segunda-feira, 22 de abril de 2013

[Livro] Trabalhe 4 Horas por Semana

Fala povo,


O livro que eu vou comentar hoje considero ser uma leitura obrigatória pra galera da frugalidade extrema e aportes gigantescos.

Comprei esse livro pensando ser uma obra sobre investimentos e fiquei bastante surpreso com o conteúdo. É um guia bem prático de como mudar seu estilo de vida e conseguir criar uma forma de gerar renda suficiente para que você possa curtir seus dias como se estivesse de férias permanentes do trabalho.
Sim, acho que esse é o sonho de boa parte da comunidade de blogs que tem por aqui. E esse livro pode mostrar um caminho interessante.

A vida dos novos-ricos (NR)

O livro começa com uma introdução bastante clara do autor: ele é um cara que não vive para o trabalho, muito pelo contrário, ele faz tudo que quer, desde aprender a falar um idioma em 3 meses até aprender uma arte marcial e virar campeão de um torneio em tempo recorde. Às vezes passando uma imagem um pouco arrogante, Timothy Ferriss mostra na verdade que esse life-style pomposo e invejado está se tornando muito comum e que não é tão difícil conseguir isso.

O diferencial dos Novos-Ricos é que são a grande maioria composto por jovens, que criaram produtos ou negócios inovadores, e não fazem questão de uma vida de trabalho constante e o resto do tempo livre em uma mansão isolada por muros altos. O objetivo é aproveitar a vida, aprender, viajar pelo mundo e fazer o que tiver vontade sempre. Não há porque deixar a vida pra velhice.

Aqui começa a primeira ressalva: o livro é claramente para um público americano ou de algum país mais desenvolvido que o nosso triste Brasil. As dicas e idéias que ele demonstra são muito mais fáceis de serem implementadas quando você vive em um país onde a sua moeda é mais valorizada que o restante do mundo e onde o governo não faz de tudo para atrapalhar quando você resolve montar um negócio próprio.

Voltando ao conteúdo, o autor apresenta a idéia central de como conduzir esse estilo de vida: montar um negócio próprio, de nicho bem restrito e definido, e automatizá-lo de forma que você não precise passar 12h por dia cuidando dele (inclusive aos finais de semana como fazem muitos empreendedores).
Porque um nicho restrito? O objetivo desse negócio é gerar uma renda constante, unicamente para você, de forma que você possa usufruir do restante do seu tempo da melhor maneira possível, então a melhor forma de fazer isso é criar um negócio/produto com público bem definido para não ter problemas com concorrência (ex. do autor: um e-commerce de camisetas francesas para o mercado americano), conseguir uma margem de lucro alta por produto e ter um custo operacional baixo e simples. Ferriss instrui para que você desenhe um processo de automação do seu negócio desde o início para que você possa pular fora do dia-a-dia da empresa e deixar as coisas sendo guiadas no piloto automático.

Automatizar e delegar é a palavra-chave e para isso o autor sugere a terceirização completa de todos os seus afazeres (inclusive pessoais). O livro traz dicas para que você contrate serviços de assistentes virtuais na Índia, que ganham um salário baixo em dólares e fazem de tudo (que seja possível fazer à distância, é claro).

O princípio 80/20

Esse tema já é bastante comum em livros sobre o uso do tempo, mas o autor reforça que você elimine todos os desperdícios de tempo filtrando bem as suas atividades e podendo então usar seu dia de forma mais positiva. E aqui entra a parte mais curiosa para os empregados de plantão: as dicas para que você trabalhe menos e produza mais aos olhos do patrão, inclusive com textos e roteiros prontos de ações que você pode tomar para convencer o chefe que você rende mais trabalhando de casa (inclusive até inventando doenças pra poder fazer home-office sem encheção de saco). É uma parte muito interessante do livro que faz refletir sobre como nós podemos produzir o mesmo tanto trabalhando 2hrs/dia do que trabalhando 8. As 8 horas diárias são um padrão usado internacionalmente que não reflete a realidade da produtividade. Se o padrão fosse 10 horas, iríamos preencher esse tempo de trabalho com mais tarefas que provavelmente entrariam na porção "80" de tempo desperdiçado, sendo que os "20" são os que mais dão retorno.

O gordo no BMW vermelho

Ferriss é bastante crítico sobre o modelo de trabalhar-aportar-trabalhar-aportar até a velhice, dizendo que teve ataques de pânico quando se viu trabalhando que nem um maluco pra juntar dinheiro e se vendo no futuro em uma crise de meia-idade gordo dirigindo um BMW. É o temor de deixar tudo para depois e viver uma vida vazia focada no trabalho e em juntar dinheiro por juntar sem aproveitar o dia de hoje. O conceito de mini-aposentadoria ou redução do tempo de trabalho sem perder a produtividade é realmente muito bom e faz refletir sobre como somos conduzidos a ter vidas sem-graça conforme entramos no mercado de trabalho e focamos em ganhar dinheiro. Não que seja fácil de sair dessa situação, mas que sim, existem alternativas.

Um ponto abordado pelo autor que faz refletir bastante é o medo que todos nós temos de sair desse modelo de vida e trabalho por não saber o que fazer com o tempo que sobraria. Muitos estão tão acostumados a viver pelo trabalho que não conseguiriam suportar uma vida onde todos os dias são férias. Temos medo de inovar, de tentar o desconhecido, de parar por alguns meses com a vida infeliz que levamos para experimentar coisas novas, de pedir demissão de um emprego ruim. O autor no meio das sugestões de mudar o mindset e fugir da mesmice chega a aconselhar o leitor a parar o que estiver fazendo ao andar na rua e simplesmente deitar no chão por 10 segundos, para observar a reação das pessoas ao redor. É um teste pessoal de como enfrentar novos desafios e fugir completamente do que você costuma fazer.

Novamente, este NÃO é um livro sobre investimentos. Esse é um livro que mostra um novo projeto de vida, um novo modelo de encarar o dinheiro, o tempo e o mundo. O autor não economiza em dicas e demonstra o processo de abrir um e-commerce próprio de forma bastante didática, com muitas recomendações de empresas e sites que possam ajudar o leitor. O ponto fraco é que boa parte do que ele diz e indica é adequado para americanos, mas não para brasileiros. Mas eu recomendo muito para que você perca uma semana lendo-o (o texto é bem leve e prazeroso) e refletindo sobre aonde o seu projeto atual de aportes e trabalho está te conduzindo. O livro faz pensar e é um ótimo motivador para mexer no que está errado e talvez procurar um novo caminho.

E dar o primeiro passo é o passo mais importante, sempre.



Abraços!

2 comentários:

  1. li o livro e me fodi... agora não consigo trabalhar mais que o mínimo necessário para garantir meu emprego, e gasto o resto do tempo tentando adaptar esse plano para o Brasil, mas é foda..... esse país é uma merda.

    ResponderExcluir
  2. nÃO tem problema nenhum com o pais, tem com as pessoas...

    ResponderExcluir