segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fechamento do mês - Fev/16

Mais um mês que se vai (e esse passou rápido) e estamos chegando ao fim do verão... finalmente! Não aguento mais o calor infernal dos últimos meses!

A bolsa terminou o mês em alta com destaque para a recuperação de algumas blue chips. Estou confiante com isso? Não. Pra mim a crise continua e ainda estou com muita aversão ao risco. Prossigo com a idéia de fazer compras fracionadas, mas esse mês ainda não parei pra estudar direito o mercado.

Números do mês:

Aporte: R$ 3120,00
Evolução do patrimônio no mês: 1,58%



Fechamento dentro do esperado... sem maiores surpresas. Esse mês basicamente só movimentei os bitcoins e dólares (maior parte agora em dólar). O Tesouro Direto vai bem e posso vender alguns títulos agora com bastante lucro, mas vou esperar mais um pouco.

Março promete ser outro mês bastante turbulento no cenário político que dita as regras do mercado hoje... será que o Lula escapa da cadeia? Será que a Dilma cai? Cunha? Como serão as manifestações do dia 13? Tudo isso nos próximos capítulos...

Estou avançando com os planos de me mudar no ano que vem, provavelmente com a namorada, mas isso depende de fatores como a renda dela e a situação dela no mercado de trabalho que anda bastante afetado pela crise... não vou sair pra me meter em dívidas. Quando for, vai ser pra ter uma vida boa e confortável. Quanto aos hobbies novos, sigo no Arduino, esperando chegarem umas muambas da China pra começar a brincar direito!

Abraços!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A decadência da cidade de São Paulo

Já fiz um post aqui discutindo como a gestão petista do prefeito Haddad é voltada para uma meia dúzia de ricos alienados e vagabundos mimados que projetam na figura dele uma espécie de herói idealista das mais estúpidas idéias progressistas.

Apesar de morar próximo a São Paulo, evito ao máximo ir pra lá pois nunca gostei da cidade. São poucos os bairros e regiões que considero atraentes e desenvolvidas o suficiente para uma metrópole com tamanha importância para o Brasil. Desculpem os amantes da cidade, não consigo ver muita beleza em um lugar tão caótico, sujo e problemático, com construções históricas deterioradas, pichações por todos os lados, rios fedorentos e por aí vai.

Por justamente não ser um grande frequentador da cidade, consigo enxergar de forma mais nítida a evolução ou degradação dos lugares que gosto comparando com as visitas anteriores. Já cheguei a trabalhar lá por um tempo (experiência muito ruim em termos de qualidade de vida) e posso dizer com clareza que a cidade está definhando numa velocidade absurda.


  • A qualidade do asfalto piorou drasticamente
São Paulo nunca foi um exemplo de conservação nesse aspecto, mas é incrível a má qualidade de basicamente TODAS as ruas, avenidas e marginais da cidade. Andar em São Paulo é sinônimo de buracos, remendos desnivelados, ausência de faixas de sinalização em lugares extremamente movimentados e má conservação geral. O risco de acidentes causado pelo descaso da prefeitura e governo são enormes. A dinheirama que jorra nos cofres públicos pelas multas de velocidade sem noção devem estar fazendo muitos petistas felizes, pois é claro que nenhum centavo está sendo aplicado para melhorar a vida do cidadão.
  • O número de mendigos espalhados pela cidade aumentou muito
Uma das formas mais simples de medir o nível de degradação de uma cidade é observar a quantidade de moradores de rua espalhados pela cidade. Em São Paulo eles estão em basicamente todas as áreas, em especial nas ruas do centro. Avenida Paulista, Faria Lima, Vila Olímpia, antigamente locais com menor concentração de indigentes agora parecem favelas a céu aberto. A Avenida Paulista sofreu o maior impacto. Basta andar por lá e comparar como era antigamente e como é hoje. O comércio irregular invadiu as calçadas a ponto de dificultar a travessia em alguns pontos, mesmo com as calçadas enormes. De finais de semana aquilo se tornou um ponto de encontro de drogados, vagabundos e esquerdistas filhinhos de papai. O sonho de Haddad se torna realidade e a cidade perde seus valores históricos e culturais para se tornar um antro de maconheiros e adoradores do Estado, enquanto os pobres perdem seus empregos, suas oportunidades e seu futuro.
  • Os semáforos param de funcionar a todo momento e as enchentes continuam
Tive o azar de ir pra lá e pegar chuva duas vezes seguidas. Na primeira, uma chuva moderada simplesmente apagou todos os semáforos da Av. do Estado e causou um trânsito absurdo, piorado pela falta de agentes de trânsito e má sinalização. Provavelmente os radares continuaram funcionando. Na outra a coisa foi um pouco pior e eu acabei ilhado em plena madrugada próximo ao Mercado Municipal. Como uma cidade do tamanho de São Paulo, com o PIB que tem, com a quantidade de recursos proveniente de multas e impostos não consegue ao menos ter semáforos funcionais? Até cidades como Diadema se saem melhor nesse aspecto.
  • A aparência da cidade nunca esteve tão ruim
Idiotices como a Lei Cidade Limpa demonizaram o comércio e a propaganda que encobriam as sujeiras da cidade e agora a única visão que temos é de pichações, grafites horríveis, lixo espalhado, prédios antigos decadentes e obras inacabadas. Cidade Limpa pra essa gente é remover propagandas que trariam dinheiro e negócios para dar lugar a "arte" de pessoas idiotas, vândalos e todo o tipo de lixo produzido pelos pseudo-progressistas defensores de bandidagem.
  • Os bandidos nunca estiveram tão seguros
Trafegar por São Paulo não passa nenhuma segurança. Talvez esse seja um dos motivos pelas quais as ciclofaixas estão sempre abandonadas. Ninguém consegue andar naquela porcaria com uma bicicleta barata e ninguém quer arriscar tomar um tiro na cabeça ao ser roubado por uma bicicleta. Roubar e assaltar pessoas se tornou um dos melhores negócios pra se fazer em São Paulo graças a tantas políticas de assistência a vagabundos, quantidade de crimes não resolvidos, falta de preparo da polícia e impunidade. Até agora os bandidos não quiseram aderir à campanha do desarmamento ao que parece. O cidadão de bem se tornou uma ovelha indefesa numa cidade construída para os lobos.


A inversão de valores, abandono da educação, estímulo ao lixo moral, mentalidade estadista subserviente ao governo e marxismo cultural vai deixando seu rastro na cidade mais importante pra economia brasileira. Temos inclusive políticos que saem as ruas para defender os direitos dos bandidos, enquanto os poucos policiais que ainda aguentam a pressão e não se corrompem são demonizados.



Pessoas boas estão morrendo todo dia por causa de migalhas, famílias são destruídas por crimes banais, acidentes fatais ocorrem por abandono e má gestão, a cidade está abandonada e os políticos se dedicam dia-a-dia em tornar a vida das pessoas que trabalham e os sustentam ainda pior. A decadência das grandes cidades brasileiras é mais um legado maravilhoso que a política brasileira atual deixa para as gerações futuras. Uma geração que é atacada constantemente para se tornar burra, marginalizada e subserviente ao governo.

A decadência de São Paulo é mais uma das heranças do governo atual (e aqui não me refiro apenas ao PT) que trabalha 24 horas por dia para tornar a vida de quem tenta ser honesto e se virar com dignidade por aqui um inferno.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O perigo da hiperinflação

As contas públicas estão derretendo, o PIB vai pro buraco, os impostos e os juros aumentam sufocando os pobres e a classe média, e mesmo assim o governo brasileiro simplesmente não quer deixar de gastar dinheiro, pois realizar cortes e reformas vai contra a vontade da pouca base de apoio que lhe resta (sindicalistas, funcionários públicos e demais vagabundos) e com isso o PT cai de uma vez.

O cenário vem sendo alertado nas últimas semanas pelos colegas blogueiros, corretoras, economistas e pela Empiricus. O perigo que ronda o Brasil agora é que, para o PT poder se salvar, ele irá sacrificar o Real. O PT vai até o quanto for possível com sua "nova matriz econômica" pois negá-la agora seria assumir que ela não passa de uma imbecilidade criada por pessoas desonestas e incompetentes, que não servem nem como síndico de condomínio. A queda de Levy deixou claro que a única forma de interromper o desastre que esse governo se propõe a fazer com a economia é arrancar Dilma do poder, o que parece bastante difícil pois o judiciário brasileiro já está tomado pelos petistas e já provou que vai usar de todas as artimanhas e malandragens possíveis para sustentar o partido. A inflação desenfreada irá ajudar o governo em sacrifício de toda a população.

Quanto a nós aportadores, o que esperar? Desde o fim de 2014 até aqui vimos o nosso dinheiro, convertido para dólar, perder quase 50% do valor. Sofremos com a queda infinita da bolsa e da inflação (manipulada) de + de 10%. Os salários da maioria estão congelados ou reajustados abaixo da inflação. Com o governo populista irresponsável não podemos descartar riscos de confisco caso a situação piore ainda mais.

Nós aportadores temos que fazer o possível para proteger o patrimônio do desastre que ainda está por vir com o governo Dilma. As recomendações que eu vi essa semana coletando informações:


  • Comprar moeda forte (dólar)
  • Adquirir terrenos e imóveis
  • Ações de empresas cuja receita maior seja em dólar

Minha estratégia vai ser mais focada em dólar e bitcoin e vou procurar entender melhor sobre mercado imobiliário além dos FIIs. Bitcoin pela facilidade e pela vantagem de fugir do sistema financeiro normal (patrimônio fora das garras do fisco), e dólar pela força da moeda.
É muito triste ver que nosso esforço de aportar e cuidar da própria vida vai sendo destruído por um governo corrupto e ilegítimo. Triste também reconhecer que o brasileiro é um povo muito passivo, adulador do Estado supremo, buscando sempre o político messias que vai salvar a pátria, entre figuras caricatas que nada representam de concreto como um sinal de melhoria do desastre que vem sido conduzido. Ainda existem pessoas que acreditam que a solução da crise virá de tributar ainda mais os ricos. Pessoas estúpidas que nada entendem de economia.

Vamos redobrar nossa atenção para o caos que está por vir. E quem achar que é uma luta justa, compareça no protesto de 13 de Março.

Abraços!