segunda-feira, 4 de março de 2013

[Livro] CRASH

E aí pessoal,


Poucos livros de finanças conseguem ser "divertidos" de se ler. Na maioria das vezes a leitura é massante, exigindo concentração e dedicação para absorver a informação da maneira correta. Mas o livro de hoje consegue ser uma surpreendente exceção.

Escrito por Alexandre Versignassi, um jornalista da revista Superinteressante, CRASH mostra a história do dinheiro, desde os tempos onde não existia dinheiro. É uma leitura que consegue ser engraçada, divertida e carregada de muito conteúdo ao mesmo tempo. O que achei mais bacana no livro são as comparações entre problemas que existiram a séculos atrás e que hoje são repetidos da mesma maneira, incluindo as tentativas de solução que já se provaram erradas inúmeras vezes. A obra cita golpes especulativos como o caso Enron, a época de hiperinflação brasileira (e uma comparação com a Roma antiga), a bolha da internet, IPOs, Naji Nahas e a crise imobiliária de 2008. Alguns momentos da história são visivelmente exagerados na visão do autor, mas servem para manter o diálogo com o leitor mais descontraído e leve.

Não é um livro que vai te ensinar a investir ou especular: é uma visão da história da economia mundial, e boa parte dos seus textos são para pessoas mais leigas, então não espere uma profundidade em temas mais avançados já discutidos em outros livros especializados.

CRASH é uma leitura descontraída, um livro para ser lido em poucos dias e fazer o leitor refletir sobre a economia em geral, tendo uma visão histórica de todos os seus problemas e trapalhadas. E mostra que o dinheiro na verdade não existe: é apenas aquilo que a sociedade entende que seja.



Abraços e até a próxima!

Um comentário: