terça-feira, 31 de março de 2015

Fechamento do mês mar/15

Esse mês eu fiz várias modificações na estrutura da carteira. Vendi um TD Pré-fixado 2017 (nomes novos!) onde eu estava excessivamente alocado e troquei uma parte por TD IPCA 2019 e outra parte eu montei uma carteira de FIIs.

Acredito que os FIIs estejam em um momento muito interessante para o longo prazo pois vários títulos já estão pagando um yield mensal de mais de 1% sem IR o que já é um ótimo retorno e ainda tem espaço pra subir mais enquanto a SELIC não parar de subir também. Estou balanceando a carteira entre alguns poucos FIIs com maior liquidez e robustez (+ segurança - yield) e vários FIIs com menor liquidez porém com yield maior, de forma que eu possa ir remanejando os papéis de forma rápida caso necessário. Tem que ficar de olho na liquidez diária dos papéis, pois em caso de emergência pode ser difícil vender a um preço com lucro.

O target dessa carteira por enquanto é ficar com um yield mensal de 1%. Se a SELIC subir mais, vou elevar o target. Na hora que a SELIC estabilizar ou começar a cair, acredito que os papéis comecem a valorizar gradualmente e aí é só alegria recebendo aluguéis altos e ainda por cima podendo vender com valorização. Quando isso vai acontecer? Sei lá.



A carteira de ações está uma bosta faz meses e vejo vários colegas da blogosfera migrando progressivamente pra outros tipos de investimento. O pessimismo com os rumos do país domina todos os noticiários. Eu passo mal de raiva vendo esquerdista bostejando nas redes sociais. Não aguento mais ver tanta notícia ruim ao mesmo tempo. A faculdade da minha irmã está quase suspendendo as aulas por não ter mais verbas do governo. O almoço está cada vez mais caro e eu estou levando marmita de vez em quando pra não comprometer tanto os aportes. Ficar em casa no final de semana assistindo filminho no Netflix e Popcorn-time está virando regra pois qualquer passeio de merda que você faz custa os olhos da cara. Pra todo lugar que eu olho é só demissão.

Como esse mês foi um mês de ajustes na carteira e eu vendi o TD antes do vencimento acabei pagando um IR maior na venda, além dos custos de corretagens e proventos dos FIIs que eu não recebi ainda, foi um mês fraco porém positivo. Segue o fechamento:

Aporte: R$ 3562,73

Rentabilidade do mês: 1,41%
Rentabilidade desconsiderando o aporte: 0,27%



Abraços!



Um comentário:

  1. E verdade. Quem vai ganhar nessa crise é a Netflix. Net vai rodar. Valeu o update.

    ResponderExcluir