quinta-feira, 28 de março de 2013

Fechamento do mês mar/2013

Mais um mês se encerrando e a carteira até que está aguentando bem os altos e baixos do Ibovespa.

A bolsa teve esse ano o pior 1º trimestre dos últimos 18 anos! Enquanto as bolsas mundiais decolaram e atingiram novas máximas históricas, a coisa aqui anda morta e o nosso governo populista irresponsável coloca a culpa na crise mundial. É claro...



Bom, vamos para o fechamento do mês:


Rentabilidade de 6,49% contando com o aporte e 1,13% sem contar o aporte. A carteira estava indo bem até tomar a paulada da queda da CMIG4 que desabou cerca de 10% em um único dia :(
Nesse dia agi por impulso com a queda e tirei dinheiro da poupança pra aportar mais na Cemig. A estratégia deu certo pois alguns dias depois o papel já deu uma boa recuperada, mas como eu fiquei com uma exposição muito exagerada nesse papel eu vendi esse montante aportado e diluí em outros papéis.

A carteira atual é composta de:


BBAS3 (400)
BICB4 (1200)
CMIG4 (400)
ETER3 (1100)
TRPL4 (200)
VIVT3 (100)
VALE5 (100)

Saí da WHRL3. Refleti bem e decidi que vou evitar papéis com pouca liquidez. Além disso eu estava com uma posição muito pequena no papel.
Entrou VALE5, comprei a R$ 32,67, achei um excelente preço, estava já de olho pra comprar faz um tempo e com a queda recente acho que entrei bem. Pretendo agora reforçar a posição em VALE5 e VIVT3 nos próximos aportes.

Gostei muito dos dividendos e JCP que recebi esse mês de VIVT3, BBAS3, BICB4 e ETER3! Foi o que deu uma segurada na carteira. É bem legal ver o dinheiro pingando na conta com os lucros dos seus investimentos.

Estou bastante preocupado com a economia esse ano, principalmente com a inflação descontrolada e a inércia do governo e autoridades econômicas sobre o assunto. Ninguém sabe se os juros vão subir, pois parece que a cada dia mudam de opinião. A Dilma teima em manter os juros nesse patamar enquanto os preços disparam e os problemas continuam os mesmos (infra-estrutura precária, falta de política monetária, carga tributária absurda). O povo continua ignorante como sempre e ela está com índice de aprovação nas alturas, enquanto cada mês o nosso dinheiro vale menos e as opções de investimento se tornam menos rentáveis. As intervenções constantes (pobre Cemig) estão acabando com a segurança dos investidores e parece que não tem data pra acabar. Aliás recomendo a todos o blog Finanças Inteligentes, os comentários diários sobre o mercado são excelentes!

Manda ver, Dilma. Nós pobres poupadores estamos resistindo.


Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. Tb sempre curto os dividendos!rs
    Bacana. Eu tenho 5 das 7 empresas da sua carteira.
    Vou continuar acompanhando.

    abs!

    ResponderExcluir