quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Novatos em finanças



Percebo a cada dia mais como o brasileiro médio é muito mas muito amador em qualquer coisa relativa a finanças. Quem está acompanhando a alta do bitcoin recentemente deve ter visto que a moeda disparou desde metade de dezembro, hoje caiu um bocado, e amanhã sabe-se lá o que vai acontecer. Esse comportamento é natural no livre mercado e vemos isso diariamente em ações, opções, moedas e etc.

Como eu já invisto desde os 20 e já fiz várias cagadas vergonhosas estou bastante acostumado com a oscilação de tudo e após ler bastante sobre o mercado, investimento a longo prazo, entender um pouco de análise fundamentalista e principalmente pela própria experiência de erros que me fizeram aprender bastante, não ligo muito para isso e procuro fazer o essencial que é tentar não achar explicações racionais para os movimentos de curto prazo, pois qualquer mercado é a soma de inúmeros agentes (pessoas e empresas) cada um com seus próprios objetivos, pensamentos e convicções, jogados em um ambiente de livre troca, que forma e desforma tendências como ondas.

Dito isso é muito triste perceber o amadorismo do brasileiro médio relacionado ao mercado de ativos. Quando tento dar dicas para os amigos e colegas, as perguntas sempre são as mesmas:

"Mas eu posso perder dinheiro?"
"Mas e se cair a cotação?"
"Não é muito arriscado?"

O medo da perda é absurdo entre as pessoas que nada tem. Essa é a parte mais irônica de comparar investidores com não-investidores. As pessoas que não possuem nada de patrimônio morrem de medo de ter algum um dia e perder uma parte dele do dia pra noite com a queda de alguma ação ou desvalorização de um título do tesouro direto.

Lembro dos fóruns da ADVFN que frequentava quando comecei a tentar fazer trades. Achava como todo novato que o mercado era fácil de ser domado, e que eu iria multiplicar aqueles 5 mil que eu tinha acumulado muito rapidamente. Lá era dominado por malucos como eu na época e traders frustrados que perderam fortunas e tentavam desesperadamente recuperar o dinheiro. Além dos espertões que passavam o dia gritando e propagandeando o mico que possuíam em mãos tentando criar um movimento de compra ou algo do tipo.

Felizmente caí fora daquele lixo logo no começo e passei a ler, ler e ler muito sobre investimentos. A pressa de querer ganhar me fez perder muito pois eu pulei a etapa mais importante que é estudar a fundo em obras de boa qualidade ao invés de fóruns e porcarias da internet.

Hoje vejo o mesmo movimento principalmente nos fóruns e grupos sobre bitcoin. Tem maluco abrindo tópico perguntando se acham que a moeda vai subir ou cair. Ou a galera que mete o pau no cara que alerta sobre o movimento de compra exagerado e a tendência de correção no curto prazo. As discussões são tão estúpidas que às vezes caio na risada, mas percebo que por trás disso existe uma cultura hedonista que hoje preenche todo o espaço brasileiro baseada no consumo desenfreado, no viver pelo prazer instantâneo e na perda de hábitos como apreciar arte de qualidade e estudar através de livros. A pessoa quer que o dinheiro dela suba sem parar e age com a emoção, pois não possui nenhum alicerce baseado na razão quando faz uma compra ou venda.

Somos um povo que lê muito pouco (quando sabe ler alguma coisa), não poupa nada, ouve lixo e tem fé no governo, uma receita que vai nos condenar ao fracasso e a estupidez financeira por muitos anos ainda.



14 comentários:

  1. “Veja as flutuações do mercado de ações como suas aliadas, não como suas inimigas, lucre com a insensatez em vez de participar dela.” Warren Buffet

    ResponderExcluir
  2. Nerd,

    É impressionante .... as pessoas não conseguem deixar de lado um pensamento linear ... se eu to ganhando muito eles pensam que vao se aposentar em 5 anos ... se estão tendo prejuizo ..acham que vao ficar sem nada em 5 anos .. é bem estranho ...

    sigo olhando os btcs ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A galera não consegue pensar no amanhã... o que mais tem agora com a crise é aquele cara que se exibia pra todo mundo quando tava ganhando bem e gastava tudo e agora tá passando fome pedindo dinheiro emprestado pro sogro.

      Quanto aos BTCs, está com um fenômeno interessante na cotação brasileira, o BTC caiu muito lá fora mas aqui ainda está sendo negociado a um preço bem alto. Por via das dúvidas vendi a maior parte da carteira pra recomprar na baixa rs.

      Abraço!

      Excluir
    2. Nerd,

      Vi um cara comentar sobre isso ... que como o BTC é uma moeda virtual e que não tem um governo etc controlando isso... vai ser normal grandes distorções nos pares... pois hj basicamente as moedas são convertidas em dolar e depois em outra moeda ...

      Chamou atenção que o chinês há muito tempo fica desvalorizando a moeda pra poder manter a balança comercial forte... o chines que ficou rico quer consumir no mundo ele não quer saber da china .. entao ele comprava dólares... hj o governo colocou um monte de barreira ... então ele achou o BTC... nos últimos 6 meses advinha qual foi a moeda que mais comprou BTC? E os chineses estão comprando BTC e trocando fortemente por dólar .. por isso a pressão deve ser maior na moeda americana ...

      É isso mesmo? Não sei .. dizendo um amigo faz muitos trades em forex há anos que é ...

      Abs,

      Excluir
    3. Sim boa parte do volume dessa alta gigante veio da China mesmo...
      E hoje o Bitcoin é muito usado para conversão de moeda de forma barata, ainda é pequeno o uso direto para aquisição de bens e serviços, mas está crescendo.
      Vai ser engraçado ver os governos batendo cabeça pra tentar restringir a compra e venda de bitcoins, ou tentando colocar algum controle fiscal em cima.

      Excluir
  3. Nerd,

    Resumindo o seu texto:

    A República Federativa das Bananas é e SEMPRE será um "país" de macacos. Não no sentido racista, obviamente, e sim no COMPORTAMENTAL.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sim... o que podemos fazer é tentar influenciar quem está ao nosso redor martelando o assunto de educação financeira.

      Abraço!

      Excluir
  4. Fala Nerd!

    Na minha visão, quanto menos a pessoa tem, mais ela deve arriscar... Perdido por um, perdido por mil... O colchão de segurança é sagrado. Fora isso, no início vale a pena tentar dar um gás para formar a bola de neve... À medida que o patrimônio for crescendo, aí sim deve-se incluir mecanismos de maior proteção da carteira...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso eu concordo e basicamente foi isso que fiz durante o começo dos meus investimentos. O foda é gente entrando na onda sem estudar nada e quebrando a cara, como aconteceu agora com quem entrou comprando bitcoin na máxima histórica.

      Excluir
  5. Conheci seu blog a poucos dias. Muito obrigado pelas informações que você compartilha. Estou aprendendo todos os dias. Em relação ao post, você poderia me indicar alguns livros? Eu já tenho alguma noção de renda fixa e só. Abraço e rumo ao seu primeiro milhão rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro!
      Um livro bom pra quem está começando é o Investimentos Inteligentes do Gustavo Cerbasi, fala um pouco de tudo e da realidade brasileira.
      Tem os mais focados em criar o "mindset" correto pra quem quer enriquecer, Os Segredos da Mente Milionária, Pai Rico Pai Pobre e etc. Esses dois são essenciais e dá até pra achar em forma de audiobook no youtube.
      Outros que indico: "O Investidor Inteligente" de Benjamin Graham, "Crash" de Alexandre Versignassi, "Os Axiomas de Zurique" de Max Gunther...
      Comece pelos primeiros que você já terá uma base legal!
      Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente isso, as pessoas nem ouvem o que vc fala só por causa do risco.
    Antes mesmo de terminar o assunto já colocam um monte de barreiras. Eu simplesmente paro de falar e digo "É eu devo ser maluco mesmo..."
    Quando você fala que está conseguindo render bem seu dinheiro as pessoas olham para você como se fosse um criminoso...

    ResponderExcluir