terça-feira, 6 de maio de 2014

O lado bom do pessimismo

Boa noite amigos aportadores,




Dia desses tive uma conversa descontraída com alguns antigos amigos e, comentando sobre atitudes passadas, me falaram que eu era um cara muito pessimista desde que me conheciam. Sempre fui do tipo pé atrás na maioria das coisas que faço ou me pedem pra fazer, e isso realmente fica claro com pouca convivência comigo.

Analisando a situação me dei conta que ser pessimista traz alguns problemas, mas também pode ser uma arma gigantesca para obter a independência financeira. Na minha infância, cresci vendo minha mãe atolada em dívidas, cheia de cartões de crédito, passando noites de estresse e procurando empréstimos em vários lugares. Aquilo me agoniava e me fazia perceber o mal que a falta de dinheiro pode causar. Ver esse tipo de situação desde cedo automaticamente fez com que eu antes mesmo de trabalhar já prometesse a mim mesmo que nunca passaria por aquele tipo de situação.

Aportei desde o meu primeiro salário de estagiário, na época sem conhecimento algum sobre rendimentos e inflação, mas lembro que fiquei muito feliz quando juntei a maior parte do meu primeiro pagamento numa poupança. Sabia que se começasse desde cedo, numa época em que eu ainda não tinha muitos gastos, eu teria uma segurança para sempre. O meu pessimismo com relação a ficar endividado me ajudou a criar o hábito de poupar desde cedo e de nunca gastar mais do que eu ganho.

Tive uma fase de deslumbramento com a bolsa e com pouco conhecimento comecei a investir e obviamente cometi inúmeros erros, o que me fez perder dinheiro. Mas o pessimismo sempre me ajudou a esfriar a cabeça e começar a estudar mais após um erro grave, ao invés de continuar insistindo em estratégias equivocadas. O pessimismo hoje me faz pensar mil vezes antes de tomar qualquer decisão de investimentos, e mesmo após tomar uma decisão continuo questionando-a e procurando identificar possíveis erros que cometi ali.

Muita gente tira meu sarro, inclusive amigos muito próximos, sobre meus hábitos de investir, aportar, buscar rentabilidades maiores, evitar gastos supérfluos. Não ligo mais para esse tipo de crítica pois a minha conta bancária já está muito maior do que a de todos eles e a curva de crescimento vai ladeira acima. Daqui a não muito tempo o meu pessimismo vai mostrar quem tinha razão. Esquentar a cabeça ou dar ouvidos para essas pessoas só te puxa para o caminho da mediocridade junto com eles.

Em relacionamentos, também sou muito analítico, exceto por meu primeiro namoro que fui muito impulsivo (na verdade estava desesperado por arranjar uma namorada mesmo). Fujo como o diabo foge da cruz de relacionamentos onde a mulher demonstre ser emocionalmente instável, possua um passado nebuloso ou demonstre sinais de estupidez e incompetência no que faz. Tudo isso é sinal de problemas futuros, dores de cabeça, crises, chiliques, pessoas sem foco, mediocridade. Dia desses comecei a conversar com uma pedagoga que escrevia tudo errado, puta que pariu, que horror, imagina a criança que tem aula com uma mula dessas. O pessimismo faz com que eu evite ceder a impulsos momentâneos e me meta em situações desagradáveis. Fico muito deprimido de ver o quanto as pessoas hoje são completamente medíocres, não possuem nenhum hábito de leitura, pensam apenas em imediatismos, fotinhos... numa era onde qualquer informação fica a uma internet de distância, pessoas usam esses instrumentos apenas para propagar a imbecilidade coletiva.

Então você que também é criticado por ser pessimista, por ressaltar os problemas que enxerga quando alguém dá alguma idéia, por ver os erros que ninguém mais vê, lembre-se que isso também pode ser uma arma bastante poderosa durante toda a sua vida.

Ou talvez isso tudo não seja pessimismo, e sim realismo. Numa era onde as pessoas evitam pensar, procuram se vitimar, desistem de aprender, culpam os outros por seus fracassos, não gostam de trabalhar e procuram o Estado papai pra resolver todos os problemas, o ato de pensar duas vezes, planejar a própria vida, traçar objetivos e planos de contingência, realmente soa como pessimismo exagerado.


Keane - Spiralling

9 comentários:

  1. Boas reflexões NI. Vejo que partilhamos idéias semelhantes. Mas seria mesmo você um pessimista? Prefiro enxergar esse comportamento mais inclinado ao cauteloso que ao pessimista. O pessimista tem ausência de confiança, o cauteloso se precavê de possíveis infortúnios que venham a ocorrer. O pessimista não dá o próximo passo por acreditar que irá cair e realmente não dá o passo. O cauteloso antes de dar o passo duvida que tudo sejam flores e tenta se certificar de que tudo está realmente no seu devido lugar, e aí sim, dá o passo. o pessimista não age por falta de confiança, o cauteloso não age até se certificar que tudo (ou quase tudo) é realmente confiável. Depois me add ao seu blogroll!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. É isso mesmo, mas sempre somos vistos como pessoas negativas, principalmente quando esfregamos a realidade na cara dos iludidos. É fogo!

      Abraços!

      Excluir
  2. É uma variante da máxima 'espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier'.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, sempre preparado para o pior, assim evitamos surpresas.

      Abraços!

      Excluir
  3. Foi o excesso de otimismo e o fato de compor a massa medíocre que me tornei endividada.

    Agora, tenho mais controle da minha vida. Sei onde quero chegar e ninguém me desviará do foco ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas lidam com as finanças como se fosse um detalhe desagradável. Algumas até demonstram certa repulsa em mexer com dinheiro, por isso se livram dele tão rápido.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Olá Nerd!

    Meu, acho que vc tirou esse texto da minha cabeça, só pode, rsrs! Sou exatamente da mesma maneira. Costumo dizer pra que fala que sou pessimista o seguinte: sendo pessimista dificilmente me decepciono ou me frustro com algo, muito pelo contrário, por ser pessimista e esperar o pior, sempre estou contente com os resultados porque estabeleço metas reais e não goals subjetivos e otimistas num mundinho cor de rosa.

    Compartilho com vc que talvez esse sentimento não seja bem pessimismo e sim realismo, pq a realidade costuma ser azeda e áspera. Tb me blindei com esse pessimismo vendo meu pai enfiado em dívidas e com nome sujo, cresci vendo o velho em fases "ricas" e outras quebrado, prometi que jamais passaria por aquilo e até hj tem dado certo.

    Não ceda às convenções sociais otimistas, continuemos assim e seremos felizes!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo seus posts fica claro que você pensa assim também! Rsrs
      Mas acredito que isso já tenha evitado você de entrar em inúmeros negócios ruins ou tomar más decisões que muitas pessoas teriam feito num momento de euforia sem pensar direito nas consequências.
      A conta bancária que diz quem está no caminho certo da IF, sempre!

      Abraço!

      Excluir
  5. Sempre fui pessimista, mas tive alguns picos de otimismo, principalmente com relação ao trabalho. Quando tinha confiança no emprego me endividava! Resultado dívidas..... É melhor o pessimismo, pois quando, você está otimista, todos tentam te levar para o caminho da mediocridade, do endividamento... E quando você está na merda, endividado, todos te viram a cara, quando não riem dela....

    ResponderExcluir