domingo, 14 de abril de 2013

[Games] Rollercoaster Tycoon (série)

Fala pessoal, e aí?

Dando continuidade a lista de games relacionados com dimdim, apresento-lhes hoje um dos jogos mais legais que tive o prazer de passar a infância jogando: Rollercoaster Tycoon.



Vou comentar mais sobre as versões 1 e 2 da série, que são mais antigas. A versão 3 é absolutamente superior graficamente em todos os aspectos, mas as mecânicas do jogo em si não se alteraram tanto.

Fazendo seu parque dos sonhos

Em Rollercoaster Tycoon, você é um empreendedor no ramo dos parques de diversão. É dado um terreno e um orçamento inicial e você deve cumprir o objetivo de cada cenário no tempo estipulado (geramente algo como ter X visitantes e um rating Y de aprovação do seu parque).

O jogo é bastante dinâmico e permite que você crie seu parque de inúmeras maneiras. Você altera o cenário, as árvores, coloca enfeites, lojas de comida, bebida, souvenirs (personalizando o preço de cada uma), contrata empregados, seguranças, mecânicos, e claro, cria seus brinquedos e suas montanhas-russas do jeito que quiser. Boa parte do jogo você passa criando e testando novas montanhas-russas pra deixar seu parque o mais legal possível para seus visitantes.


Versões 1 e 2

E o lucro? Bom, você começa com um empréstimo inicial, e enquanto não usar a receita das entradas, bilhetes e alimentos para quitar essa dívida, você vai pagando juros sobre ela de tempos em tempos. Por isso é muito importante quitá-la o mais rápido possível e sempre ficar de olho na área de orçamento para ver se você não está gastando com bobagens.

Propaganda é a alma do negócio


Existem várias estratégias de monetização e isso é uma das coisas mais interessantes que o jogo oferece. Por exemplo, você pode colocar um banheiro logo na saída de um brinquedo mais intenso, como um chapéu mexicano ou uma montanha-russa e cobrar alguns centavos pelo uso dele. Você pode fazer os seus visitantes andarem bastante para chegarem em algum lugar importante do parque e nesse lugar colocar uma loja de bebidas com um preço bem alto, já que eles não tem escolha se estiverem com sede.
Para aumentar a visibilidade de um brinquedo específico, você pode fazer uma ponte que passa sobre ele, e os visitantes vão parar para darem uma olhada e provavelmente irão para a fila do brinquedo.
Você também pode aumentar o grau de excitement de uma montanha-russa colocando túneis escuros no percurso ou algum objeto ou árvore no final de uma curva fechada, o que garantirá mais emoção para seu público.



Versão 3 e sua expansão com parques aquáticos


Se suas visitas estão escassas, você sempre pode gastar uma grana fazendo uma campanha publicitária, ou dando ênfase a um certo brinquedo novo, ou ao parque todo, ou até mesmo oferecendo entradas gratuitas. Isso é ótimo para atrair mais visitantes e trazer mais lucro para seu parque.

Importante também é destinar recursos para a área de pesquisa e desenvolvimento, que habilitam novas atrações e decorações para seu parque.

Resolvendo os problemas

Pessoas vomitam, jogam o lixo no chão caso não encontrem latas de lixo por perto, e depreciam alguns objetos do seu parque como postes de luz e cadeiras. Para evitar esse tipo de situação, você deve contratar faxineiros suficientes e garantir que eles estejam cobrindo de forma eficiente todas as áreas do seu parque. Seguranças também são importantes para evitar a depreciação e garantir a tranquilidade do seu público.
As atrações mais antigas começam a apresentar problemas mais constantes após um tempo, e aí você precisa ter mecânicos de plantão e também aumentar o número de checagens de segurança (que fazem com que seu brinquedo fique desativado por um tempo). Chega uma hora que é necessário demolir a atração e trocá-la por uma nova, pois ela acaba não trazendo mais as receitas de antigamente.

Os visitantes também oferecem feedback. Cada um deles é monitorável e você pode ver o quanto eles tem de dinheiro para gastar, suas atrações favoritas e suas opiniões sobre seu parque, ajudando a dar foco em resolver o que for necessário e trazer mais brinquedos interessantes para seus clientes.

É incomum mas pode acontecer de sua montanha-russa quebrar e causar acidentes fatais! É claro que isso afeta de forma bastante negativa seu parque e suas receitas, portanto é melhor tomar cuidado e prevenir sempre.

Na versão 3 temos a câmera que coloca você diretamente no brinquedo que construiu

Versões

Particularmente gosto de todas as versões de PC. As duas primeiras, apesar da parte gráfica estar bem ultrapassada para os padrões de hoje, oferecem bastante entretenimento e rodam tranquilamente em qualquer equipamento. A versão 3 revoluciona os gráficos, mas não cheguei a jogar muito para dar uma opinião mais direta sobre o jogo. Uma coisa que agrada bastante na terceira versão além dos gráficos, é a possibilidade de acelerar a simulação. Nas primeiras versões, você não consegue acelerar e precisa ficar esperando o tempo passar várias vezes para concluir uma fase.

Para quem tem filhos pequenos, é um jogo que pode ajudar a instruir sobre o uso correto do dinheiro desde cedo e quem sabe despertar um espírito empreendedor. Pelo menos pra mim funcionou :)

Você pode comprar nos links abaixo as versões de PC para download (sites internacionais, requer cartão de crédito):





Rollercoaster Tycoon

Prós:
  • Simulação excelente aliada a uma boa jogabilidade de como tocar um parque de diversões
  • Abordagem bastante interessante sobre fluxo de caixa e administração de gastos
  • Possibilidades infinitas de personalização e estratégias de monetização eficiente
Contras:
  • Gráficos antigos para as duas primeiras versões
  • A interface das duas primeiras versões não é tão intuitiva graças as limitações da época, deixando o jogador de primeira viagem um pouco confuso no início


Abraços!



2 comentários:

  1. Cara, Dessas séries Tycoon, eu curtia muito um que rodava em DOS: era o Transport Tycoon. Acho que foi um dos mais simples e completos, na medida em que dava pra fazer varias atividades... transporte de carga e passageiros pela terra, mar e ar.

    Abs de outro nerd inestidor hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro desse também, apesar de não ter jogado muito, é do mesmo criador do Rollercoaster, até a interface é bem parecida!

      Obrigado pela visita! Abraço!

      Excluir