quinta-feira, 9 de junho de 2016

Um exemplo simples do custo do Estado

O Brasil é inacreditável! Vejam a matéria abaixo:



Resumo da história: os moradores de uma cidade do Rio de Janeiro imploravam para que a prefeitura construísse uma simples ponte que ligava um lado do outro de um rio, para que a população não precisasse andar 2 km pra conseguir dar a volta completa. 20 anos de espera, muitas desculpas, um orçamento pela prefeitura de 2 milhões de reais e burocratas vagabundos dizendo que não haviam recursos públicos para tal.

Os moradores se mobilizaram e construíram a ponte eles mesmos, por um custo de 5 mil reais. O povo mesmo construiu nos finais de semana, o que teria levado 8 dias corridos de trabalho.

A prefeitura alega que a obra foi construída por esse preço por não terem sido feitos laudos técnicos e estudos necessários. Vejam o vídeo e avaliem se o trabalho da prefeitura com os 2 milhões de reais teria sido tecnicamente superior a ponto de justificar o preço.

R$ 2 milhões => R$ 5 mil e boa vontade.

Pensem agora nos bilhões destinados à educação e saúde e imaginem em que bolsos eles estão.

„(...)"Existem apenas quatro maneiras de você poder gastar seu dinheiro. Você pode gastá-lo com você mesmo. Quando você faz isso, e você pode realmente ver o que está fazendo com ele, você tenta usá-lo da melhor forma possível. Mas você pode gastar seu dinheiro com outra pessoa. Por exemplo, eu compro um presente de aniversário para alguém. Bem, eu não estou preocupado com a eficácia satisfatória do presente, mas estou atento quanto ao seu custo. Então, eu posso gastar o dinheiro alheio comigo mesmo. E se eu gasto o dinheiro alheio comigo mesmo, então eu tenho certeza de que terei um bom almoço! Finalmente, eu posso gastar o dinheiro de alguém com outro alguém. E se eu gasto o dinheiro de alguém com outro alguém, eu não me importo com o custo e não me importo com o que conseguirei satisfazer. E isso é o governo. E isso é cerca de 40% do PIB.“
– Milton Friedman

2 comentários:

  1. Esta semana li que a empresa mais lixo do brasil, os correios, está operando no vermelho, quebrada. O estado é um sistema de lavagem de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que a Igreja chama de princípio da subsidiariedade, ou seja, "se está perto de você e você pode fazer, faça!"

    ResponderExcluir