domingo, 16 de julho de 2017

O que está acontecendo com o Bitcoin?

Bom dia visitantes,


Quem está acompanhando a cotação dos bitcoins nos últimos dias deve ter percebido que a moeda está em queda livre e talvez deva ter ouvido falar sobre siglas estranhas como BIP 148, SegWit, hard fork... Para entender o que está acontecendo é importante ter um certo conhecimento técnico sobre o funcionamento da rede, como o consenso é obtido, quais são os problemas atuais e as propostas para resolvê-los.

Para facilitar a vida de todos indico aqui alguns vídeos e materiais sobre o assunto. Acho importante estudar esse fato pois talvez o que está acontecendo no momento seja uma excelente janela de oportunidade para se posicionar no Bitcoin a longo prazo, contanto que os cuidados necessários sejam realizados!

Basicamente o que vem acontecendo é um conjunto de tentativas diversas de alterar o funcionamento da rede para que alguns dos principais problemas atuais da rede (lentidão, poucas transações por minuto) possam ser resolvidos. O problema é que para isso acontecer é necessário um certo consenso entre todos os membros da rede e caso esse consenso não seja atingido alguns dos membros podem tentar forçar essa mudança "na marra", podendo ocasionar uma divisão na rede (o chamado hard fork), bifurcando o bitcoin em duas moedas diferentes.

Assistam o vídeo abaixo e vejam o link em seguida (em inglês) para entenderem com mais detalhes a situação e se prepararem para o dia 1º de agosto:



A Bitcoin Beginner’s Guide to Surviving the BIP 148 UASF https://bitcoinmagazine.com/articles/bitcoin-beginners-guide-surviving-bip-148-uasf/


Abraços!

3 comentários:

  1. Não será a última vez que o Bitcoin passará por mudanças na tecnologia de software. O problema é que a cada mudança o risco é imenso. Essas moedas digitais vão experimentar muita instabilidade até se consolidarem.

    ResponderExcluir
  2. òtimo !! está bem explicado no vídeo o que irá acontecer !

    ResponderExcluir