segunda-feira, 19 de junho de 2017

Indo morar sozinho - Introdução

Olá aportadores!



Conforme meus posts anteriores, minha vida mudou de cabeça pra baixo recentemente após terminar um namoro de quase três anos. Como meu capital acumulado cresceu bastante e eu já me sinto mais do que pronto para sair de casa, resolvi colocar meu plano em prática! Por isso irei fazer uma série de posts específicos sobre como farei a transição de morar com os pais para morar sozinho.

A vontade de ir morar sozinho por um tempo já vem de alguns anos e acho que chegou a hora de eu passar por essa experiência. Acredito que será muito legal para meu aprendizado e evolução pessoal. Esse mês já está sendo muito valoroso em termos de novas experiências e aventuras, e morar sozinho será o ápice para que eu finalmente me sinta livre e independente como eu sempre quis. Daí pra frente eu não sei o que será. Esse ano estava sendo péssimo pra mim até então, mas espero que a maré tenha finalmente mudado.



Objetivos!

O objetivo do meu Apê 1.0 é alugar um local confortável, com espaço suficiente para viver sem aperto e receber visitas, próximo ao meu emprego (para economizar com transporte) e de custo mensal mínimo. Quero usar o carro o mínimo possível.
Não procuro um condomínio com nenhuma mordomia, apenas segurança, nada de áreas de lazer ou luxo.
Gostaria de achar um apê com pelo menos os móveis da cozinha inclusos, mas quanto mais, melhor.
Não pretendo gastar muito com faxineira por isso deve ser um local fácil de manter e limpar.
Gosto de bairros tranquilos, longe das grandes avenidas, mas não tão distantes de supermercados, padarias, farmácias e etc (que possa ser possível ir a pé).
Não pretendo ter animais de estimação no começo, mas não me incomodo muito com o barulho alheio.
Farei questão de ter uma sala bastante confortável, com uma excelente TV e som para filmes e jogos, além de um sofá daqueles reclináveis e tal. É aqui onde eu quero focar em gastar bem pra ser feliz. Ah, e fora a cama também.
Alguns móveis que tenho no meu quarto estão ótimos e pretendo levá-los para a nova casa. O gasto com móveis eu quero que seja bem reduzido, em etapas, para que eu possa ir incrementando a casa conforme encontrar pechinchas.
Como não sei cozinhar muito bem (estou em processo de aprendizado rs) não vou inventar de comprar muitas tranqueiras de cozinha. Vou ter que ir comprando os utensílios conforme eu aprender novas habilidades.
A decoração será minimalista, com coisinhas nerds aqui e ali, mas sem frescuras. Tem que ser personalizado, mas também sem exageros desnecessários.
Não faço questão de TV a cabo pois quase não uso, apenas internet com Netflix e filmes que irei baixar.

Como está o andamento?

Estou em fase de planejamento agora, montando planilhas e principalmente olhando os bairros que me interessam.
Um dos problemas que tenho hoje é que trabalho em uma região cara, sem muitas opções de imóveis no nível que eu gostaria de proximidade, mas talvez seja possível encontrar uma opção mais barata a uma certa distância de até uns 2-3km.
O plano é começar a procurar pra valer até o final de julho. Enquanto isso, vou monitorando promoções e até vendo de já comprar o que for possível. Estou aprendendo a cozinhar e me virar, dividindo algumas tarefas aqui de casa pra entender tudo.

Estou aberto a todas as dicas e sugestões dos colegas que já passaram ou possuem qualquer conhecimento que possa ser útil nessa fase! Estou indo com a cara e coragem pra ver no que vai dar...

Abraços!


16 comentários:

  1. Este é um passo importante na evolução de menino para homem. Especificamente em relação aos imóveis, não existem grandes segredos. Quando é feita uma boa pesquisa, surpresas são raras. Elas existem mas são pequenos imprevistos e incômodos, nada que seja incontornável.

    Um ponto que pessoalmente considero importante é a proximidade com o seu local de trabalho.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quero muito achar um lugar próximo ao trabalho, a economia com o transporte seria muito significativa.


      Abraços!

      Excluir
  2. Sou um pouco radical com esse assunto: acho que que todo homem acima de 20 anos tem que ter um carro e morar sozinho. Ok, isso demanda dinheiro mas tb traz dinheiro e facilita a vida com mulheres, o que é importante. Vá com calma, não compre nada antecipado, não esqueça que será alugado e que provavelmente vc irá se mudar várias vezes, compre coisas fáceis de desmontar e que aguentem monta e desmonta. Procure peças coringa que possuam mais de uma finalidade. Depois do youtube só não cozinha quem não quer.

    Boa sorte, abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Já devia ter colocado esse plano em prática antes. Na verdade o plano original era encontrar uma companheira para isso, mas não deu certo, então agora é o plano B.
      Muito obrigado pelas dicas Corey! Abraço!

      Excluir
  3. Então, por experiência própria:

    -alugue algo pequeno. Quanto menor, melhor pra arrumar e menor a entropia;
    -itens que acho essenciais: cama, geladeira, fogão, microondas, máquina de lavar roupa. Não queira saber como é beber água quente ou lavar cueca na mão, é pior do que parece;
    -nunca em hipótese alguma acumule louça suja. Sujou lavou. Mesmo vale para lixo acumulado;
    -tenha ao menos um mercadinho ou padaria perto de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas dicas! Quero realmente algo pequeno e fácil de cuidar.

      Obrigado! Abraços!

      Excluir
  4. Seus pais já sabem disso? você tem irmãos ? porque das perguntas se você é o único filho que mora com os pais, acho que você deveria segurar mais e juntar mais $$$ assim você poderia comprar tudo a vista com desconto ou quem sabe ao invés de alugar comprar um imóvel, mesmo que financiado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi comunicado aqui, e eu realmente não tenho a intenção de colocar o dinheiro em um imóvel próprio no momento, estou conseguindo rentabilizar muito acima do esperado meu patrimônio atual e se continuar nesse ritmo meus planos de IF chegam muito cedo...

      Abraços!

      Excluir
  5. NI,

    eu morei em diferentes aptos de 1/4... e acredite, a minha melhor moradia foi no menor deles!!! não gosto de "conjugadão" ou kitnet (cômodo único)... falo de apto de 1/4 mesmo (separado da sala). Isso deixa com mais cara de casa mesmo...
    É como disseram acima, quanto menor, melhor... mais prático para arrumar e limpar, sem espaço pra acumular coisas sem necessidade...
    eita saudade desse apzim pequeno/arrumadinho q eu morei! hehehe

    uma dica de segurança/emergência seria... deixe sempre uma cópia de sua chave com alguém que vc confia muito... família ou amigo.
    acidentes e imprevistos acontecem... tenha sempre um guardião.

    abraço e boa sorte!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal isso, eu moraria em um desse sem problema. Quanto mais prático melhor!

      Abraços e obrigado pelas dicas!

      Excluir
  6. Eae Nerd!
    Cara, me mudei novamente. Foram duas mudanças em 90 dias, quanto dinheiro jogado fora, kkkkkkkkkk.
    Mudei de cidade e agora de localidade para facilitar a vida da mulher, pois agora ficamos uma quadra do trabalho dela. Porém, lá se foi dinheiro com mudança e com a rescisão do contrato (multa no valor de três alugueis). Quero até chorar, rs..
    Te desejo sorte! Saí de casa aos 18 em função do trabalho e agora que tô "amigado" não tenho planos de retornar. A vida vai tomando esses rumos e as coisas acontecem naturalmente, mas o segredo é o planejamento e as planilhas que vc já está elaborando, no mais é trabalho e mta boa sorte!
    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, duas mudanças em curto tempo deve ser muito estressante... kkkkkk
      Tá certo, depois de sair de casa, não tem como retornar pra vida anterior, tudo muda.

      Abraço!

      Excluir
  7. Para equipar sua casa com eletrodoméstiscos e afins, faça-os devagar. Acompanhe diariamente sites de promoção - ex. Gatry, grupos de promoção no Facebook - Promobugs, Te Dou um Desconto, forum Adrenaline, etc. , e monte a sua base de preços pretendida para cada item. Eu estou há tantos anos acompanhando esses grupos que sei mais ou menos de cor preços promocionais dos produtos mais famosos. E é inacreditável os preços que determinados produtos podem chegar em promoções relampagos ou mesmo "bugs" de lojas, mas tem que ser rápidos, porque dura pouco.

    Sobre o apartamento: não confie na informação passada pelo proprietário sobre o valor do condomínio. Peça pra ver um balancete do prédio, e ver onde se resumem as despesas. É chato, mas evita potenciais dores de cabeça com prédios encrencados com litígios.

    Morar com os pais é fundamental para formar patrimonio, mas a excelente sensação de sair de casa e ter seu canto é indescritível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preços eu realmente já estou de olho... apesar de ainda não ter uma base muito consolidada. Essa dica sobre o valor de condomínio vai ajudar bastante!
      Abraços!

      Excluir
  8. boa sorte!

    escrevi um post sobre o assunto:
    http://acervoscantales.blogspot.com.br/2017/05/social-como-alugar-um-bom-apartamento.html

    abç!

    ResponderExcluir
  9. Opa Nerd.

    Ainda moro com meus pais e, sou mais velho q vc kkkk enfim.
    Estou pensando em fazer o mesmo que vc.
    Não esqueça de nos contar sobre sua experiência. vlw

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir