domingo, 1 de outubro de 2017

Fechamento do mês - set/17

Olá amigos aportadores,


Esse mês foi mais um que eu não tive aporte por ainda ter gastos com móveis e decoração do meu novo lar, mas tudo ainda dentro do esperado.
Por causa dos gastos extras e da queda dos bitcoins (que recuperou bem agora no final do mês), meu patrimônio acabou encolhendo no resultado final. Porém a queda foi compensada por um excelente desempenho dos fundos imobiliários que valorizaram muito bem durante o mês.
A estratégia com os bitcoins continua firme e é basicamente onde eu concentro todos os meus esforços de renda variável hoje. O resto vai no piloto automático.

Prejú do mês: -2,39%


Fazia tempo que eu não montava o gráfico acima para enxergar melhor a distribuição do meu patrimônio. Como vocês podem ver o Bitcoin que começou como algo simples já tomou conta de tudo e meu risco está bem alto com ele. Entretanto desde que eu comecei a aportar meu lucro com bitcoins está na faixa de 137%. Ou seja, estou muuuuito no positivo.

O problema com o bitcoin é o seguinte: boa parte desse patrimônio entrou como dinheiro não-declarado pois eu presto alguns serviços e recebo bitcoins como pagamento de salário. Se eu vender meus bitcoins para investir em outra coisa, como eu declararia esse rendimento? Qual seria o imposto a ser cobrado? Eu nunca fui atrás disso pra saber direito, mas acho que boa parte da graça em operar bitcoins é justamente ficar longe do sistema financeiro tradicional e dos excelentes serviços da Receita Federal que não consegue impedir corruptos de movimentarem milhões mas conseguem apreender queijo sem nota fiscal.

Faço também elogios a plataforma da Biva, que pra quem não conhece, permite a nós emprestar dinheiro para empresas e receber mensalmente as parcelas do montante inicial acrescidas de juros MUITO BONS nessa época de SELIC magra. Estou muito satisfeito com a qualidade e até agora não tive nenhum problema com eles. Recomendo a todos!

Bom, na vida pessoal está tudo muito bem! Morar sozinho é sensacional! Não tenho absolutamente nada pra reclamar. Só arrumar a casa está sendo mais chato, mas vou pagar uma empregada pra fazer um faxinão pelo menos a cada 15 dias.

Abraços!

12 comentários:

  1. Parabens pelos resultados. Poderia me falar se você já realmente já resgatou alguma coisa da BiVa? ou por enquanto é só o saldo que enxerga na tela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles pagam todo mês certinho. Você recebe um certificado de posse daquela dívida, e pelo site dá pra ver o valor que vai cair no mês e o dia correto.

      Excluir
  2. Hahaha esse comentário da receita foi foda kkk, e real mesmo. O que e essa plataforma da Biva? Sucesso nos investimentos
    Voce teve uma variação negativa no seu patrimônio, mas não prejuízo pois voce nao vendeu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acessa o site deles e lá é bem detalhado... em resumo eles captam grana pra emprestar pra empresas e te pagam mensalmente. Rende mto bem

      Excluir
  3. O que mencionou do bitcoin são algumas das problemáticas que me deixam afastado, até porque perdi o bonde, então deixa quieto.

    O prejuízo faz parte, renda variável e suas emoções.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O topo de hoje é o fundo de amanhã amigo, compre ao menos 1 bitcoin para a vida!

      Excluir
  4. Fiquei curioso com o BIVA, poderia dizer a porcentagem de rendimento mensal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do portfólio q vc investe, mas em geral rende uns 1,88% a.m.
      O legal é q te pagam mensalmente então vc pode reinvestir essa grana em outra coisa e aumentar ainda mais a rentabilidade

      Excluir
  5. Muito bom nerd, ainda bem que ela deu uma recuperada mesmo, minha carteira já está com maisde 30% em BTC, estou certamente exposto, mas é isso aí, sem riscos sem lucros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bitcoin vai acabar sendo um ativo de proteção em todas as carteiras no futuro eu acredito.

      Abraços!

      Excluir
  6. Nerd, você pensa em diversificar o valor que tem em Bitcoin em outras criptomoedas, como o Ethereum e Litecoin? Na minha visão o Ethererum é outra moeda que chegou pra ficar, e já tem muitas plataformas sendo construídas com base nela, acho que vale a pena dar uma conferida também.

    Parabéns por finalmente ir morar sozinho, vejo bastante gente que não se adapta, mas parece que você ta curtindo bastante, aproveite bem!

    Abraço.

    ResponderExcluir