do novo século.

A rede está lenta? Está muito caro transacionar? Sim! Hoje o bitcoin não tem mais muita função como moeda e sim como reserva de valor, assim como o ouro. Isso não significa que será assim para sempre. A Lightning Network está chegando em 2018 para transformar microtransações instantâneas em uma realidade, criando uma nova camada de troca de moedas na rede (pesquisem sobre isso pois os grandes portais infestados de redatores idiotas/patrocinados por banqueiros não sabem). A tecnologia evolui e todos os esforços hoje são concentrados em melhorar a escalabilidade da rede. Se você não acredita no bitcoin tradicional por conta disso, existe o Bitcoin Cash, o Litecoin e outras moedas que possuem taxas menores, porém bem menos volume e muito mais instáveis.

Eu recomendo entrar agora? Não opino sobre isso. Se alguém me perguntasse mês passado eu diria para aguardar uma correção, mas custava cerca de 25 mil e agora está 55 mil. Ou seja: sei lá. Cada um tem que estudar corretamente, se informar o máximo possível e colocar o capital que está disposto a ver oscilar bastante no momento que sentir mais confortável.

Como eu gosto de dizer quanto me perguntam, esqueça o preço e entenda o significado do bitcoin antes de qualquer coisa. O mais importante de avaliar em um ativo disruptivo como esse é o impacto que ele causa em todo o sistema financeiro global. Sem entender isso, você vende na primeira queda brusca desesperadamente. Mantenha-se focado em receber notícias e análises de boas fontes, pois hoje a desinformação propagada pelas fake news e o amadorismo de algumas reportagens beira ao ridículo. Esqueça os idiotas que falam que é bolha ou pirâmide, pois eles não estão entendendo nada do que está acontecendo.

E lembre-se: se for investir, você é o seu próprio banco. Carteira particular, chave privada bem protegida e é só correr pro abraço. Nunca deixe na mão de terceiros.

Este provavelmente foi o último post antes do fechamento de 2017, então desejo a todos um FELIZ NATAL e um INCRÍVEL 2018!

Abraços!



34 comentários:

  1. Grande NI!!!! Entrei nas cripto há uns 2 meses. Estou focando mais em Altcoins e um pouco somente em BTC. Fica de olho na LTC que ela vai estourar ano que vem!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LTC parece bom, mas não vejo muitas vantagens com relação ao Bitcoin.
      Abraço!

      Excluir
  2. O mais interessante da lightning.network pra mim são as transações CROSS-BLOCKCHAINS, que permitirão na prática eu trocar 1BTC meu por 1LTC seu (não necessariamente nessa taxa de câmbio, hehehe).

    Também penso como você, queria ver o BTC sendo usado no dia a dia, hoje já podemos pagar boletos com BTC e carregar cartões pré-pagos pra fazer compras, algumas lojas físicas e virtuais aceitando, toda essa valorização despertou o interesse das massas, e a adoção e conhecimento popular é importante para isso virar uma realidade irreversível.

    Se fosse opinar diria que a lightning.network, bancos centrais pelo mundo comprando BTC, Contratos futuros de BTC sendo negociados nas principais bolsas, Fundos de Investimentos posicionados em BTC, etc, 2018 será O ANO do BTC, tudo indica uma forte guinada para CIMA a níveis nunca antes imaginados!

    E o BTC pode ser infinitamente divisível, então nunca existirá uma unidade mínima da moeda, o que resolve o seu problema de escassez.

    Aliás por ser uma moeda deflacionária, seu valor tende a sempre subir.

    Espero ter contribuído com o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contribuiu pra caramba!
      Espero que a layer-2 seja implementada logo!
      Abraço!

      Excluir
  3. Post interessante e sensato, diferente do monte de lixo que escutamos nos fóruns e por aí afora. A todo momento surge um bando de oráculos tentando prever a subida e a descida. Na prática a quantidade de btc não muda, o que muda é a relação dela com o dólar.

    Mas nesse momento estamos passando por uma grande turbulência (ou correção, como queira chamar) e está dando dó ver todo o lucro sendo derretido. Estávamos todos hiponotizados olhando para cima. Mas como disse, é acreditar nas premissas, segurar na cadeira e não olhar para o lado! Que venha 2018 como muitas boas novidades (e saúde em primeiro lugar).

    Um abraço!

    iO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa correção foi natural e serviu para tirar dinheiro dos que entraram sem entender nada e passar pra quem tem paciência e investe a longo prazo, assim como acontece com qualquer ativo. Já deu uma excelente recuperada agora, e eu consegui aproveitar pra comprar mais bitcoins.


      Abraço!

      Excluir
  4. Primeiro grande dip de muitos novatos heheh

    vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita gente sendo pega de surpresa, mas pra quem já conhece o bitcoin, esse tipo de queda acontece de X em X tempos e é completamente normal rsrs.
      Abraço!

      Excluir
  5. Isso ai, isso que é uma opinião sensata !!

    ResponderExcluir
  6. Fala Nerd! Alguns comentários...

    "é o envolvimento da comunidade que forma sua rede de desenvolvedores, pesquisadores, mineradores"
    Na verdade não faz muita diferença qual criptomoeda vc está desenvolvendo, pesquisando ou minerando. Minerar uma ou outra é a questão mais simples que tem. Hoje os mineradores verificam todo dia qual moeda está valendo mais a pena minerar (pela cotação), configura a plataforma para minerar essa critpomoeda e bola pra frente.
    Desenvolvedores e pesquisadores idem. Na verdade o que realmente é estudado e aprofundado é a tecnologia blockchain.
    Na verdade faz muito mais sentido desenvolver e pesquisar utilizando novas moedas do que no Bitcoin que já está disseminado pelo mundo. E justamente por está em todos os cantos é cada vez mais difícil a moeda ser atualizada. Pode acabar ficando obsoleta com o tempo.
    Enfim o envolvimento da comunidade é com a tecnologia blockchain, não com Bitcoin especificamente.

    "e já provou ser bastante resiliente quanto a ameaças e governos idiotas"
    Passou por algumas ameaças, mas está longe de estar consolidado. Por exemplo, Bitcoin nunca passou por uma crise financeira mundial. Na minha visão falta muito para Bitcoin provar sua resiliência. E acredito que no final não provará ser resiliente a este nível de preços. Pra mim a resiliência de Bitcoin está em cotações muito mais próximas de zero do que nos preços atuais, já que a criptomoeda não tem valor intrinseco que justifique a discrepância com as demais milhares de criptomoedas.

    "O preço está alto?"
    Na minha opinião sim. O preço "justo" de bitcoin é próximo de zero mais um prêmio rem relação as demais criptomoedas pela maior liquidez e pela "marca"... Mas o prêmio justo em relação as demais criptomoedas está longe de ser o que o mercado está pagando hoje. Estamos diante de uma imensa bolha especulativa que não tem como se sustentar.

    Quem está dentro só está por que acredita que o preço vai subir pra sempre. Nem imóvel sobe pra sempre. Ainda mais algo que não tem valor intrinseco. Na hora que os tubarões saírem a bolha estoura. Essa hora vai chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Na verdade não faz muita diferença qual criptomoeda vc está desenvolvendo, pesquisando ou minerando. Minerar uma ou outra é a questão mais simples que tem. Hoje os mineradores verificam todo dia qual moeda está valendo mais a pena minerar (pela cotação), configura a plataforma para minerar essa critpomoeda e bola pra frente. "

      Não. A maior parte das moedas que estão surgindo agora possuem paradigmas muito distintos do Bitcoin. As que são "raiz" é a LTC e os forks do Bitcoin, o resto são completamente diferentes. Muito se fala sobre o Ethereum, mas é uma "moeda" que possui um propósito específico de rodar smart contracts e por isso não tem uma emissão finita como o Bitcoin.
      Não faz sentido um minerador comprar equipamentos caríssimos, ter um alto custo de energia elétrica e montar um pool para ficar trocando de moeda, pois ele vai querer investir na que possui o maior número de usuários e também a comunidade mais forte. Ele não vai querer atuar para quebrar a própria moeda que está recebendo como recompensa. A briga principal hoje é entre o Bitcoin e o Bitcoin Cash, que tem como base exatamente a mesma tecnologia e por isso permite que o mesmo hardware utilizado na mineração sirva para ambos.

      "Desenvolvedores e pesquisadores idem. Na verdade o que realmente é estudado e aprofundado é a tecnologia blockchain."

      Sim existem muitas linhas de pesquisa, novas tecnologias e até novos tipos de cargos sendo criados por conta do blockchain. Mas qual blockchain? O blockchain do bitcoin somente existe pelo incentivo econômico dos mineradores de receber bitcoins como recompensa, e os bitcoins possuem valor justamente por rodar em um protocolo descentralizado sem controle estatal. O Bitcoin pode ficar obsoleto com o tempo? Claro. Mas é ainda a moeda mais simples e mais descentralizada, com o maior número de usuários e maior comunidade envolvida.
      Essa é uma linha de raciocínio muito utilizada por banqueiros e economistas que morrem de medo do bitcoin. A tecnologia do blockchain é revolucionária, mas o blockchain mais valioso, mais descentralizado e mais forte até hoje é o do bitcoin.

      Quanto à resiliência da moeda, sim ela provavelmente será colocada a prova quando explodir uma crise principalmente nos EUA, e pra mim não existe motivo para acreditar que não haverá uma corrida do ouro e também uma corrida do bitcoin, que é muito mais acessível hoje. Talvez essa corrida já até tenha começado silenciosamente.

      "O preço "justo" de bitcoin é próximo de zero"

      Essa é a parte que eu discordo completamente e eu acredito que falta a compreensão para entender o valor da moeda. É um ativo finito, descentralizado, longe da interferência de burocratas, nem seu criador é conhecido, mas ela EXISTE. Ela não foi criada na cabeça de nenhum intelectual, filósofo ou político, ela surgiu, resistiu durante anos e agora está aí. Eu consigo enxergar muito valor em qualquer cidadão poder ter reserva de valor em um bem intangível, auditável, portável, garantido matematicamente por uma rede que recebe muitos investimentos e sem um controle central, tornando as pessoas livres para guardarem valor longe da moeda obrigatória que nos é imposta, vulnerável a todos os tipos de crise e de governos irresponsáveis. Quem diz se a moeda tem valor ou não é o mercado e hoje ele coloca muito valor a ela.

      Eu não estou dentro acreditando que o preço vai subir para sempre porque nada dura para sempre, principalmente na tecnologia. Mas a grande diferença é que pra mim o valor intrínseco dela hoje supera em muito o do ouro. Enquanto o valor do ouro está em sua raridade física, o do bitcoin está em sua rede.

      De qualquer maneira acho legal debater sobre isso pois essa questão do valor intrínseco ainda é muito discutida e creio que é necessário realmente expor todos os argumentos para que cada um possa tirar suas próprias conclusões.

      Abraço!

      Excluir
    2. Discordo de um monte de coisa que vc escreveu, mas não faz sentido aprofundar nos pontos. Apenas reitero que minerar qualquer moeda é a coisa mais simples do mundo. Vc vê qual está valendo mais a pena no dia, minera e no fim do dia troca (vende) por bitcoin ou pela moeda que vc quiser.

      No fim do dia, Bitcoin é apenas mais uma criptomoeda entre milhares e, em termos de tecnologia, está longe de ser a melhor. Todas as qualidades que você imputa a bitcoin não é exclusivo de bitcoin, mas pode ser alcançado por qualquer criptomoeda. Arrisco dizer que centenas de criptomoedas já são muito melhores que bitcoin em termos de "fundamentos", no entanto estão longe de ter obtido valorização minimamente parecida.

      Eu não tenho a menor dúvida de que Bitcoin é bolha e que essa bolha vai estourar. Só não sei dizer quando (pode já estar acontecendo).

      Torço muito para os seus 1,5 milhões estejam muito bem investidos, muito longe dos Bitcoins... Não sou de sugerir comprar ou vender ativos pela blogosfera, mas se vc tiver com mais de 5% de sua carteira concentrada em Bitcoins, corre lá e muda isso cara... ou pelo menos espalha em várias criptomoedas...

      Abraços.

      Excluir
    3. "É um ativo finito"
      Não é. O nome Bitcoin é finito, mas o ativo é um algoritmo e pode ser replicado centenas, milhares de vezes se for preciso, para cumprir suas funções seja elas qual forem. E olha que nem é o melhor algoritmo.
      E justamente por ser infinito é que o valor intrinseco é próximo de zero. Não faz o menor sentido o preço subir tanto.

      Excluir
    4. O ponto principal que eu acredito que você está errado sobre o Bitcoin é justamente que você ignora o efeito de rede dele hoje. É como dizer que o Facebook não é a melhor rede social pois acabaram de inventar uma com muito mais recursos, mais rápida e etc. Mas toda a massa de usuários ainda está no Facebook e para que a nova rede social vingue ela precisa passar por uma bateria de testes que leva em consideração também a maturidade de sua rede, e hoje o que mais temos é um monte de porcarias que não dá nem pra considerar criptomoeda. O Bitcoin se tornou popular esse ano mas está há quase 10 provando ser imune à ataques de todos os tipos e também provando suas características comparáveis ao ouro.

      Bom, apesar de eu discordar, agradeço por vc agregar valor à esse post com a discussão, afinal é bom pra todo mundo ver os dois lados da moeda. E quem tem mais dúvidas pesquise bastante pois todo esse mundo de criptomoedas é muito novo e possui muito material interessante na rede.

      Abraço!

      Excluir
  7. Glória a Deis!!! Finalmente alguém que entende de bitcoin.
    Show d bola esse post!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Por isso acho justíssimo as pessoas q ficaram ricas com btc como vc, pois elas entendiam de economia, sistema financeiro, política e por isso desenvolveram e apoiaram essa ideia.
    Deus lhe abençoe!!! E q seja sábio q sua fortuna como foi no passado com suas escolhas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Nerd, muito bom post, sensato!

    O bitcoin agrega valor sim, é uma tecnologia revolucionária. Pode ser que não seja a tecnologia dominante, mas o blockchain em si é a revolução.

    Um dia ouvi uma pessoa dizendo que o Blockchain representará para humanidade em torno de 50x mais o que a internet representou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que o uso do blockchain realmente revolucione o mundo, matando principalmente os "middle-mans" inúteis como os cartórios por exemplo...

      Abraço!

      Excluir
  9. Fala ai Nerd,

    Estou dando uma olhada nos seus posts, muito bem escritos por sinal, pra ver se eu mudo a minha atual opiniao que é contraria ao Bitcoin (sim, sou um velho e anti modernidade).

    Aproveito e pergunto, pois ainda nao achei na internet: Ha algum tipo de moeda que atualmente ainda possa ser minerada com computadores comuns ou um pouquinho potentes para esta finalidade exclusiva?

    Tipo, exemplo: Ainda se consegue mineirar a moeda Xinglingcoin que vale 10 centavos de dolar.

    Eu teria interesse em mineirar estas tranqueiras.

    O que acha?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nunca fui muito à fundo quanto a isso. Houve um fork recente do Bitcoin chamado Bitcoin Gold cuja proposta é permitir que máquinas mais simples possam minerar. Ele usa um algoritmo que exige mais memória RAM ao invés de processamento. Dá uma olhada...

      Abraço!

      Excluir
  10. Nerd Investidor,

    Muito bom o seu blog, conheci hoje.
    Gostei do post e dos comentários, são de alta qualidade e muito úteis.
    Legal você ter comprado antes. Eu estou começando a estudar o assunto, em breve vou começar meus investimentos em criptos, de forma diversificada. Me arrependo de não ter dado a devida atenção ao assunto antes...
    Estou pensando em ADA, ETH, DASH e LTC, além de BTC, é claro. Li que várias empresas grandes estão investindo na XRP, talvez uma boa opção também. E agora com a negociação de contratos futuros em BTC, acredito que ainda há potencial para muita valorização dessa cripto específica.

    Acredito também que a concorrência entre as maiores será cada vez mais acirrada, assim como acontece em outras indústrias.
    O que você acha sobre isso?

    Em minha opinião, o blockchain veio para ficar, independentemente de uma certa descrença por parte de muitas pessoas.

    Feliz 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu olho com bastante desconfiança para as moedas mais novas. Principalmente algumas que são mais centralizadas e proprietárias, como o ETH. ETH não possui emissão finita, por exemplo, e todas essas que não possuem a emissão controlada eu considero "estranho" como investimento, afinal o mais bacana do Bitcoin é a reprodução da escassez do ouro e também sua descentralização. Ethereum eu acho um PROJETO ótimo mas uma MOEDA ruim de investir.

      Virei um "cryptoconservador", foco mais em Bitcoin rsrs.

      Quanto ao blockchain sem dúvidas, todos enxergam o potencial, até os bancos estão entrando na onda. Odeiam o Bitcoin mas amam o blockchain.

      Abraço!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O que você acha do Bitcoin cash, melhor para investir hj em dia?

    ResponderExcluir
  13. O Bitcoin é o futuro e quem comprar agora vai se dar bem mais tarde! interessante suas dicas obrigada por me ajudar nesse assunto!

    ResponderExcluir
  14. HI. I'M STUART NEWBY EX KLEINWORT BENSON LONDON. THEN MONTANI MONACO. I'M AN EX BIG MAFIA MONEY LAUNDERER ( I DID THAT IN LONDON, IN SINGAPORE AND LATELY HERE IN MONACO THRU MY EX EXTREMELY CRIMINAL COMPANY CALLED MONTANI )! I HAVE BEEN WASHING LOT OF MAFIA ASSASSIN CASH WITH THIS PEDOPHILE FREEMASON FELON, MALAVITOSO HOODED BROTHER OF MINE CALLED PAOLO BARRAI. BORN IN MILAN ON 28.6.65. BOUT WHO I WANT TO TELL A LOT, NOW. I WANT TO MAKE BIG REPENTANT MAFIOSO'S CONFESSIONS BOUT ALL THIS AND RIGHT NOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    1
    IS A PEDOPHILE SODOMIZING CHILDREN: PAOLO PIETRO BARRAI (BITCOIN: THAT "IT" USES X MAFIA-MONEY-LAUNDERING THRU VERY CRIMINAL EIDOO, VERY CRIMINAL CRYPTOLAB S A, VERY CRIMINAL CRYPTOPOLIS, VERY CRIMINAL MEDICALCHAIN, VERY CRIMINAL BITMAX, VERY CRIMINAL WMO GROUP)! EXTREMELY DANGEROUS PEDERAST PAOLO PIETRO BARRAI WELL KNOWN ALL AROUND THE WORLD AS " THE PEDOPHILE OF BITCOIN"! MAFIA MONEY LAUNDERER PAOLO BARRAI BORN IN MILAN ON 28.6.65 USES BITCOIN TO ORGANIZE THE RAPING OF CHILDREN AND TO PROMOTE PORNOGRAPHY FOR PEDOPHILES LIKE HIM! WE GOT LOT OF PROOVES BOUT IT!!! YES, IS HOMOSEXUAL OF PEDOPHILE KIND PAOLO BARRAI: BLOG "MERDATO" LIBERO ALIAS "STALKING SHIT SPREADED IN A FREE WAY WITH NAZIST JOSEPH GOEBBELS'S STYLE". STALKING SHIT BASED ON IMMENSE FAKE IN ORDER TO KILL EVERYONE IS NOT HITLERIAN & ANTI SEMITIC LIKE HIM! PAOLO BARRAI IS A BASTARD ASSASSIN, PAOLO BARRAI IS A PRINCIPAL OF MANY MURDERS! PAOLO BARRAI HAS ALREADY GONE 3 TIMES TO JAIL! PAOLO BARRAI HAS BEEN FIRED BADLY BY CITIBANK MILAN! PAOLO BARRAI HAS BEEN VERY HEAVILY FINED BY CONSOB! PAOLO BARRAI HAS ESCAPED FROM BRASIL AT NIGHT, GETTING A FIRST AVAILABLE FLIGHT, IN THE MIDDLE OF CARNAVAL DAYS, TO NOT FINISH IN JAIL: FOR EXTREMELY SERIOUS CRIMES LIKE HAVING RAPED AN 8 YEARS OLD CHILD, AS WELL AS FOR ENORMOUS FRAUDS, MAFIA MONEY LAUNDERING, NAZIST AND RACIST PROPAGANDA, EXECUTION OF KILLING THREATS, BLACKMAILS AND EXTORSIONS.... AND, LITTLE SWEET CHERRY ON CAKE: PEDERAST SEX HE HAD WITH AND 8 YEARS OLD CHILD.
    BASTARD ASSASSIN WORM PAOLO BARRAI IS ALSO A MEGA SCAMMER, BURNING ALL SAVINGS OF EVERYONE FALLING IN HIS -CYBER-MEDIATIC-FINANCIAL TRAPS! AL CAPONE OF FINANCE: PAOLO BARRAI BORN IN MILAN ON 28.6.1965 ( LAUNDERING CASH FROM COSA NOSTRA, CAMORRA, NDRANGHETA, AS WELL AS CRIMINAL CASH FROM NAZIRACIST MOVEMENTS LEGA NORD AND FORZA ITALIA, IN EXTREMELY CRIMINAL EIDOO SWITZERLAND AND EXTREMELY CRIMINAL CRYPTOPOLIS SWITZERLAND)!!!
    AND.. AGAIN.. AND..AGAIN..AND..AGAIN...
    IS ONE OF MOST BASTARD CRIMINAL CONNECTED TO PANAMA PAPERS, STINKY WORM PAOLO BARRAI, ALREADY THREE TIMES IN JAIL, BORN IN MILAN ON 28.6.1965
    YES, I AM WRITING BOUT CRIMINAL ASSASSIN PEDOPHILE PAOLO BARRAI FROM MEDICALCHAIN, CRIMINAL ASSASSIN PEDOPHILE PAOLO BARRAI FROM CRYPTOLAB S A,
    CRIMINAL ASSASSIN PEDOPHILE PAOLO BARRAI FROM CRYPTOPOLIS, CRIMINAL ASSASSIN PEDOPHILE PAOLO BARRAI FROM BITMAX, CRIMINAL ASSASSIN PEDOPHILE PAOLO BARRAI FROM VERY FAILING ICO EIDOO, ICO MEGA MAFIA MONEY LAUNDERER FOR NDRANGHETA, VIA STINKY DELINQUENT NETALE FERRARA FROM REGGIO CALABRIA.
    CAREFUL TO THIS LOUSY VERY NASTY, SAVAGE DELINQUENT: PAOLO PIETRO BARRAI EX CITIBANK MILAN, BORN IN MILAN ON 28.06.1965, CONDEMEND TO JAIL ALREADY MANY TIMES!
    ONE OF DIRTIEST MAFIA AND CRIMINAL COLLARS MONEY LAUNDERER IN PANAMA ( AND NOT ONLY IN PANAMA)... EXTREMELY DELINQUENT INDIVIDUAL, ALREADY THREE TIMES IN PRISON ( EITHER IN ITALY AND ESPECIALLY IN BRAZIL), STINKY FELONIOUS PAOLO BARRAI (OR STINKY FELONIOUS PAOLO "PIETRO" BARRAI), BORN IN MILAN ON 28.06.1965.
    FROM VERY VERY CRIMINAL WMO SA PANAMA, VERY VERY CRIMINAL WORLD MAN OPPORTUINITES VIA MAZZINI 14 LUGANO, VERY VERY CRIMINAL BSI ITALIA SRL VIA SOCRATE 26 MILAN, VERY VERY CRIMINAL BLOG MERCATO LIBERO ( NOT FOR NOTHING, EVERYONE IN ITALY AND INITALIAN SPEAKING PART OF SWITZERLAND, KNOWING HOW MANY CRIMES AND WHAT HORRIBLE KIND OF CRIMES, PAOLO BARRAI, ALWAYS DOES, CALLS THIS BLOG: "MERDATO" LIBERO).

    ResponderExcluir
  15. 2
    FINED VERY HEAVILY BY CONSOB FOR MEGA FRAUDS HE DID ON PV BUSINESS AND NOT ONLY
    http://www.bluerating.com/trading/179-promotori/28601-qmultaq-da-70mila-euro-per-un-ex-promotore-che-ha-violato-gli-obblighi-informativi.html
    https://www.adviseonly.com/blog/investire/mercati-finanziari/il-trading-dei-miracoli/
    http://www.advisoronline.it/albo/consob/22190-consob-sanziona-a-raffica.action
    FIRED BADLY BY CITIBANK MILAN FOR MEGA ROBERRIES, COLLECTION OF BRIBES AND FRAUDS "IT" USED TO ORGAINZE THERE. MADE CONDEMNED TO JAIL BY CITIBANK MILAN.
    CONDEMNED TO JAIL, THEN, EVEN IN BRAZIL, FOR OTHER FRAUDS, FOR MAFIA MONEY LAUNDERING, FOR ATTEMPTED EXTORTION, FOR DEATH THREATS DONE, FOR BLACKMAILS DONE, FOR INTERNET STALKING DONE AND ALSO ATTEMPTS OF HAVING PEDOPHILE SEX WITH VIEW UNDERAGE LOCAL BOYS ( INFACT, SINCE ALL THIS GOT SENTENCED, EXTREMELY CRIMINAL PAOLO BARRAI HAS NEVER PUT A FEET IN BRAZIL ANYMORE... HERE FOLLOWS A LINK CORRESPONDING TO THE BEGINNING OF ANY INVESTIGATION
    http://www.rotadosertao.com/noticia/10516-porto-seguro-policia-investiga-blogueiro-italiano-suspeito-de-estelionato )
    "IT" TOTALLY BURNED, TOTALLY NULLIFY 100% OF THE SAVINGS SOME CANDID PEOPLE HE SCRUBBED VIA INTERNET, GAVE HIM TO INVEST ( EVEN BECAUSE IN HAVING "NOSE FOR BUSINESS", IN HAVING "BUSINESS INTUITION", PAOLO BARRAI IS AN ABSOLUTE DONKEY: HIS PREVISIONS IN WORLDWIDE STOCKS, COMODITIES, CURRENCIES, REAL ESTATES, ARE ALWAYS WRONG, WRONG, INCREDIBLY WRONG... ALWAYS.... WITH ZERO EXCEPTIONS...EVERY ONE IN FINANCIAL BUSINESS CALLS HIM "REVERSAL INDICATOR"). "IT" HAS BEEN WASHING IN PANAMA ( IN CONNECTION WITH MOSSACK FONSECA AND NOT ONLY), SWITZERLAND ( BY FINTER BANK ZURICH LUGANO AND BANCA STATO LUGANO), GERMANY, SPAIN, ESTONIA AND DUBAI, LOT AND LOT OF
    -ASSASSIN ITALIAN COSA NOSTRA, NDRANGHETA, CAMORRA'S CASH
    -ASSASSIN COLOMBIAN MAFIA CASH
    -ASSASSIN MEXICAN MAFIA CASH
    -NAZIRACIST LEGA NORD'S CASH ( COMING FROM MEGA CORRUPTION, MEGA ROBBERIES, DIRTY BUSINESSES OF THESE KUKLUKKLANIST MIXED TO NDRANGHETIST FROM LEGA NORD, IN CONNECTION WITH DICTATORS LIKE PUTIN, GHEDDAFI AND LE PEN'S FAMILY)
    HE CALLED MANY TIMES OBAMA BARACK A BLACK BASTARD
    http://ilpunto-borsainvestimenti.blogspot.com/2013/01/ecco-limpatto-fiscale-che-ha-fatto.html
    AN HISTERICAL FAIRY
    http://ilpunto-borsainvestimenti.blogspot.com/2014/03/mercato-libero-e-per-la-grande-madre.html
    ( "IT" CALLS OTHER PEOPLE "FAIRY" BUT THEN ALWAYS LOOKS FOR 8, 10, 12, 14 YEARS OLD GYPSY MALE PROSTITUTES TO MAKE PAEDERAST SEX WITH)
    - FASCIST MAFIOSO DICTATOR, PRINCIPAL OF MANY MURDERS AND SLAUGHTERS, AS MUCH AS ASCERTAINED PEDOPHILE SILVIO BERLUSCONI'S CASH
    http://www.mercatolibero.info/panama-mercato-libero/
    INFACT, SILVIO BERLUSCONI, LEGA NORD, COSA NOSTRA, CAMORRA, NDRANGHETA, COLOMBIAN MAFIA, MEXICAN MAFIA, ARE, SINCE ALWAYS, SAME KILLING CHOLERIC SEWER!
    PS
    BE STRONG NOW PLS. AS JUST MENTIONED BEFORE, BUT BETTER EXPLAINED NOW, EXTREMELY CRIMINAL PAOLO BARRAI BORN IN MILAN ON 28.6.1965, HAS THE CARD OF WORLDWIDE ASSOCIATION OF PEDOPHILES: " PEDOPHILE PRIDE".
    "IT" SAID MANY TIMES, IN PRIVATE, "IT" HAS BECOME, SINCE VIEW YEARS, AN HOMOSEXUAL PEDOPHILE. A PAEDERAST. AND "IT" IS PROUD TO MAKE SEX WITH BOYS JUST A LITTLE BIT MORE THAN CHILDREN, BEING KIDS 8, 10, 12, 14 YEARS OLD. "IT" SAID THIS HAPPENS EVERY TIME "IT" GOES TO PANAMA, LATIN AMERICA IN GENERAL AND THAILAND ( AND OUT OF PANAMA PAPERS ARE COMING OUT VARIOUS CASES OF PEDOPHILES AND MAFIOSI HAVING EXTREMELY DIRTY CASH THERE: ONE OF THEIR MAIN CRIMINAL BANKING INTERMEDIARIES WAS THIS "SURPLUS OF PRISON" WHO IS PAOLO BARRAI )!

    ResponderExcluir
  16. Depois que o bitcoin enriqueceu muitas pessoas, agora tem gente apostando nas moedas de baixou valor.

    https://brasilfaucethub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. GANHE bitcoin de forma rápido e fácil 100% free! ACESSE JÁ: novamoedabitcoin.blogspot.com

    ResponderExcluir