sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fechamento do mês fev/2014

E aí nação aportadora,


O post vai ser rápido pois estou sem muitas novidades... nesse mês seguindo minha lenta estratégia, continuo fortemente alocado em renda fixa e finalmente voltei as compras com BBAS3. Comprei alguns lotes, parte bem pequena da minha carteira total. A idéia é cada mês comprar uma ação diferente até o final do ano, se tudo continuar do mesmo jeito (cenário econômico brasileiro).



Resultados do mês

O aporte foi de R$ 3200, um pouco abaixo do esperado porém bastante positivo.
A rentabilidade total do mês, contando com o aporte, foi de 1,98%. A rentabilidade sem aporte foi de 0,85%, influenciada pela considerável valorização que tive com BBAS3 no fechamento desse mês.
O Tesouro totalmente pré-fixado, com base nos valores calculados até a data de vencimento, vai me render constantes 0,795% por bastante tempo, e é o que mais pesa na carteira de investimentos atual. Conforme os meses forem passando o peso da renda variável tende a aumentar progressivamente.

A evolução anual do meu patrimônio até o momento é de 3,45%.

Percentuais:

22,26% CDBs e LCIs
59,24% Tesouro Direto Pré-fixado
16,29% Poupança
2,22% Ações

Vida pessoal

Tá andando razoavelmente bem, voltei a estudar inglês, conheci pessoas novas, nada de sexo ainda, mas não estou desesperado. Focar no desenvolvimento pessoal é muito bom e por enquanto quero mais é poder ter a liberdade de fazer o que quiser, mesmo que eu opte por não fazer nada :)
Indo agora viajar pro litoral norte, beber e dar risada no carnaval, porque viver nesse país de merda, só rindo mesmo, depois de toda essa palhaçada do STF no mensalão, da Dilma envergonhando o Brasil com seus discursos ridículos, da galera doida dos direitos dos manos... enfim... deixa pra lá.

Tears for Fears - Everybody Wants to Rule the World


Abraços!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Economia em segundo plano

Fala galera,


O que podemos esperar para 2014 para a bolsa brasileira? Na minha humilde opinião, nada. Estamos em um ano bastante crítico envolvendo a nossa política, e a realidade do país hoje é que a nossa bolsa possui atrelado a ela um peso político GIGANTESCO. As pessoas não estão mais comprando a ação de uma ou outra empresa. Elas precisam comprar ações de empresas que irão SOFRER MENOS em um cenário horroroso como o nosso.

A maioria de nós blogueiros de finanças nos inspiramos em livros de grandes gurus de investimentos como Benjamin Graham, Warren Buffett, Peter Lynch e outras figuras relevantes como Robert Kiyosaki, Jesse Livermore, Max Gunther. Mas temos que incluir uma preciosa variável nesse mar de variáveis que usamos para nossos investimentos: o peso do Estado na economia. Variável que para esses autores é bem pequena já que vivem em países onde a liberdade econômica é muito superior.

Últimos 3 anos de Ibovespa

O governo do PT é uma máquina destruidora de valor por onde passa. A Petrobras está destruída, virou uma arma de controle inflacionário. As elétricas tomaram um golpe gigantesco com a MP 579, os bancos sofreram bastante com a loucura de juros e crédito do governo Dilma. O clima de instabilidade e insegurança para os investidores é muito pesado, pois amanhã o Mantega pode aparecer com alguma outra idéia mirabolante intervencionista e um setor inteiro vai ralo abaixo. Para esse ano, temos a copa, uma descarga de dinheiro público para a mão das empreiteiras dos amigos do rei. A copa do mundo do Brasil virou o símbolo perfeito da incompetência, falta de vergonha na cara e absurdo que é a política brasileira. Basicamente nenhuma obra de infra-estrutura que foi alardeada durante sete anos foi realizada; continuamos com uma estrutura ridiculamente capenga para abrigar qualquer tipo de evento, que dirá um desse porte.

Nossa estabilidade econômica foi pra segundo plano para atender os interesses eleitoreiros do partido, que incha cada vez mais o Estado, sufoca nossos empreendedores, cria novos problemas e novos impostos, desvaloriza o nosso dinheiro, sem nenhum respeito ao povo, tudo para se perpetuar no poder por mais 4 anos e continuar com seus planos cada vez mais suspeitos para o Brasil.

Particularmente adotei uma postura mega-defensiva para esse ano, esperando os desdobramentos políticos que podem acontecer até outubro. Acho difícil a chance de uma oposição ganhar por um único motivo: Brasil é um país de pura esquerda, não existe nenhum político de peso relevante para trazer a economia para um rumo mais favorável. Só nos resta esperar por um milagre quase impossível de acontecer. Enquanto isso, o Tesouro Direto continua pagando muito bem. Nada melhor do que o Tesouro para mostrar o real preço que deve ser cobrado por tanta incompetência.


Abraços!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Introversão e vida social

Fala galera,


Queria compartilhar um pouco dos meus pensamentos sobre o estilo de vida de cada um.
Como o blog já diz, tenho um perfil nerd (que já deixou de ser tão nerd nos últimos anos), e sempre fui uma pessoa muito introvertida. Tenho também problemas com timidez, hoje em grau bem menor, mas a introversão sempre foi uma constante na minha vida.

O mundo é um lugar bem hostil para os introvertidos. Somos diariamente bombardeados com redes sociais repletas de fotinhos de churrascos animados, de festas, de baladas, de rolês cheios de gente. Pessoas estão sempre alardeando os novos bares que conhecem, planejando festões de aniversário, combinando viagens e viagens... e a pessoa mais introvertida acaba se sentindo o estranho no ninho. A diferença principal do extrovertido para o introvertido é que o primeiro recarrega sua energia com o contato social, ou seja, quanto mais tempo ele ficar sem contato com outras pessoas (conhecidas ou novas), mais enfraquecido ele se torna; o introvertido é o completo oposto: lugares lotados, muita interação, acabam por deixá-lo desconfortável e demanda um isolamento particular para se sentir melhor.



Graças a isso a minha adolescência foi bem conturbada, uma sensação gigante de isolamento, de não pertencer exatamente ao mundo real, de ser um alienígena bizarro, enfim, foi uma merda. Comecei a namorar lá pros 17-18 e desde aquele período fiquei em relacionamentos estáveis e duradouros... até recentemente, quando encerrei um namoro de anos, conforme já comentei no blog. O fato é que fazia muito tempo que eu não ficava realmente sozinho e agora eu estou meio que me "reconectando" a minha vida particular. E percebo que não sinto falta alguma dessa vida de festas, baladas e etc. que todos parecem buscar o tempo todo. Em alguns momentos sinto a necessidade de encontrar alguns amigos (amigos de verdade que tenho são pouquíssimos), mas aquele questionamento adolescente de me forçar a ir pra baladinhas e festas contra minha vontade se foi de vez.

Acredito que boa parte do pessoal dos blogs de finanças possuam um perfil parecido, pelo que já li de cada um. Eu prezo muito pela independência, e por causa disso sinto cada vez menos a necessidade de outras pessoas para preencherem as lacunas na minha vida. Por exemplo, tenho basicamente três amigos muito próximos e eles já me bastam para os rolês de final de semana. Porém eles não possuem uma condição financeira boa como a minha (insisto sempre em falar de educação financeira mas tem gente que não possui esse "dom"), o que atrapalha nos momentos que eu tô de saco cheio e quero pegar um final de semana pra viajar. Tenho relações muito boas com outras pessoas, mas acabo mantendo uma certa distância pessoal para evitar que invadam o meu "espaço". Me reaproximei de antigas amizades femininas (namorar o tempo todo acaba te afastando) e comecei a conhecer outras, mas ainda não tenho a menor disposição pra iniciar qualquer tipo de relacionamento mais íntimo no momento. Então tem momentos que o tédio bate e eu volto a me sentir bastante isolado socialmente.

Uma coisa que me ajudou bastante pra entender melhor o meu próprio jeito foi o teste de Myers-Biggs. Pra quem não conhece, é um teste famoso que encaixa a pessoa em dezesseis tipos de quadrantes diferentes de personalidade. É possível fazer o teste por esse site: http://www.16personalities.com/ (em inglês). Meu resultado foi INTJ, dito como uma das personalidades mais introvertidas e independentes de todas, o que me aliviou em entender que não sou tanto um alienígena como eu imaginava e que existem várias pessoas como eu no mundo. Recomendo que todos façam o teste, vale muito a pena.



Deixo algumas questões para os leitores introvertidos: o que vocês procuram fazer quando bate a necessidade de socializar e sair do ninho? Procuram lugares cheios ou vazios? Baladas ajudam? Conseguem manter muitas amizades ou o círculo de amigos próximos também é bem pequeno?

Abraços!

Alice in Chains - Scalpel

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O esquerdista super-herói

É evidente que a esquerda é bastante sedutora. Afinal, ela oferece ao jovem inocente tudo aquilo que ele deseja no alto de seus hormônios descontrolados: vilões terríveis (o capitalismo, a elite, a burguesia, a ganância, a revista Veja), os fracos, indefesos e oprimidos (os pobres, os favelados, os gays, os negros, as mulheres, os trabalhadores), os heróis inspiradores (Che Guevara, Stálin, Hugo Chávez, Obama) e um ideal romântico utópico (a igualdade absoluta, o fim da pobreza, a revanche contra os poderosos).



Através desse discurso lindo eles atraem a juventude já distante da vida intelectual e passam a proliferar seus ideais. O jovem não vai querer saber da realidade, pois ela geralmente é bastante chata: se você quer ter dinheiro, precisa trabalhar muito. Se você é ofendido, precisa aprender a lidar com isso, se tornar forte e revidar. Se um bandido te assalta, come sua irmã e mata sua mãe, ele não é uma vítima de uma sociedade opressora, e sim um indivíduo desgraçado que merece ser brutalmente punido, isolado da sociedade ou até mesmo morrer.



Ler e estudar algum assunto à fundo também dá muito trabalho. São muitos livros, muitas opiniões, muitas informações. O mais fácil mesmo é receber uma visão já digerida por algum blog. De preferência, não um blog de algum cara engomadinho, de terno, defensor dessa realidade opressora capitalista. Mais fácil buscar alguém parecido. Que se vista diferente, que tenha as mesmas idéias, que enxergue todo o mal que esses americanos causam no mundo. Ok, falam mal deles do alto de seus iPhones, mas não tem problema, pois eles são instrumentos para propagação a revolução.




Apesar de morarem em apartamentos bons em bairros nobres, eles sabem exatamente o que o favelado procura: a igualdade total, o fim da burguesia, o fim da classe média nojenta. Eles são da classe média também, mas como eles possuem esse pensamento superior, então eles se elevam a um novo nível social, onde eles são inatingíveis, pois eles enxergam o mundo da forma correta, revolucionária, superior a todos os outros humanos.



O ativismo principal é compartilhar textos longos na internet defendendo o estado democrático de direito. Aí entram os popstars super-heróicos inspiradores, como o Sakamoto, o PC Siqueira, as páginas dos anarquistas, Black Blocks, blogueiros chapa-branca. Claro, todos os textos devem ser direcionados para assuntos contraditórios que chamam atenção. Não se dá atenção para o jornalista morto por uma bomba na cara de um dos companheiros, isso foi um acidente de percurso, uma fatalidade em nome de conquistar uma revolução, um ideal. Mas quando a polícia bate em alguém ou a classe média culpada por ostentar luxos resolve atacar um bandido negro, ela deve ser punida e massacrada nas redes sociais.



O problema é quando essa minoria não age de acordo com os interesses da revolução. É revoltante quando a maioria das pessoas das favelas ainda procuram um emprego, um trabalho, vão pra igreja e tentam levar uma vida honesta, ao invés de se erguerem contra a burguesia opressora. Que droga. Mas tudo bem, eles estão ai para serem doutrinados, afinal, os jovens super-heróis sabem exatamente o que é melhor para o povo todo, de forma generalizada, pois na revolução não existe o conceito do indivíduo, somente do coletivo. Devemos agir como formigas pelo bem da colônia. Pensamentos individuais são reacionários, tiranos, nefastos.



E os super-heróis lutam por essa mudança sabendo que serão recompensados quando a sociedade atingir o nirvana utópico da igualdade total, numa sociedade sem essa tal de burguesia que é o mal de tudo. Uma sociedade onde o Estado possui o controle absoluto sobre nossas vidas, sobre o que iremos fazer, o que iremos consumir, onde iremos morar, como iremos tocar nossas vidas. O benevolente Estado, onipotente, um cérebro universal acima do bem e do mal que irá acolher a todos de forma paternal, tirando do indivíduo qualquer tipo de responsabilidade sobre as próprias ações. O sonho de todos os super-heróis.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Área de TI (desenvolvimento)

Boa noite guerreiros aportadores,


Como sugestão do Pai Portuga Pai Pobre, vou tentar dar umas dicas sobre a área de TI. Como já trabalho na área desde os 17 anos, posso passar algumas dicas importantes pra quem quer seguir carreira na área.
Como eu atuo na área de desenvolvimento, irei passar as dicas mais específicas para esse ramo.



Aptidão

Antes de tudo, verifique se você é bom em lógica de programação. Lógica de programação não tem nada a ver com matemática avançada e sim em conseguir dividir um problema em pedaços bem estruturados e posteriormente em sistemas funcionais e fáceis de manter.

Muitas pessoas ingressam na área sem saber esse detalhe e acabam detestando a área de programação. Em turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 40 alunos devem ter uns 2 que programam muito bem, uns 8 medíocres e o resto ocupa espaço. Você gosta de estudar código por conta própria? Já pensou em programar um jogo ou algo desafiador? Gosta de abstrair sistemas complexos?

Eu sou meio chato pra essas coisas, procuro trabalhar com pessoas que realmente gostem do que fazem e tenham a mente aberta. Nessa área por mais que você estude você acaba encontrando pessoas que estão anos-luz a sua frente em termos de conhecimento. Seja sempre humilde e disposto a aprender. Não crie raízes em pensamentos e idéias apresentadas na faculdade, você provavelmente vai descobrir uma hora ou outra que muito do que foi lhe ensinado já está obsoleto hoje.

Estudo

O diploma é essencial na hora de recrutar, mas o diferencial mesmo fica por conta de cursos, certificações e projetos que você já tenha trabalhado. Não adianta ter uma graduação numa faculdade cara, na hora de contratar o cara vai ver se você se mantém atualizado, se você conhece as linguagens mais atuais, se a descrição dos seus projetos anteriores mostra que você é um cara que vai além do feijão-com-arroz aprendido na escola. Para ter esse diferencial, você precisa estar sempre se atualizando e lendo sobre o assunto. Encontre blogs de nomes fortes na linguagem que você mais gosta (a maioria em inglês) e crie um feed para sempre ir acompanhando. Busque assuntos mais complexos que sua área de conhecimento atual, isso vai fazer você aprender muito mais rápido.

Se não pretende prestar algum tipo de concurso e seguir sempre na área privada, uma graduação como tecnólogo é o suficiente. Eu diria pra você deixar a pós-graduação de lado no começo e se focar em cursos específicos de curta duração. Valerá mais a pena financeiramente. Cursos de pós-graduação mais técnicos são muito caros e os mais focados em administração serão mais aproveitados quando você tiver mais idade e já ter vivenciado um bom tempo na carreira.

Procure também ler muitos livros técnicos focados naquilo que você almeja. Gosto bastante da área de arquitetura de software portanto procuro sempre me atualizar com relação a boas práticas de design, testes automatizados, gerenciamento do ciclo de vida do software e etc.

Existem excelentes cursos online, recomendo o site da Pluralsight, você paga uma mensalidade anual e tem acesso a um vasto acervo de vídeo-aulas excelentes.

Linguagens e ambiente

Cuidado com o que você aceita trabalhar. Algumas empresas pagam bem mas em troca você precisa trabalhar com linguagens ultrapassadas, mexer em sistemas legados e lidar com ambientes bastante caóticos em problemáticos. Fuja de VB, Delphi, Cobol e outras arcaicas. Arranque tudo que puder na hora da entrevista, pergunte com quais linguagens a empresa atua, como eles lidam com o controle de versão, se a empresa adota um modelo mais ágil ou separa em muitos níveis as áreas de análise, desenvolvimento e testes.

Isso vai de cada um: eu prefiro trabalhar em empresas com equipes mais enxutas, ter mais autonomia, não precisar pedir permissão para N pessoas para conseguir ter acesso a algum servidor e etc. Algumas pessoas não se adaptam a esse modelo, preferem uma hierarquia padrão, cada um no seu quadrado. Alinhar isso antes de efetivar a contratação é essencial.

Não vale a pena trabalhar com linguagem e sistema lixo só pelo salário. Construa um currículo interessante, com projetos mais novos, onde você consiga aproveitar as oportunidades para explorar novas tecnologias e ampliar sua base de conhecimento. Nada mais broxante do que pegar um currículo e ver que o cara ficou 4 anos trabalhando com VB 6. Isso demonstra preguiça e comodismo.

Salário

A área de desenvolvimento paga relativamente bem, principalmente para pessoas que estão começando. Como consequência muitas empresas tentam burlar a CLT padrão e oferecer formas de contratação paralelas. Algumas são mais honestas e oferecem PJ com horas abertas (sem banco de horas, você recebe diretamente pelas horas trabalhadas), outras são malandrinhas e tentam te empurrar os famosos "CLTs meia-boca". Geralmente consistem em CLTs incompletos, onde você recebe um pequeno percentual em carteira, tendo uma semi-estabilidade do CLT e o resto "por fora". Algumas empresas pagam esse "por fora" diretamente na sua conta e tentam declarar como auxílio-alguma-coisa, outras mais sacanas inventam uns negócios mirabolantes tipo um vale-refeição de mais de mil reais. Aí você se ferra a não ser que você goste muito de comer. Eu sempre opto ou por CLT completo ou PJ hora aberta, porque são as formas mais honestas de lidar com o funcionário. Se optar por PJ verifique se a sua empresa aceita uma empresa optante pelo Simples Nacional. Com essa modalidade você paga 6% de imposto sobre o valor da nota mensal, ao invés de 13%.

Quer ser PJ? O aporte mensal será vital para sua segurança financeira. O que tem de gente que consegue gastar todo o salário e se atola em dívidas quando a empresa dá um pé na bunda não é brincadeira. Eu particularmente gosto de ser PJ, me dá mais autonomia, o governo rouba menos do meu dinheiro, eu mesmo monto o meu FGTS a juros bem maiores. Tente negociar antecipadamente a questão das férias com seu empregador, empresas decentes oferecem pelo menos uma ou duas semanas de férias remuneradas. As que não fazem isso geralmente são empresas grandes que estão cagando pra rotatividade de funcionários, geralmente não são os melhores lugares para se trabalhar.



Você vai encontrar de tudo por aí. Tem empresa que paga hora aberta, você faz 10 horas por dia, sendo que metade do dia só coçando, esperando alguma atividade ou a boa vontade de alguém de outro setor te dar algum acesso ou resolver alguma coisa que te bloqueia. Aproveite essas oportunidades para fazer dinheiro mas seja rápido porque o tédio e o estresse de não conseguir desenvolver nenhuma atividade em tempo hábil acaba com a sanidade, a não ser que você seja bem preguiçoso. Tem empresa espertalhona que metade da equipe é composta de estagiários e o chefe do departamento de tempos em tempos procura algum otário salvador da pátria pra corrigir a bola de neve de cagadas. Aí esse otário percebe que caiu numa furada, se cansa logo e todos ficam a ver navios, mas o chefe nunca percebe que o barato sai caro. Tem grandes empresas e consultorias cujo objetivo é encher o rabo de dinheiro e tratar os funcionários feito merda.

Se você for um cara realmente competente é uma excelente área para se trabalhar. Empregos nunca faltam e você muitas vezes pode se dar ao luxo de escolher a melhor vaga. Se você for um bom aportador você também pode se dar ao luxo de mandar o seu patrão à merda a qualquer momento e partir pra outra.

Abraços!