terça-feira, 8 de dezembro de 2015

[Bitcoins] Parte 3 - Conversão de moeda e cartão de crédito pré-pago

Olá aportadores,


Segue mais um da série de posts sobre Bitcoin.
Links para a parte 1 e 2:


[Bitcoins] Parte 1: Um novo modelo de moeda


[Bitcoins] Parte 2: Criando a carteira e transformando Real em Bitcoin


Vamos recapitular alguns conceitos básicos:
  • Bitcoin é uma moeda completamente digital e descentralizada, não regulada por nenhum banco central;
  • Bitcoin é uma moeda intrinsicamente deflacionária, ao contrário de todas as outras moedas do mundo. A quantidade a ser minerada é limitada e posteriormente ela será infinitamente divisível;
  • Você cria carteiras gratuitamente;
  • Você movimenta Bitcoins entre carteiras livremente; existe uma taxa muito pequena de "comissão" para os agentes da rede que validam a sua transação
  • Você adquire Bitcoins através de corretoras, em um funcionamento bem parecido com a compra e venda de ações;
  • Atualmente são poucos os estabelecimentos que aceitam Bitcoins.
Bom, se o Bitcoin por si só ainda não tem muita utilidade, porque eu o usaria?

Uma das melhores utilidades que eu enxergo para o Bitcoin hoje é como ferramenta de conversão de moeda. A partir do momento que você adquiriu Bitcoins, é muito fácil converter seu saldo Bitcoin para qualquer outro tipo de moeda, ou até mesmo para Ouro ou Prata. 

Conversão monetária

Existe vários serviços que funcionam como ferramenta de conversão monetária. Vou apresentar um deles aqui, o Coinapult. Outros similares são Uphold e Advcash.

O funcionamento básico é o seguinte: você transfere Bitcoins para a Coinapult, que serve como carteira digital, e a partir do site deles pode vender os Bitcoins e convertê-los para: Dólar Americano, Euro, Libra Esterlina, Ouro ou Prata. Um recurso interessante para lojistas e vendedores que querem aceitar Bitcoin mas temem a oscilação constante da moeda é a chamada carteira Auto-sell, onde ao receber Bitcoins nesse endereço de auto-sell, o saldo recebido é automaticamente convertido para uma das moedas mencionadas, evitando assim os riscos da flutuação constante.

Abrir a conta é bem simples, basta ir em Sign-up e preencher o formulário. Coloque um e-mail válido, pois o site irá enviar um link de confirmação.

Depois de criar a conta você já fica apto a receber Bitcoins na plataforma.


Se você enviar Bitcoins para a carteira informada, você pode vendê-los através do botão Convert e selecionar pra qual moeda você deseja converter. A calculadora pode te ajudar a saber com antecedência qual será o valor obtido.




Quando quiser converter de volta para usar os Bitcoins ou transferir para uma carteira mais segura, faça o processo reverso (Buy) e depois clique na carteira no menu superior para enviar os Bitcoins para outro lugar. Você pode conferir taxas e criar os endereços de auto-sell mencionados no menu de transactions.

Em https://coinapult.com/price você confere quais são as taxas cobradas pela plataforma para conversão de cada moeda.


OBS: não considero o Coinapult um site muito seguro para deixar o saldo lá. Coloquei ele aqui para fins didáticos. O Advcash e o Uphold possuem cadastros mais seguros, com verificação de identidade e maior segurança para esse tipo de transação. O Uphold permite conversão para muitas outras moedas também, mas ainda não o testei. Pelo Advcash você também consegue transformar em Dólar, Euro e outras, só não tem o Auto-sell.

Usar o Bitcoin como ferramenta de proteção cambial te permite:
  • Planejar uma viagem com mais facilidade. Você pode desde já começar a guardar uma parte do dinheiro em dólar (ou moeda X) através de uma dessas ferramentas e se proteger caso uma nova disparada da moeda aconteça.
  • Evitar a cotação do dólar das casas de câmbio, geralmente bastante superiores ao dólar comercial.
  • Evitar as tarifas dos bancos para conversão de moeda.

Cartão de Crédito Pré-pago em Bitcoins

Aqui pra mim é onde o Bitcoin brilha, ainda mais para nós brasileiros, um país de moeda fraca e impostos altos.
Existem serviços onde você pode adquirir um cartão de crédito com a moeda de sua preferência, com um saldo pré-pago. O melhor é o Advcash e ele funciona assim:


  • Você pode escolher entre ter um cartão puramente virtual ou um cartão físico. O cartão virtual você utiliza para fazer compras online apenas. O cartão físico é um cartão de crédito comum que chega na sua casa em no máximo duas semanas.
  • Você envia Bitcoins para sua conta Advcash e converte seu saldo para a moeda desejada.
  • Você usa o seu saldo para dar carga em um dos seus cartões de crédito.
  • Pode usar o cartão a vontade em qualquer lugar sem pagar IOF ou outras taxas locais!
  • Você pode inclusive utilizar seu cartão para compras em Real! O cartão converte automaticamente pelo câmbio normal, sem taxas ou surpresas.



Vejam todas as possibilidades que esse tipo de cartão oferece:

  • Fazer compras em dólar ou qualquer outra moeda sem IOF
  • Planejar uma viagem para fora do país adquirindo dólares em momentos de cotação baixa, sem casa de câmbio, sem taxas abusivas, sem surpresas, mantendo seu saldo em dólar pronto para ser usado a qualquer momento
  • Trocar a moeda local por uma moeda mais forte e utilizá-la nos gastos do dia-a-dia
  • Cartão pré-pago, permite controle total de gastos, dá até pra dar de presente pra alguém, controlar os gastos da família/filhos, etc
  • Viajar levando pouco dinheiro em espécie e utilizar o Bitcoin como ferramenta para converter seus reais em moeda X a qualquer momento de qualquer lugar do mundo da forma mais barata possível
Dessa maneira o Bitcoin se torna uma ferramenta de conversão de moeda prática, simples e MUITO MAIS BARATA que qualquer outra alternativa hoje.
A moeda digital oferece uma tecnologia disruptiva para alterar completamente o setor bancário no mundo todo, assim como os governos e seu monopólio de controle de moeda.

Por enquanto a série termina aqui, mas podemos ter novidades mais pra frente.

Espero que tenham gostado e que criem suas carteiras e cartões de crédito Bitcoin para utilizarem tudo que a tecnologia oferece.

Abraços!




9 comentários:

  1. NerdInvestidor,
    Muito massa esse negócio de bitcoins... vou pesquisar mais sobre o assunto. Eu to começando com sites PTC.. conhece?alguma dica?
    Se puder, dá uma passada lá no meu blog: http://oinvestidorquebrado.blogspot.com.br/
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço não, vou pesquisar!
      Abraço!

      Excluir
    2. Eu vi que tem uns sites estilos esses de PTC que pagam em bitcoins. É uma miséria, mas parece que paga. Nunca tentei não, se algum dos dois souber.
      Nerd, muito bom esse tutorial de bitcoins. Até

      Excluir
  2. Olá, é possível fazer uma compra com o cartão do advcash em site brasileiros? por que ele usa apenas dólar e euro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você pode usar o cartão e ele converte pra sua moeda local. Mas tem uma pequena taxa que eu não me recordo agora.

      Excluir
  3. Você conhece algum cartão que não seja emitido no Reino Unido (ou vinculado à Inglaterra?)
    Não consegui usar o AdvCash com minha conta no Paypal por ele ser emitido em Gibraltar...

    Antes eu usava o cartão Neteller no Paypal (preciso deste), mas mês passado este serviço foi descontinuado no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Olá nerd, pode me tirar uma dúvida? Me interesso por fugir da cotação do dólar turismo, transacionando com a cotação do dólar comercial. Utilizando seu tutorial quais tipos de dólar são feitos os trades?

    ResponderExcluir