quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Para onde vai o Brasil?

A nova capa da The Economist mostra claramente a visão do investidor estrangeiro, do empresário e do investidor brasileiro. É o voo que falhou no meio do caminho, o foguete que se desgovernou e perdeu o rumo otimista que havia sido constrúido antes. Ao lado, a capa de 2009 que mostrava o belo cenário que havia a nossa frente, se o governo tivesse dado a atenção necessária para os desde então óbvios problemas que poderiam atrapalhar a decolagem.


Tanto aqui na blogosfera de finanças como nos comentários de economistas nos rádios, TV e internet, ficou claro que o governo errou. Errou feio. Errou em todos os aspectos. O governo Dilma conseguiu em três anos de mandato: aumentar de forma exorbitante os gastos públicos, aumentar o intervencionismo na economia, espantar os investidores estrangeiros (e até hostilizar o capital estrangeiro como se fosse algo ruim e desnecessário), minar a confiança do empresariado, forçar uma derrubada dos juros em um cenário óbvio de inflação no limite, criar medidas absurdas de protecionismo como a elevação do IPI em 30% para carros de fora, não realizar reformas estruturais e evitar as parcerias comerciais com outros países fora da América do Sul, que poderiam beneficiar muito o país.

Temos uma Petrobras que precisa torcer para que o preço do petróleo não suba pois isso pode causar prejuízo. Um setor elétrico atacado como se fosse o inimigo. A indústria morrendo lentamente, perdendo cada vez mais competitividade com outros países. Investimento baixo. Governo abrindo mão de reajustes de preços em tarifas, aumentando a insegurança econômica e o medo de quebra de contratos, o que aliás levou a presidenta a ir até o Goldman Sachs para dizer que o Brasil cumpre seus contratos sim senhor, causando risos na platéia.

Pra piorar não temos nenhum candidato de oposição para se aproveitar das incontáveis burradas do governo atual e apresentar uma proposta diferenciada atraindo a atenção dos insatisfeitos. Ironicamente o único potencial de oposição é Marina Silva, que luta para criar o próprio partido a tempo das eleições do ano que vem.

O projeto de poder perpétuo do PT se alastrou por todos os poderes: executivo, judiciário e legislativo. O julgamento do mensalão e seus embargos infringentes mostrou que não será necessário voto secreto na câmara para impedir qualquer absurdo de acontecer: os juízes deram a cara pra bater, tiraram sarro da pressão popular e o povo não foi pra rua. O prejuízo da corrupção agora se soma ao prejuízo que o país sofre ao travar o judiciário com mais intermináveis horas de abobrinhas e manobras jurídicas para arrastar esse processo. O PT já se alastrou de forma fatal. Eles não tem mais medo do povo. Dilma e Mantega continuam perpetuando mentiras, projeções surreais, maquiagens nas contas públicas e medidas populistas pontuais para controle da massa votante.

A capa da Economist veio no momento certo, pouco tempo antes das agências de rating começarem a cortar a nossa nota, o dólar disparar e a nossa bolsa voltar a afundar. Me mantenho completamente pessimista com os rumos do país. Estamos no caminho de virar outra Argentina ou Venezuela, com seus loucos no poder, seus inimigos declarados da imprensa, a inveja amarga aos Estados Unidos, e seu povo na miséria com inflação descontrolada e fazendo fila por papel pra limpar a bunda.

3 comentários:

  1. Legal seu blog cara, me identifiquei kkk
    Dica, GTA V dá chance ao player de ganhar dinheiro na bolsa... pesquise, vale um bom post para o blog.
    Bons negócios pra ti e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pesquise"? Já estou jogando!!! Sou fanzaço de GTA :D
      Em breve vou falar sobre o jogo aqui sim!

      Valeu pela visita! Abraço

      Excluir
  2. Realmente triste a oportunidade que o país perdeu...

    ResponderExcluir