sábado, 21 de março de 2015

[Games] Cities: Skylines

Faz muito tempo que não posto sobre jogos que remetem a assuntos sobre investimentos, mas é principalmente porque nos últimos meses eu não havia jogado nada de novo na área, até agora. Hoje vou falar sobre um jogo que saiu esse mês, Cities: Skylines!



Com uma idéia muito parecida com Simcity, o jogo permite que você seja um prefeito todo-poderoso criador de cidades, administrando as finanças públicas, impostos, leis, trânsito, linhas de metrô, linhas de ônibus, navios, aeroportos, zoneamento da cidade em áreas residenciais, industriais, comerciais e escritórios, além de cuidar da produção de energia, fornecimento de água, esgoto, coleta de lixo, cemitérios, segurança... ufa! O que não falta é o que fazer durante o jogo.



O jogo em si consiste em desenhar as ruas, avenidas e estradas da cidade (onde a simulação é realmente muito boa) e colocar as construções em suas bordas, assim como determinar as zonas, que vão crescendo sozinhas conforme os moradores forem chegando. Fornecer os recursos básicos é essencial para que eles gostem de morar na sua cidade, mas é importante ficar sempre de olho no dinheiro antes de você quebrar a sua cidade e se afundar em empréstimos. É importante planejar com cuidado o tipo de rua que você vai utilizar ao definir as áreas centrais e industriais de sua cidade, dependendo da expectativa de trânsito esperada para aquela região. Colocar vias pequenas de mão dupla em áreas industriais onde o volume de caminhões é muito grande, é problema na certa. Você também precisa evitar colocar habitações muito próximas de construções poluentes e barulhentas, e precisa definir corretamente as rotas de ônibus que percorrem a sua cidade. Vale utilizar viadutos, rotatórias e estratégias urbanas para melhorar o tráfego e minimizar o uso de semáforos em áreas complicadas.



Um dos diferenciais mais interessantes em comparação aos concorrentes é a possibilidade de determinar bairros específicos na sua cidade, e aplicar políticas distintas a eles. Por exemplo, você pode criar um bairro estritamente residencial, onde é proibido o tráfego de veículos pesados e o estímulo a reciclagem seja incentivado. Outro bairro específico para explorar a indústria do minério. Outro onde o acesso a drogas recreativas seja liberado. E também políticas de impostos exclusivas para certas regiões, estimulando e restringindo o desenvolvimento do que for desejado.

Outro ponto muito interessante é como a Paradox Interactive criou o jogo de forma a ser completamente aberto para modificações e customizações. Através da integração com o Steam, o jogador tem acesso a um acervo gigantesco de criações de outros usuários, como novos modelos de construções e rodovias, além de modificações do jogo, que permite alterar as regras, criar novos modos de visualização e expandir o funcionamento da mecânica interna. Esse tipo de abertura permite com que a comunidade do jogo cresça rapidamente e o jogo evolua e se mantenha atualizado por bastante tempo, além de ajudar a combater a pirataria, pois o acesso ao conteúdo customizado se torna muito trabalhoso a não ser pelas vias legais. Já existem milhares de construções personalizadas disponíveis.

Os gráficos de CS são muito bonitos e apostam no colorido pra suas construções. É possível dar zoom e acompanhar a trajetória dos pedestres e carros durante a vida deles na cidade. O jogo é um pouco pesado, mas é possível alterar a resolução e remover alguns recursos gráficos para melhorar bastante o desempenho.




O jogo está disponível no Steam, podendo ser adquirido também no Nuuvem e Fullgames (ambos ativam o jogo no Steam, então escolha o menor preço) e custa em torno de 50 reais (excelente custo/benefício).


Abraços!

Um comentário:

  1. Oi, Nerd, tudo bom? Conheci seu blog porque está entre os blogs do Rover. Quando eu li "nerd" vim aqui conferir. Dei uma passeada para ver o conteúdo do blog e, como boa nerd que sou, o primeiro post que eu li foi esse.

    Eu adoro esse jogo! Eu comprei recentemente na Steam, além de ter comprado o Rust e o The Guild 2 - Renaissance (eu sou louca pelo The Guild 2, um dos jogos mais geniais da Steam na minha opinião). No meu tempo mais ocioso eu aproveito para construir uma cidade priorizando a eficiência e isso não é moleza, além do "exercício" de administração, ele tem metas, estratégia, enfim, é um jogo bem mental. O problema é que meu PC está sem placa de vídeo e o jogo, que tem um gráfico lindo e "pesado", tenho que jogar no gráfico mínimo na menor resolução T.T

    Então, eis meu pedido: você saberia me ajudar indicando uma VGA de melhor custo benefício? Eu até consigo escolher uma boa sozinha, mas o dólar ainda está caro e o preço tem me incomodado, uma VGA boa e barata, aí já não consegui achar sozinha. Já procurei em blogs especializados, mas são exagerados e, quando eu peço ajuda, os blogueiros NÃO ENTENDEM que eu estou com dó do meu dinheiro. Eu não quero sacrificar muito um mês do meu aporte rsrs.

    Qual placa você usa?

    ResponderExcluir