quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Você não irá se aposentar



O tema da aposentadoria voltou ao noticiário cotidiano em meio a nova proposta do governo de alterar a aposentadoria do INSS com novas regras e claro o aumento na idade mínima para se aposentar.

Esse tema pra mim é completamente irrelevante pois se tem algo que qualquer pessoa que estuda sobre finanças e entende o cenário da economia do Brasil pode afirmar com muita segurança é que a nossa geração está completamente f*dida se for depender do INSS para sobreviver.

O que mais vejo é a pessoa chegando nos 30 assim como eu e ainda pouco preocupado em investir, aportar e formar renda passiva, sempre adiando na expectativa de que em um tempo no futuro o salário será maior e sobrará dinheiro (SPOILER: isso não vai acontecer amigo).

Se você não consegue economizar nada com sua renda atual você já está atrasado. Sinto muito, mas a hora certa de começar a aportar é ONTEM. E esse aporte deve ser também pensando na sua futura aposentadoria desde cedo.

Pode parecer apocalíptico dizer mas a verdade é que a nossa geração não irá se aposentar de forma digna para o básico da sobrevivência. O dinheiro da aposentadoria do INSS que teremos, se o INSS sobreviver até lá, não irá servir nem para pagar o custo dos remédios que vamos precisar para sobreviver.

O INSS é uma bomba e cada um desses pacotes de mudança de regras serve apenas para jogar a batata quente para um futuro presidente/parlamento empurrar com a barriga. As mudanças são sempre muito pequenas, tímidas e medrosas (vide que os militares não terão nenhum corte).

A mentalidade brasileira de ter um Estado babá e a nossa cultura de ser sempre burro com relação a dinheiro faz com que não seja possível discutir modelos melhores e sustentáveis, onde cada um paga a própria aposentadoria, sem depender do sacrifício da próxima geração.

Se você que está lendo ainda é jovem, o caminho é tranquilo pois você ainda tem o tempo como seu aliado. Poupe uma pequena quantia e monte seu próprio plano de previdência privada, ou foque desde cedo a criar sua própria renda passiva e você nem vai precisar pensar em aposentadoria.

O tempo é o principal aliado e o conhecimento está aí disponível gratuitamente na internet e também em livros cuja relação custo/benefício faz com que saiam basicamente de graça. Por isso, não arrume desculpas: seja independente desde cedo e se torne uma pessoa melhor. Saia da asa do papai Estado e vá cuidar das próprias contas com dignidade.

11 comentários:

  1. Estamos perdidos, mas nunca estivemos bem.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os 60+ pra cima ainda podem se considerar privilegiados. A nossa geração terá bem menos benefícios.

      Abraço

      Excluir
  2. Nerd,

    É .. pra quem não começou a juntar dinheiro .. acho uma otima oportunidade .. porque aposentadoria agora .. so em 50 anos ... daqui 20 ou 30 anos .. será em quanto? 200?

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova regra vai fazer com que você só consiga um bom valor quando estiver literalmente morrendo. Além do mais, vão querer setar os valores via lei ao invés do reajuste automático pelo valor do salário mínimo, ou seja, vão fazer com que pouco a pouco o dinheiro vá perdendo o valor lentamente... é a estratégia mais esperta do governo pra fazer o povo leigo de trouxa.

      Abraço!

      Excluir
  3. Pois é meu amigo! Sabemos que não iremos nos aposentar mesmo, ao menos não da maneira tradicional;
    Irei fazer uma série sobre o tema no meu blog também, a fim de conscientizar o pessoal é preciso investir para aposentar!

    https://oriquinho.wordpress.com/2016/12/08/aposentadoria-como-ter-uma-aposentadoria-tranquila/

    Abraços e sucesso meu amigo ;)
    oRiquinho

    ResponderExcluir
  4. Eu nem conto mais com o INSS. Hoje tenho 29 anos e vejo que so depende de mim para nao morrer de fome na velhice. Se desse, nao deixaria descontar um tostao do meu salario para essa porcaria. Nerd Investidor... depois se puder..dê uma olhada de como funciona o "INSS" no Chile. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu contribuo com o mínimo pro INSS e jamais além disso.
      Vou ver sim.

      Abraço!

      Excluir
  5. Por mim, nem existia previdência oficial, cada um que cuide de sua aposentaria, mas sei que isso é utópico, porque no Brasil a maior parte da população preferiria ficar dando lucro para a Ambev.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. A mentalidade do brasileiro infelizmente é de depender do Estado e viver como se não houvesse amanhã.

      Abraço

      Excluir
  6. BRASIL 2016:


    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.

    Em 2016:

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.


    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

    = FIM =

    ResponderExcluir