sábado, 29 de junho de 2013

Fechamento do mês jun/2013

Chega ao fim um dos piores meses de todos os tempos para a bolsa brasileira! Aquele mês que causa uma gastrite nervosa cada vez que você abre o home broker. Aquele princípio de infarto quando sua carteira desaba. Mas faz parte da renda variável.




E no final eu tive uma surpresa: o prejuízo não foi tão grande. Na verdade, graças ao aporte eu tive um pequeno lucro de 0,34%. Sem contar o aporte a queda no patrimônio foi de -3,96%, a maior do ano. Isso porque ela foi bastante amenizada pela alta dos últimos dias e pelas várias ordens que eu dei em alguns pregões pra tentar puxar o freio de mão na ladeira.

E a estratégia caótica de realocações acabou dando certo. Em um dos dias que os índices futuros indicavam mais de 2% de queda logo na abertura eu tratei de botar ordem de venda nas ações mais voláteis e acabei recomprando depois, mais baratas. Suspeitei que VALE5 ainda tinha margem pra cair mais visto que é uma das queridinhas da bolsa e o capital estrangeiro está jorrando pra fora, e troquei ela por EZTC3, que eu dei muita sorte de comprar abaixo dos 26 reais. Liquidei o Tesouro Direto que não parava de cair pra voltar depois e troquei por ALLL3 que comprei também com um bom desconto. A zica da carteira foi CMIG4, me senti comprado em OGX, todo dia desabava mais. ETER3 e VIVT3 seguraram as pontas e tiveram quedas menores. Os dividendos da CMIG e BBAS vieram pra ajudar um pouquinho. Calculando por cima se eu não tivesse me mexido a queda teria sido de pelo menos 3%. Poderia ter dado cagada na minha estratégia e eu acabar vendendo alguma coisa na hora errada, mas o timing deu certo e é isso aí.

Os dois FIIs estão quietinhos lá no canto deles e assim vão ficar por mais um tempo. Penso que enquanto a incerteza quanto a política econômica continuar, os FIIs vão perder para os títulos pré-fixados do Tesouro que quase chegaram aos 12% a. a. esse mês. Vou alocar mais recursos nesse tipo de investimento quando o BC estiver próximo de interromper a alta do juros (sabe-se lá quando).

No geral estou mais tranquilo com esse cenário de baixa. Enquanto for possível aportar bem e os objetivos forem de médio/longo prazo, isso é apenas mais oportunidade para comprar mais e mais.


Minhas posições atuais:

BBAS3 (500)
CMIG4 (500)
ETER3 (1000)
BBPO11 (61)
BRCR11 (53)
EZTC3 (400)
ALLL3 (900)
VIVT3 (200)


Abraços e que o novo semestre seja melhor que esse!

2 comentários:

  1. Opa, bom portfólio!

    Você podia disponibilizar essa planilha pra gente heim.
    Parece mais completa do que a do Alem da Poupança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela é bem bagunçada rsrs, não tenho paciência pra ficar montando planilhas bem estruturadas. Mas vou até pensar em disponibilizar sim, só preciso deixar ela mais redonda.

      Excluir