domingo, 1 de janeiro de 2017

Fechamento do mês - Dez/16

Feliz Ano Novo!

Que 2017 seja um ano ainda melhor para nós investidores em todos os aspectos.
Que todos nós possamos seguir firme com nossas estratégias de crescimento financeiro e pessoal.

Resumão 2016: destruição do PT, recuperação tímida da economia, valorização da bolsa, establishment sendo destruído na Europa e EUA, esquerdistas demonstrando seu desprezo pela democracia, Mohammeds explodindo e fuzilando pessoas... enfim realmente foi um ano longo e bastante turbulento, mas financeiramente foi muito bom pra muita gente.

Por aqui realmente foi muito bom. 2016 foi um ano onde eu adotei uma estratégia bastante conservadora com ativos brasileiros, focando somente em Tesouro Direto e FIIs, mas bastante agressivo com os Bitcoins, moeda que eu resolvi aportar pra valer ano passado.

E o resultado não poderia ter sido melhor. Nesse mês de dezembro, a cotação em reais saltou de R$ 2606 para R$ 3400! Esse boom da moeda fez com que eu conseguisse meu melhor mês de todos os tempos, em um mês onde eu não consegui fazer aporte nenhum pois tive uma série de gastos extras com empréstimos e viagens.

Com isso eu finalmente atingi o tão esperado meio milhão e ainda com uma boa folga. 2016 foi um ano muito bom!

Curiosidades: esse ano eu aportei muito pouco comparado aos outros anos, porém o rendimento da carteira foi muito alto, mostrando que depois de alguns anos sofridos de aportes grandes que exigem muitos sacrifícios, você pode chegar na casa dos 30 anos respirando bastante aliviado pois o bolo formado começa a gerar dinheiro automaticamente. Em termos proporcionais, de todo o montante que meu patrimônio cresceu em 2016, 20% veio de aportes e 80% de rendimentos!

Graças a isso pude fazer uma viagem tranquila para um lugar muito bonito, ao contrário dos meus amigos endividados que passaram sufoco o ano inteiro e não puderam fazer nada sem entrar em novas dívidas. Aproveitei muito, comi em lugares fantásticos e não pesou no bolso. Aporte desde cedo para poder ter esse tipo de experiência. É muito bom ver e aproveitar os frutos da disciplina financeira.



Estratégia para 2017? Ainda estou pensando... vou liquidar uma boa parte da minha posição em Bitcoins e transformar em FIIs e TD. Depois disso vou ver se vale a pena formar uma carteira de ações. Talvez eu compre algum produto da Empiricus pra me ajudar com isso (aceito sugestões).

Eis o fechamento do mês e do ano:

Evolução do patrimônio anual: 35,24%
Evolução no mês: 5,34%


Abraços e excelente ano para todos!



13 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados! Nada como juros compostos, eles são lindos...

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Corey! Esse ano realmente foi muito positivo.

      Abraço!

      Excluir
  2. A estratégia das bitcoins tá me deixando de cabelos em pés. Em 1 mes valorizar quase 1k U$, coisa de louco, será que virá pela frente uma queda acentuada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou de 760$ para 1000$ (cotação nesse momento). É extremamente difícil fazer qualquer previsão sobre os movimentos de curto prazo do bitcoin, mas a tendência a longo prazo é continuar subindo. Existe um estudo feito pelo Santander (acho) que mostra como o preço poderia subir ainda mais caso alguns eventos aconteçam, como por exemplo a criação de fundos de investimento que aplicam em bitcoin (e o primeiro acabou de ser criado na Grã-Bretanha).

      Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns!

    Mas de verdade? A economia ainda não melhorou nada, ainda é tudo especulação. Vamos esperar pra ver.

    Abraços é sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e tem muita água pra rolar ainda esse ano. Por isso fico pé atrás com ações.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelos resultados!
    Como que é a liquidez dos bitcoins? Vi que você pretende liquidar uma boa parte, se você quiser vender amanhã, você conseguiria?

    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, hoje em dias temos várias corretoras no Brasil, a mais famosa é a Foxbit. Lá tem um book de compra e venda, só mandar a ordem e transferir o dinheiro pra conta!

      Abraço!

      Excluir
  5. Nerd,

    Subida dos btcs foi linda ....

    FEliz 2017!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi e continua subindo rs.
      Vou liquidar uma parte pra diminuir o risco.

      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa, parabéns pelos resultados! 80% do aumento em rendimentos é incrível!

    Dá até vontadinha de entrar em Bitcoins também... hahahah

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Estude os fundamentos do Bitcoin e você vai perceber o potencial de valorização que ainda tem... sem contar as vantagens tributárias de estar fora do radar da Receita rs.


      Abraço

      Excluir